Em Destaque · 10 janeiro 2023

Especialista mostra os melhores caminhos para que empresas do varejo possam se destacar este ano

O consumidor, de forma geral, está disposto a pagar mais para ter uma experiência de compra satisfatória, encantadora e, segundo uma pesquisa da PwC, 86% das pessoas que participaram desse estudo estão dispostas a pagar mais para receber uma ótima experiência. Nesse cenário, as pessoas que buscam o encantamento na hora de fazer uma compra estão dispostas a pagar até 18% a mais por algo que ofereça uma experiência diferenciada.

Além disso, a pesquisa feita pela multinacional de consultoria e auditoria mostra que o CX, sigla para experiência do cliente, tem influência nas compras por impulso já que 49% dos entrevistados disseram ter comprado algum item por conta de uma experiência personalizada. Para Leonardo Coelho, head de customer success e product manager do voicebot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel, para atrair e reter a atenção dos clientes é preciso ir muito além de boas ofertas.

Segundo Leonardo, toda a experiência deve ser marcante, precisa valorizar o cliente e sem problemas durante a jornada e, para isso, o especialista destaca cinco estratégias para melhorar a experiência do cliente em 2023.

1) Consonância entre os canais de venda
De acordo com o executivo, os preços nos pontos físicos e digitais não podem ter valores discrepantes porque muitos clientes preferem ir até a loja física comprar um produto depois de iniciar sua jornada online.

2) Praticidade de compra
No ambiente digital os usuários devem encontrar os produtos de forma simples e fácil em qualquer dispositivo. Para o head de customer success e product manager da Pontaltech, a praticidade de aquisição é um dos fatores mais favoráveis à uma boa experiência com a marca.

3) Entrega do produto
Receber as compras com agilidade é um dos aspectos principais e mais exigidos pelo consumidor atualmente e Leonardo afirma que muitos clientes preferem pagar mais para ter opções de entregas em tempo menor. Para os varejistas, a dica é se preparar para garantir que as compras sejam entregues dentro do tempo estimado.

4) Canais de mensageria
A mensageria significa a comunicação entre serviços internos ou externos de um sistema, como um carrinho abandonado onde a empresa varejista consegue enviar vouchers ou promoções personalizadas para conquistar o cliente. De acordo com Leonardo, existem diversas opções no mercado, mas o e-mail ainda é eficiente no varejo.

5) Agentes de voz
Hoje, os agentes virtuais de voz permitem ao varejista fazer ofertas de produtos personalizados para cada consumidor e, para Coelho, também podem solucionar dúvidas e demandas corriqueiras dos consumidores.

Fonte: SuperVarejo