


Consumidores continuam preferindo fazer compras de supermercados nas lojas
Possibilidade de escolher hortifrutis de acordo com sua preferência são o principal fator que leva os clientes aos pontos de venda O varejo online de supermercados teve uma grande expansão em todo o mundo durante a pandemia – mas será que esse movimento terá vida longa? No que depender dos consumidores americanos, não. De acordo com um estudo divulgado pela 84.51°, empresa de análise de dados da rede supermercadista Kroger, 78% dos consumidores pretendem aumentar a frequência de suas compras de supermercado nas lojas físicas nos próximos meses. A preferência pelas lojas cresce conforme a idade, uma vez que a população com mais de 45 anos está mais propensa a ir aos PDVs do que os mais jovens. No que diz respeito às compras online, 11% farão pedidos pela internet para entrega em casa e 10% têm preferência pelo modelo de “clique e retire”. Para a 84.51°, o grande fator que está estimulando o retorno dos clientes aos pontos de venda é a confiança: 46% afirmam não confiar que outras…[+]
Sete das oito atividades do varejo caem em dezembro ante novembro, diz IBGE
Sete das oito atividades do varejo pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram queda no último mês do ano passado ante novembro, com exceção para o segmento livros, jornais, revistas e papelaria cujas vendas cresceram 0,1% em volume. A queda foi liderada por tecidos, vestuário e calçados (-6,1%), seguida de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,9%); combustíveis e lubrificantes (-1,6%); móveis e eletrodomésticos (-1,6%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,6%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%). Já o varejo ampliado cresceu 0,4%, com altas em veículos e motos, partes e peças (2,4%) e em Material de construção (1,3%). Comparação com dezembro de 2021 Já na comparação com um ano, o varejo apresentou em dezembro do ano passado seis setores com resultados positivos: Combustíveis e lubrificantes (23,8%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,8%), móveis e eletrodomésticos (0,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,3%) e equipamentos…[+]
Fabricantes de cerveja estão animadas com o Carnaval
Sem as restrições da pandemia, empresas aumentaram a expectativa de vendas A ausência de restrições no Carnaval 2022 aumenta a expectativa de fabricantes de cerveja como Heineken e Grupo Petrópolis, que esperam aumento nas vendas. Porém, nesse ano, as mudanças tributárias feitas por governos locais deixam o produto mais caro. Na Bahia, a alíquota de ICMS passou de 25 para 27% em janeiro.Em Minas Gerais, distribuidores começaram a receber avisos de aumento de preços que passaram a valer nesta semana. Em reportagem do jornal O Tempo pequenos distribuidores relataram aumentos de até 13% para algumas marcas.Os aumentos estariam relacionados à inclusão das bebidas alcoólicas a uma das portarias da administração estadual que fixa valores dos preços médios ponderados a consumidor final a serem usados na base de cálculo do ICMS .A situação é similar à de São Paulo, em que uma portaria do Estado determina novas pautas para cervejas e chope de janeiro a junho deste ano, o que altera a base de cálculo de ICMS dos produtos. Ainda assim, cerveja e chope são alguns dos campeões de carga…[+]
Diretoria da Agos faz visita ao Sebrae Goiás
Na última quarta-feira, 15 de fevereiro, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, acompanhado do diretor executivo, Augusto Almeida, visitou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, para fortalecer a parceria já existente entre ambas as instituições e ainda tratar dos termos do apoio do Sebrae junto à SUPERAGOS 2023, que acontece nos dias 13 a 15 de setembro de 2023, no Centro de Convenções de Goiânia. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
Carnaval é feriado?
Carnaval é feriado? A segunda-feira e a terça-feira de carnaval, assim como a quarta-feira de cinzas, não são consideradas feriados por lei federal. Portanto, a empresa pode exigir que seus empregados trabalhem normalmente nesses dias e sem que isso gere direito a compensação de horas ao trabalhador ou a receber algum valor adicional por isso. O que acontece se o funcionário faltar sem justificativa no Carnaval? Assim, o não comparecimento do funcionário ao trabalho, será considerado como falta injustificada e ele terá o correspondente desconto no salário e no descanso semanal remunerado. Quem trabalha no feriado de Carnaval tem direito a folga? Já existindo alguma lei estadual ou municipal estabelecendo como feriado algum desses dias, caso o empregado trabalhe neles, terá direito a compensar em outro dia as horas trabalhadas ou receberá o valor do dia trabalhado com um acréscimo de ao menos 100%. Além disso, ainda que não exista lei estadual ou municipal a respeito, a convenção coletiva ou acordo coletivo, negociados pelo sindicato, podem prever…[+]
6 pilares para a excelência na experiência do consumidor
Entender os clientes é o ponto crucial para proporcionar engajamento e a lealdade do cliente, diz KPMG As empresas líderes do mundo entendem os clientes nos mercados em que operam, oferecem experiências positivas e memoráveis aos consumidores e estão se posicionando para serem cada vez mais flexíveis, ágeis e preparadas para um futuro em constante evolução. Além disso, conforme o mercado fica mais complexo e menos previsível, as empresas que priorizam o entendimento das necessidades e anseios dos clientes, organizam experiências intencionais e permanecem receptivas e adaptáveis ao contínuo feedback estão mais bem preparadas para o sucesso. Essas são algumas das conclusões do “Relatório Global de Excelência na Experiência do Cliente de 2022”, conduzido pela KPMG entre junho e agosto de 2022 com mais de 89 mil consumidores em 25 mercados do mundo. Popularmente chamado de Customer Experience (CX), a prática é conhecida como um conjunto de medidas para otimizar as percepções e interações que um cliente possui diante de determinada organização após uma primeira interação. A publicação da KPMG destacou ainda seis…[+]