


81% das empresas fazem vendas por WhatsApp
Aproveitando a oportunidade, startup comercializam recursos exclusivos em plataformas para ajudar empreendedores a vender nos canais digitais Interessada em estreitar o relacionamento com os pequenos empresários, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, firmou parcerias com startups de tecnologia que ajudam empresas a anunciarem, atenderem e venderem por meio dos canais digitais de comunicação. Com a parceria, as startup tornam-se provedora oficial do WhatsApp (em inglês, Business Solution Provider – BSP), podendo acessar diretamente as configurações da API do WhatsApp Business, versão recomendada às empresas que querem profissionalizar o atendimento on-line, adicionar um chatbot, integrar com outras ferramentas ou ter relatórios, o que oferece mais agilidade e praticidade aos seus clientes. A aproximação da Meta com os pequenos negócios vem à tona em um momento oportuno. Desde o início da pandemia de Covid-19, pequenos e médios empresários brasileiros precisaram passar por um processo de adaptação à nova realidade de transformações digitais. Em países como o Brasil, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada para conversas entre amigos e família, mas, com o passar do…[+]
Projeto obriga supermercados a oferecerem carrinho adaptado para pessoas com autismo
Ideia é que pais ou responsáveis possam acomodar de modo confortável seus dependentes com TEA nos carrinhos de compra O Projeto de Lei 2982/22 torna obrigatória a oferta de carrinhos de compra adaptados em supermercados para uso por consumidores acompanhados de pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). A medida é válida para supermercados com área superior a 1.000 m², os quais deverão disponibilizar no mínimo 5% dos carrinhos de compras com adaptação. O projeto em análise na Câmara dos Deputados é de autoria da deputada Renata Abreu (PODE-SP). Segundo ela, o objetivo é que “pais ou responsáveis possam acomodar de modo confortável seus dependentes com TEA nos carrinhos de compra e, assim, realizar suas compras com tranquilidade e segurança”. A proposta altera a Lei Berenice Piana, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Tramitação A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com…[+]
Supermercados online vão movimentar US$ 250 bilhões em 2025
Setor foi o que mais cresceu durante a pandemia; comportamento do consumidor manterá crescimento das vendas nos próximos anos Por Renato Müller Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, as vendas online de supermercados tiveram um forte crescimento nos últimos anos. Mesmo sendo considerados como varejo essencial, os supermercados precisaram desenvolver capacidades digitais para lidar com o receio dos consumidores em sair de casa. O costume de comprar online se consolidou e, mesmo com a reabertura total do varejo, a trajetória continuou sendo de alta. Um estudo realizado pela consultoria Mercatus estima que, em 2025, as vendas online de supermercados alcançarão US$ 250 bilhões somente nos Estados Unidos. Caso esse número se concretize, o varejo digital de alimentos terá tido um crescimento de 60% em relação aos níveis pré-pandêmicos e representará pouco mais de 20% das vendas de todo o varejo supermercadista americano. Ainda assim, as empresas do setor precisam ultrapassar uma série de obstáculos para manter a relevância do digital na jornada dos clientes. Entre esses obstáculos…[+]
Rotulagem de alimentos: conheça as novas regras
Alterações entraram em vigor recentemente, oferecendo mais clareza e informação ao consumidor Desde outubro, entrou em vigor a nova rotulagem na parte frontal das embalagens de alimentos – a RDC 429/2020 e a IN 75/2020, ambas publicadas em 2020, mas que somente neste ano começaram a valer em todo o país. O principal objetivo da mudança é garantir mais transparência e informação para o consumidor sobre os alimentos consumidos. Uma pesquisa realizada pelo IBGE revelou que 48%, ou seja, quase metade, população de 15 a 40 anos com, no mínimo, 4 anos de estudos (antigo primário completo) se consideram incapazes de interpretar dados científicos incluídos nos rótulos de produtos alimentares, incluindo a composição deles e a tabela nutricional, ou o fariam com dificuldade. Mesmo dentre os participantes que possuíam o maior nível de letramento científico, 35% se encontram nessa situação. Isso é um grande problema em um país em que 29% da população foi identificada como analfabeta funcional. Ou seja, apesar de alfabetizada, quase 1/3 da população brasileira não tem habilidades básicas de…[+]
Alerta! Prazo para empresas aderirem ao Simples Nacional acaba dia 31
Empresas que buscam se enquadrar no regime do Simples Nacional precisam se atentar a data limite para adesão As empresas que querem aderir ao regime do Simples Nacional em 2023 e ainda não fizeram a adesão precisam se atentar ao prazo. Isso porque o prazo máximo para que as empresas possam entrar no regime simplificado termina no próximo dia 31 de janeiro. A partir do momento em que a empresa opta pelo Simples Nacional, o efeito contábil passa a vigor a partir do primeiro dia do ano-calendário. A manutenção do enquadramento das empresas no regime do Simples Nacional ou ainda a opção de entrar no regime tributário é uma estratégia bastante eficiente que poderá garantir a redução nos impostos pagos todos os meses. Quais empresas podem optar pelo Simples Nacional? Podem optar pelo Simples Nacional as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que não incorram em nenhuma das vedações previstas no art. 3º, §4º, e art. 17 e parágrafos da Lei Complementar 123, de 2006,…[+]
Desafios operacionais no supermercado online: busca de produtos
Por: Leandro Alves Dando continuidade a esta série de artigos sobre os desafios operacionais no supermercado online, vamos falar sobre a seleção de produtos no site (o primeiro artigo pode ser conferido aqui). Talvez diferentemente de (quase) todos os outros segmentos, em grocery é comum pedidos com várias dezenas de itens diferentes, não raros, com centenas de produtos. Com essa volumetria, trabalhar a experiência e a usabilidade das interfaces se torna essencial. Com a experimentação gerada pela pandemia e o grande crescimento das categorias de FMCG no primeiro semestre de 2022 (128%), representando 12% de todo o e-commerce(1), os consumidores ganham confiança e aumentam ainda mais a cesta e a frequência, o que reforça o cuidado que o varejo deve ter com a “exposição de seus produtos” online. Quando digo exposição de produtos, eu não vou tratar aqui do cadastro (ficha) do produto em si. Isso não quer dizer que não seja importante. Ao contrário, ter uma (na realidade, várias) foto(s) bem trabalhada(s), descrição (nome) adequada, informações (argumento de venda), aplicações – bem como…[+]