03 nov Halloween turbina o setor de balas e gomas no país Produção já cresceu mais de 12% no primeiro semestre e varejistas sentem aumento na procura por guloseimas nas lojas O Halloween (ou Dia das Bruxas) vem ganhando espaço como uma data comemorativa importante no calendário comercial brasileiro e tem alavancado a busca pelos produtos do segmento de balas e gomas no Brasil. Para atender a essa demanda as empresas se preparam com cerca de seis meses de antecedência. O setor já vem, inclusive apontando resultados positivos no ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), coletados pela KPMG, a indústria de balas e gomas registrou, no primeiro semestre de 2022, um crescimento 11,7% na produção, se comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 132 mil toneladas, ante 118 mil produzidas em 2021. Durante os seis primeiros meses do ano, esse setor também registrou um crescimento de 5% nas exportações, chegando a 55 mil toneladas de produtos comercializados. A quantidade foi responsável por arrecadar US$ 99 milhões, um aumento de 25,2% no faturamento, quando comparado…[+]
01 nov Pesquisa mostra que maioria do consumidor prefere ir a supermercados Preço e promoção são determinantes nas escolhas dos clientes Pesquisa IPcon, realizada pela Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, mostra que o supermercado ainda é o formato mais visitado pelos consumidores (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e os minimercados ou mercearias (57%). Já os atacarejos e os canais online ficam empatados com 41%. A pesquisa indicou, ainda, cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. São eles: Percepção de preço e promoção – num cenário de crise econômica e pressão inflacionária, os fatores do preço e as promoções aparecem como o mais dominante entre os consumidores. O estudo mostra que ainda há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara. Variedade e qualidade – esse pilar aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser…[+]
01 nov Associação Brasileira de Supermercados parabeniza Lula pela vitória e pede ‘paz’ Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) representa o setor supermercadista dos 27 estados do país A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) parabenizou o presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) pela vitória nas eleições no último domingo (30). Em nota emitida nesta segunda-feira (31), a entidade que representa o setor supermercadista dos 27 estados do país, presidida pelo empresário João Galassi, também pediu ‘paz para nossa sociedade’. “O setor supermercadista deseja muito sucesso a toda equipe que será formada e espera que esses próximos quatro anos sejam frutíferos, de melhora nas condições de vida da nossa população, de fortalecimento da economia e de paz para nossa sociedade, em toda sua abrangência social”, diz trecho da nota. “Nossa expectativa, como representantes do setor que tem a nobre missão de garantir o abastecimento do povo brasileiro, é que sigamos fortalecendo a parceria que sempre mantivemos com o Governo Federal. Com foco nas melhores práticas republicanas, a ABRAS acredita na livre economia de mercado, no estado de direito, no…[+]
31 out Tecnologia auxilia as indústrias de alimentos a continuar a crescer Como o uso de tecnologia integrada aos sistemas de gestão e produção de indústrias pode aumentar lucratividade e reduzir gastos desnecessários Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%. Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital. Por isso, o uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de…[+]
31 out Confira dicas para alavancar as vendas na Black Friday A melhor experiência ao consumidor gera um retorno garantido, revela especialista A Black Friday do ano passado rendeu ao e-commerce brasileiro um faturamento de R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, com ticket médio de R$ 753, segundo relatório da NielsenIQ | Ebit. Para esta edição, que acontece na última sexta-feira de novembro (25/11), a expectativa é um aumento no consumo, estimulado pela Copa do Mundo e pelas compras de final de ano.Uma das datas comerciais mais importantes para o varejo nacional, também é a mais esperada pelos consumidores e se torna uma excelente oportunidade para aumentar as vendas no período. Guilherme Vieira, fundador do Pelando, social commerce que reúne milhares de promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país, preparou seis dicas para te ajudar a vender mais e oferecer uma boa experiência de compra na Black Friday. 1 – Prepare a sua loja e equipeAntes de vender algo, é fundamental levar em consideração alguns pontos, como: identificar o que o seu cliente quer, se certificar da…[+]
28 out ABRAS se reúne com a indústria para apresentar as pautas e calendário para 2023 Em um encontro realizado em São Paulo em 27 de outubro, Presidente João Galassi apresentou para os envolvidos o Dia dos Supermercados e perspectivas para o próximo ano O Presidente João Galassi, junto com Celso Furtado, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, estiveram reunidos hoje em São Paulo para uma série de reuniões com os mais importantes executivos da indústria. Estiveram presentes André Muller, Vice-presidente comercial da Diageo; Ricardo Sabatine, Diretor Sênior Off Trade e Roberto Martim, Key Account, ambos da Heineken; Paulo Chavarelli Diretor de Canais & Performance na Unilever, Retail Marketing Leader, e Jéssica Guimarães, Gerente de Trade Marketing da Colgate-Palmolive; Pedro Lobo da Diretor de Vendas Pernod-Ricard e Tirso Melo, VP de Vendas e Marcos Bauer, Diretor Sênior de Inteligência para Vendas da P&G. As conversas giraram em torno das perspectivas para o ano de 2023 e a colaboração da indústria com o varejo para o próximo ano. Além disso, todas as empresas que estiveram neste encontro conversaram sobre o Dia dos Supermercados e garantiram a presença nesta grande campanha voltada para o…[+]
28 out Varejo reforça a proteção e segurança dos alimentos Levantamento de estudo aponta melhora significativa nos cuidados e hábitos de todos os estabelecimentos O consumo em estabelecimentos comerciais sofreu mudanças no período da pandemia. Segundo uma pesquisa encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva, refletindo o isolamento social, estabelecimentos repensaram seus hábitos e a segurança dos alimentos. O estudo revela que a principal medida adotada pelos comércios na pandemia foi a atenção quanto aos alimentos. Dentre os estabelecimentos entrevistados, 84% apontaram que investiram em cuidados quanto à segurança e proteção dos alimentos. “Através do levantamento é possível observar como trabalhadores e comércios têm se relacionado com a saúde e os padrões salubres. Fica evidente a importância de reforçar iniciativas que contribuam para a segurança dos trabalhadores e comerciantes”, revela Priscila Abondanza, diretora executiva de Experiência do Cliente da VR. “Em meio a um mês de grande relevância no âmbito alimentar, mais que a oferta de ferramentas, a VR está comprometida em promover a qualidade e bem-estar de seus clientes estando próxima tanto dos trabalhadores quanto dos comerciantes.”, completa. Outras…[+]
27 out ABRAS anuncia Dia dos Supermercados para comemorar junto com os consumidores Lançamento acontece em 12 de novembro e será marcado por um dia de comemorações nos supermercados de todo o país. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) anunciou a criação da mais nova data do calendário promocional brasileiro, o Dia dos Supermercados Sob o tema ‘Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados será celebrado anualmente em âmbito nacional todo segundo sábado de novembro, ocasião em que os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas. “Mais do que apenas um dia para lembrar dos supermercados, nasce também uma nova oportunidade para celebrarmos com o consumidor”, afirma João Galassi, presidente da ABRAS. “Queremos que o dia 12 de novembro tenha o tamanho do setor, mesma grandiosidade, um presente aos consumidores”. Para a ABRAS, a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso. “Foram muitos os desafios desde o lançamento da data, mas ao mesmo tempo, é sempre uma alegria constatar a parceria fundamental das Associações Estaduais, da rede de varejo e indústria e…[+]