


Confiança do consumidor aumenta em várias regiões do país
Indicador aponta trajetória crescente neste início de 2023, confirmando a tendência de elevação iniciada em maio de 2021 O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo pelo Instituto PiniOn, registrou 108 pontos neste mês de janeiro, um crescimento de 0,9%, em relação a dezembro. Na comparação com janeiro de 2022, o INC registra um aumento de 22,7%. A confiança do consumidor segue a tendência crescente iniciada em maio de 2021, avançando no campo otimista (acima de 100 pontos). A sondagem foi realizada com 1.700 famílias em todo o território nacional. De acordo com a pesquisa, houve aumento da confiança nas Regiões Nordeste, Sudeste e Norte. O Nordeste apresentando estabilidade e as regiões Sudeste e Norte com crescimento no campo otimista. Já no Centro-Oeste, o INC diminuiu, enquanto no Sul, a pesquisa mostrou estabilidade. Na abertura por classes socioeconômicas notou-se elevação generalizada da confiança, com aumento para as classes C e DE e estabilidade nas classes AB. Itens mais caros estão no foco [+]
O que sua loja precisa para entrar no e-commerce em 2023
Com a evolução da tecnologia, manter-se nas tendências pode aumentar as vendas da sua empresa De acordo com estudo feito pela Nuvemshop, as PMEs, no e-commerce, tiveram um crescimento de 17% com faturamento de R$ 2,7 bilhões (reais). O processo básico sempre será o mesmo, o cliente entra na loja virtual, efetua a compra, o pedido é analisado e cobrado, após o cliente efetuar o pagamento, seu pedido é separado, embalado e enviado, ou seu serviço é programado e agendado para o envio. Mas para garantir a competitividade neste mercado digital e ter sucesso, é importante se inteirar das suas particularidades.Para isso, seguem algumas tendências que não podem faltar no seu e-commerce em 2023: 1 – Chat online e estratégia omnichannelEssas ferramentas visam ajudar a comunicação com o consumidor e a integrar todos os canais de comunicação da empresa, dando uma experiência positiva para o cliente e fortalecendo sua marca. 2 – Forte presença do celular durante a compraInvista em processos seguros para o cliente, além da melhoria na versão mobile do seu…[+]
Supermercados goianos deverão diferenciar produtos a base de leite de compostos lácteos: entenda semelhanças
Com rótulos e formatos semelhantes aos originais, essas mercadorias ocupam o mesmo espaço nas prateleiras e induzem a uma compra inconsciente O Ministério Público de Federal (MDF) juntamente com o Procon Goiás e a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE/GO) expediram nesta quarta-feira (1), uma recomendação conjunta à Associação Goiana de Supermercados para que os estabelecimentos comerciais passem a informar, de maneira clara e direta ao consumidor, quais produtos são análogos ao queijo, ao requeijão e a outros lácteos. Com rótulos e formatos semelhantes aos originais, essas mercadorias ocupam os mesmos espaços nas prateleiras dos supermercados e induzem uma compra inconsciente. Os “compostos lácteos”, como são conhecidos, podem ser encontrados ao lado de produtos como leite em pó, leite condensado e o creme de leite. Segundo o Procon, parte destes alimentos são ultra processados e seu consumo pode levar a perda nutricional, principalmente na infância. De acordo com a procuradora da República, Mariane Guimarães de Mello Oliveira, que assina a recomendação pelo MPF, as grandes marcas costumam disponibilizar nos supermercados tanto produtos…[+]
Entidades pedem que mercados goianos sinalizem produtos análogos a lácteos
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e o Procon Goiás, expediu recomendação à Associação Goiana de Supermercados para que os supermercados informem, de maneira clara ao consumidor, a utilização de produtos análogos ao queijo, requeijão e a outros lácteos. O documento foi expedido nesta quarta-feira (01/02) e concede o prazo de 30 dias para que a Associação Goiana de Supermercados informe as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação. De acordo com o pedido, para o cumprimento da ação conjunta, esses estabelecimentos devem fixar placas ou informativos, em local visível ao público, informando a substituição de queijo e outros lácteos por produtos análogos aos alimentos comercializados no local. A fiscalização do cumprimento das medidas será realizada pelo Procon-GO. Além disso, segundo a norma, os estabelecimentos comerciais devem realizar a separação dos produtos lácteos similares, alertando ao consumidor, sempre que possível, com a finalidade de evitar aquisições equivocadas dos consumidores. O composto lácteo,…[+]
Nova diretoria feminina da ABRAS é um marco para o setor supermercadista
Virgínia Galassi, primeira-dama da ABRAS, em seu discurso na posse do presidente João Galassi, exaltou os 33% da liderança feminina da entidade A segunda gestão de João Galassi na presidência da ABRAS começa com uma notícia muito relevante para todo o setor: a presença de cinco mulheres da diretoria, o que representa 33% da lidernça da entidade. Esse é um marco para a Associação e, também, para o segmento supermercadista como um todo, conservador e habitualmente dirigido por homens. “É com muito orgulho e com muita inovação que apresentamos nossas cinco novas diretoras dessa gestão”, ressaltou a empresária Virgínia Galassi, primeira-dama da ABRAS. “São supermercadista mulheres, empresárias de muita força nesse setor que, nós sabemos, é de histórias muito masculinas. Nós sentimos muito orgulho em recebê-las”, completou. As novas diretoras da ABRAS são: Amanda Vasconcelos – Hiperideal SupermercadosEvangelita Fernandes – Grupo VanguardaFábia Simone de Medeiros Miranda – Supermercado NordestãoMaria de Fátima de Jesus – Quartetto SupermercadosRosa Maria Lopes da Cunha – Intercontinental Comércio de Alimentos Virgínia ressaltou…[+]
Agos registra presença em posse da ABRAS em Brasília
A diretoria da Associação Goiana de Supermercados esteve nesta terça-feira, 31/01, na cerimônia de posse da nova diretoria Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, acompanhado de ministros de Estado e reuniu empresários e uma ampla base de parlamentares durante almoço, em Brasília. Tomou posse o presidente João Galassi, reeleito para o biênio 2023/2024. Durante o encontro, a ABRAS apresentou ao Poder Legislativo, representado na ocasião por mais de 70 nomes importantes do cenário político brasileiro, entre senadores e deputados, a Agenda Legislativa ABRAS 2023-2026 com as principais demandas do setor para os próximos quatro anos. Entre elas, a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, a exemplo do que já ocorre em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, ampliando o acesso à população e reduzindo os custos de saúde pública. Outras prioridades que compõem…[+]