03 jun

LIVE vai trazer reflexos da inflação no setor

Na quarta-feira, 8 de junho, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, participa de um LIVE com o jornalista Iuri Godinho, realizada pela D&D. O bate papo poderá ser acompanhado pelo Instagram da Agos @agos_goias a partir das 18h. O momento vai ser oportuno para apresentar uma série de informações do setor, como composição, acomodação, escalada e oscilação de preços dos produtos oferecidos pelos supermercadistas; o atual cenário econômico e a inflação; reflexo da variação das commodities no mercado mundial e a taxa de câmbio; baixa oferta de produtos hortifrutigranjeiros devido a migração dos agricultores; os impactos dos impostos nos preços de alimentos. O canal estará aberto também para participações com perguntas. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
02 jun

Supermercados reveem estratégias e varejo se adapta ao bolso do cliente

Neste primeiro semestre, clientes transformaram seus hábitos para abastecer o lar seja na loja física ou no comércio eletrônico No ambiente de inflação elevada, a alta dos preços deixou de ser um tema relevante apenas para as famílias com menor rendimento. Os reajustes estão hoje na pauta de todas as camadas da população brasileira e vêm provocando mudança de hábitos na hora das compras, desde o dia das compras até o formato de loja. A transformação na maneira de abastecer o lar tem impactado as estratégias comerciais de redes de supermercados, que correm para se adaptar. Segundo estudo realizado pela Fronte Pesquisa na primeira quinzena de maio, já são 93% dos brasileiros que percebem os produtos mais caros nas lojas e no e-commerce. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Broadcast, mostram que as adaptações ao novo contexto foram feitas por 89% das pessoas e em todas as camadas sociais: 73% das pessoas de classe mais alta mudaram algum costume na hora de encher o carrinho de compras. No recorte de renda média alta, foram 76%; enquanto entre os de…[+]
02 jun

Atacarejos e supermercados voltam a ter fluxo de consumidores semelhante a pré-pandemia

Houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado, cerca de 9% de crescimento, apontou estudo O início da pandemia e o avanço de um cenário cheio de restrições causou impactos nos hábitos de compras das pessoas, especialmente em supermercados e atacarejos. As compras passaram a ser feitas com menos frequência, mas com volume maior de itens. Hoje, dois anos após o começo da pandemia e com o avanço da vacinação, os hábitos estão sendo retomados. Em estudo realizado pela Radar Scanntech Brasil foi revelado que no mês de abril o fluxo de consumidores em supermercados e atacerejos regionais voltou ao cenário pré-pandemia. Assim como o fluxo, o tamanho das compras realizadas também é semelhante ao período. De acordo com informações analisadas pelo Radar, houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado, cerca de 9% de crescimento. Além disso, os dados apontam para uma estabilização na retração em unidades por ticket, com -10,3%. “Se…[+]
02 jun

Excelência na loja física impulsiona supermercados no mundo digital

Estudo aponta forte correlação entre o bom desempenho dos supermercados no varejo físico e sua performance digital Os supermercados com melhor desempenho nas vendas em lojas físicas tendem a ser os melhores no mundo digital. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela consultoria americana Brick Meets Click com 950 lojas de 45 bandeiras de supermercados. Segundo o levantamento eGrocery Performance Benchmarking 2021 Wave, os supermercados físicos que ficam entre os 25% melhores em desempenho vendem em média US$ 43.895 por semana no online, 6,3 vezes mais que a mediana das demais lojas (US$ 6.934). Os varejistas no segundo quartil de desempenho tiveram uma média de vendas semanal de US$ 15.620, número que cai para US$ 6.663 no terceiro quartil e apenas US$ 2.092 entre as 25% piores empresas. O estudo mostra que o desempenho muito mais forte das melhores supermercadistas decorre de um valor médio de pedido (AOV, na sigla em inglês) 46% maior: US$ 126 por pedido, contra US$ 86 nas empresas de pior performance. Uma das razões para o…[+]
02 jun

Contribuintes do Simples com dívidas do ICMS têm até sexta (3) para aderir ao RELP

As micro e pequenas empresas que possuem Débitos Declarados do Simples Nacional (DDSN) podem negociar dívidas declaradas e não pagas com redução de até 90% nas multas e juros, e parcelar em até 180 vezes O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, aderiu ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp). Os contribuintes com dívidas de ICMS no Simples Nacional, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI), podem regularizar a situação até 3 de junho (sexta-feira) de 2022, pois o prazo foi prorrogado. “Preparamos nosso sistema para negociar débitos do Simples Nacional exclusivamente de ICMS, não alcançando os impostos referentes aos municípios e à União. O contribuinte pode aproveitar essa oportunidade direto pelo site da Economia”, explicou o Superintendente de Recuperação de Créditos (SRC), Mário Mattos Bacelar. O programa permite o pagamento de uma entrada da dívida de ICMS, e o parcelamento do restante em até 180 vezes. De acordo com o gerente de Processos e Cobranças da SRC, Reginaldo Gonçalves, a redução é de…[+]
02 jun

Ainda em Anápolis, Agos faz visita a conselheiro

Aproveitando sua passagem por Anápolis, no dia 1º de junho, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, fez uma visita de cortesia ao conselheiro e associado Givaldo Ribeiro Batista Júnior, do Supermercado Floresta. Além de ouvir os anseios do segmento em Anápolis e pontuar as ações realizadas pela Agos, Gilberto e Givaldo conversaram sobre diversos pontos da 19ª edição da SuperAgos, que deve acontecer de 13 a 15 de setembro de 2022. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
02 jun

Agos visita Sotrigo Alimentos, em Anápolis

O mês de junho começou com uma visita aos parceiros de Anápolis. Nesta quinta, 1º de junho, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, acompanhado do assessor de assuntos institucionais, Francisco Lopes Araújo, e da responsável pelo comercial, Clésida Espírito Santo, foram conhecer as instalações da Sotrigo Alimentos. Na ocasião, foram recebidos pelo proprietário Ricardo Moura, e o diretor comercial, Cristiano Batista da Silva. Além de trocarem informações sobre o setor, trataram também da realização da SuperAgos 2022, maior feira supermercadista do Centro-Oeste. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
01 jun

‘Reduflação’: conheça fenômeno que mascara alta inflação

Fabricantes reduzem volumes e quantidades dos produtos, mas não abaixam os preços Sabão que não é mais de 1 kg ou achocolatado em pó com menos de 400 gramas, tudo praticamente pelo mesmo preço. Ao mesmo tempo que as cestas de compras dos consumidores diminuem, alguns produtos também estão encolhendo. O fenômeno, conhecido como reduflação, não é novo, mas acelerou desde o último semestre de 2021 com a alta da inflação no Brasil. No ano passado, por exemplo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado como indicador oficial da inflação do país, fechou em 10,06%. Neste ano, o acumulado dos últimos 12 meses (até abril) já é de 12,13%. O economista e professor da SBS School, Ulysses Reis, explica que o fenômeno (conhecido como ‘shrinkflation’, em inglês) “se tornou uma forma de mascarar a inflação” a partir de 2019. No início do século XX, essa redução era utilizada como uma forma de se adequar aos perfis das famílias, que estavam diminuindo.Em vez de subir o preço do produto, as empresas estão usando…[+]