


Gestão eficiente ajuda o varejo a vender mais
Ficar atento aos processos internos e controle de gastos devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa O varejo é um dos setores da economia que vem crescendo ano após ano. Mesmo com a pandemia de Covid-19, o segmento conseguiu se adaptar, adotar soluções tecnológicas que fizeram com que as empresas automatizassem processos que antes eram feitos de forma arcaica e assim continuar lucrando. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo brasileiro tiveram um crescimento de 1,4% em 2021. Já de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo IBGE, no primeiro semestre de 2022, o comércio varejista teve alta de 1,4% nas vendas. Os segmentos de destaque estão livros, jornais, papelaria e revistas (18,4%); tecidos, vestuário e calçados (17,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos (8,4%). “Agora, para o segundo semestre, as perspectivas são muito positivas, visto que há algumas datas importantes, como Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que costumam atrair mais movimento para as lojas”, afirma Thiago Campaz, é CEO…[+]
Consumo aquecido de tilápia agrega valor aos mercados nacional e internacional
Pescado de cativeiro mais produzido no Brasil será um dos temas da Seafood Show Latin America que começa hoje em SP A exportação de pescado brasileiro seguiu em alta em agosto, quando foram registradas 37.643 toneladas de embarques de itens diversos de pescado. O número representa alta de 26,12% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. As informações são do Painel do Pescado. Em julho, a exportação de pescado do Brasil já havia ampliado 27,57% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, o salto foi de 29,7%. Para Ramon Amaral, proprietário da Brasfish Indústria e Comércio de Alimentos, de Santa Fé do Sul, no interior paulista, são inúmeras possibilidades. “O pescado é a quarta proteína consumida no Brasil e no mundo é a primeira. Tem muito campo, muita coisa a ser feita com relação à qualidade, a abertura de novas oportunidades com desenvolvimento de embalagem, de negócio”, analisa. Amaral, que participará do painel “Produção, comércio e perspectivas para os principais itens de pescado”, durante a…[+]
Nova data comemorativa deve trazer promoções únicas nos supermercados
O “Dia do Supermercado” ocorrerá anualmente no segundo sábado de novembro e contará com diversos descontos A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou a criação de uma nova data no varejo para oferecer descontos. Dessa forma, o evento que se chamará “Dia do Supermercado” ocorrerá anualmente no segundo sábado de novembro. Assim, a primeira edição já acontecerá no próximo dia 12. Reajuste no salário mínimo de Paulo Guedes pode prejudicar 70 milhões de pessoas De acordo com Márcio Milan, vice-Presidente Executivo Institucional e Administrativo da ABRAS, o intuito da associação é “reforçar que este dia será maior que o Black Friday”. Expectativa no consumidor “O objetivo é inserir no calendário anual de campanhas para o varejo e criar uma expectativa de compra no consumidor, semelhante ao que acontece com a Black Friday, e outras datas como o Natal. É ser uma data esperada, desejada e que aumente as vendas dos supermercados”, diz o comunicado da empresa. Ademais, na Convenção ABRAS 2022, a associação lançou uma enquete onde pergunta…[+]
Indústrias diversificam sabores dos panetones
De olho na criançada, cresce o número de empresas que agregam licenciamento de personagens aos seus produtos Segundo dados de uma pesquisa, a categoria de panettones ganhou mais compradores entre novembro de 2021 a janeiro de 2022, chegando a sete milhões de novos lares no período, numa comparação com o ano anterior. Um dos destaques neste cenário ficou para a tendência de utilizar o produto como presente nesta época do ano – as compras com esse objetivo, que antes somavam 19,7% dos panettones vendidos, aumentaram para 32,9% de acordo com o estudo. Sempre de acordo com as tendências do setor, a Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais e saudáveis, apresenta seu portfólio para o fim deste ano, com dez opções para todos os perfis e gostos, que reforçam o posicionamento da fabricante na categoria e contam com embalagens ideais para presentear. “Para este ano, temos variedade e qualidade, seguindo nosso posicionamento de oferecer versões saborosas e equilibradas para todos os brasileiros. O nosso leque de opções agrada a diversos tipos de consumidores, até…[+]
Carne e cesta básica lideram ‘sonhos de consumo’ para a Black Friday em supermercados
Consumo reprimido por conta de preços ainda elevados faz brasileiro querer aproveitar a data de promoções para recompor o estoque de produtos do dia a dia O brasileiro quer aproveitar a Black Friday deste ano, a tradicional megapromoção prevista para a última de sexta-feira de novembro, dia 25, para tirar o atraso das compras de carne e de itens da cesta básica, como arroz, feijão, óleo, leite, por exemplo, e recompor a despensa. Esses produtos, que tiveram forte alta de preços nos últimos 12 meses e, por conta disso, o consumo reprimido, apresentaram os maiores aumentos na intenção de compra no evento deste ano em relação ao de 2021, aponta pesquisa da consultoria Shopper Experience, feita a pedido da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Das sete categorias pesquisadas, a cesta básica, na média dos entrevistados de todas as classes de renda, foi a que teve o maior aumento na pretensão de compra deste ano, com alta de 23,4%, seguida pela carne (17%). Entre os consumidores de menor renda, o objetivo de comprar carne e itens da cesta básica…[+]
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,67% no ano, aponta ABRAS
Preço dos alimentos nos supermercados têm queda de 9,89%; cesta de alimentos básicos passa de R$ 362,84 para R$326,96; cesta AbrasMercado passa de R$ 757,97 para R$ 745,03 A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) anunciou nesta quinta-feira (13) o aumento acumulado no ano de 2,67% no Consumo nos Lares Brasileiros. A alta ainda é maior na comparação entre agosto e julho deste ano, com crescimento de 6,12%. Na comparação agosto de 2022 e o mesmo mês do ano passado, a alta é de 7,23%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Na conjuntura econômica, o crescimento das vagas de emprego formal, o aumento no valor dos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil e queda nos preços dos alimentos contribuíram para o crescimento do Consumo nos Lares”, afirma o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan. Alimentos mais baratos Outra boa notícia é a queda do preço dos alimentos nos supermercados. De acordo com a ABRAS, a baixa…[+]