23 dez 73% dos trabalhadores costumam comprar pela internet De acordo com pesquisa, aplicativos crescem como canal de compra preferido dos consumidores Mesmo com a retomada do varejo físico, a compra virtual segue sendo a principal escolha dos consumidores, segundo uma pesquisa nacional. De acordo com o levantamento, 73% dos trabalhadores afirmam que costumam comprar pela internet. Com relação aos produtos, a pesquisa descobriu que o principal produto adquirido pelos trabalhadores, no último ano, foi a recarga de celular (54%), seguido por eletrônicos (49%) e celular (47%). O estudo também apontou o uso de aplicativos como canal de compra mais utilizado. Houve um crescimento de 18% (2021) para 26% no número de consumidores que realizam compras dessa forma, destacando como ter a tecnologia na palma da mão contribuiu para que o comportamento fosse cada vez mais parte do cotidiano do trabalhador. O consumo crescente no comércio eletrônico se deve à facilidade e praticidade. O hábito de comprar online ganhou destaque dos trabalhadores por necessidade. Em um ambiente digital fortalecido, trazendo facilidades, novas formas de pagamento, e experiências práticas no e-commerce, os consumidores continuarão ativos virtualmente. [+]
23 dez 5 dicas para alavancar o e-commerce para o Natal A popularização das compras pela internet também aumentou a competitividade do mercado; descubra como se destacar Com olhar especial para o natal, as datas comemorativas movimentam de maneira significativa diversos mercados, tanto em lojas físicas como virtuais. As vendas em plataformas digitais ganham cada vez mais força e, segundo pesquisa da CNDL, mais de 118 milhões de brasileiros devem comprar no natal, movimentando aproximadamente R$66,6 bilhões na economia. Ainda de acordo com o estudo, 73% dos consumidores pretendem presentear alguém nesse final de ano, sendo 30% deles pessoas que não têm o costume de comprar em outras épocas. Ou seja, uma clientela “nova”. Os e-commerce, inclusive de supermercados, podem criar estratégias especiais para se diferencias dos concorrentes. Rafael Morais, gerente de projetos para e-commerce da ioasys, separou cinco dicas valiosas na hora de pensar em como tornar seu comércio ainda mais atrativo. Confira a seguir: 1- Entenda o perfil da sua marca Antes de tudo, é muito importante definir o perfil da sua empresa, ou seja: o público que deseja…[+]
22 dez Ceia de Natal: itens variam até 213% em cidades brasileiras Um levantamento realizado pelo Procon Recife mostrou uma variação de preço de 213,63%, no panetone gotas chocolate A ceia de Natal desse ano vai estar mais salgada. É o que apontam os levantamentos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de unidades do Procon, em cidades brasileiras. Segundo a Fipe, o preço dos produtos da Cesta de Natal mostra aumento de 8,53% em 2022, chegando custar R$ 375,96. De acordo com a Abras, o preço médio de uma cesta de Natal disparou 9,8% desde o ano passado, com um custo de R$ 294,75. Um levantamento realizado pelo Procon Recife mostrou uma variação de preço de 213,63%, no panetone gotas chocolate, por exemplo. Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG O economista Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, revela que a expectativa dos supermercadistas para o período é positiva, mesmo diante dos aumentos. Já…[+]
22 dez 81% dos brasileiros preferem concluir suas compras pelo smartphone A intenção é começar a compra na loja física e finalizar no ambiente digital Pesquisa da CX Retail Report afirma que 72% dos brasileiros dizem que não voltam às lojas que tiveram uma experiência negativa durante a jornada de compra e 81% dos consumidores querem poder começar essa jornada em uma loja física e concluir a compra pelo smartphone. O estudo ainda ressalta que ter uma experiência multicanal é uma parte primordial na relação entre as marcas e o consumidor, levando 61% das pessoas a comprarem da concorrência por não ter tido uma boa experiência durante uma compra em canais mobile. Para Henrique Marques, Sales Manager da Sinch, as marcas ainda não estão preparadas para entregar esse tipo de interação para seus clientes, tendo uma necessidade urgente de ampliar os canais e trazer a personalização que eles tanto querem. A frustração dos consumidores começa quando a marca demora para responder uma dúvida ou mensagem enviada em algum dos canais que têm à disposição. Mais da metade do público (51%) relata ter que esperar várias horas para…[+]
21 dez Natal alavanca venda de alimentos e bebidas pela internet Vinho, espumantes, aves e acompanhamentos são os itens em destaque O Natal deve ser promissor para o segmento de alimentos e bebidas e a expectativa é que a tradicional ceia de fim de ano contribua para o aumento nas vendas de vinhos, espumantes e aves, além dos acompanhamentos típicos dessa data comemorativa. O impulso no comércio natalino provavelmente será observado nas compras dos brasileiros que farão as comemorações em casa, nos bares e restaurantes. Para os varejistas a recomendação é: promoções para que a compra estimulada seja maior; forte estímulo do varejo para o consumidor usar mais os canais digitais, com promoções, descontos e oportunidades; pressão forte na logística last mile considerando que as compras têm data limite para chegar, o que pode aumentar os custos dos fretes neste período. Análises de mercado sugerem que a Copa do Mundo já aumentou as vendas do segmento de alimentos e bebidas, com petiscos, carnes para churrasco, bebidas e sobremesas para acompanhar os jogos ampliando a presença no cardápio do brasileiro. Esse aumento nas vendas veio combinado com uma alta dos pedidos em…[+]
21 dez Empresas incentivam o consumo consciente de cerveja Grupo Petrópolis e Ambev incentivaram os clientes intercalar o consumo de cerveja e água A Copa do Mundo alavancou o consumo de cerveja em todo o país. E o bom resultado financeiro incentivou as empresas produtoras a incentivarem os clientes a apreciar o produto com moderação. O Grupo Petrópolis apoiou a ação da “Saber Beber” em diversos eventos, enquanto a Ambev apostou “Aja com a razão e beba com moderação”. Ambas conscientizam o cliente a beber água, intercalando com o consumo de cerveja. A mensagem do programa Saber Beber esteve exposta em todo o evento Mondial de la Bière 2022, na Marina da Glória. Nos dias de jogos, os bebedores estavam envelopados com a identidade visual e iconografias do projeto, bem como os telões do palco principal, os inúmeros monitores de vídeos espalhados por toda a área dos estandes. Também houve distribuição ao público de 70 mil garrafas de água com rótulo personalizado, enfatizando a necessidade de beber com sabedoria, respeitando os limites individuais. A embalagem tem iconografias de equações, sempre utilizadas dentro de parênteses, para…[+]
20 dez Agos elege nova diretoria Foi eleita no dia 8 de dezembro a nova diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) para o mandato triênio 2023/2026. Os candidatos concorreram em chapa única. Passam a ocupar os cargos de presidente e o vice-presidente da entidade, Sirlei Antônio do Couto e Gilberto Soares da Silva, respectivamente. A novidade deste mandato é que duas mulheres irão compor a nova diretoria, fato inédito na história da Agos. Assumem os cargos de conselheiras as supermercadistas Camila Naves Martins David, do Supermercado Arroba II e Grazielle Catenassi Ferreira Santos, do Smart Real. A nova diretoria deve tomar posse no dia 1º de março de 2023. Confira os nomes da nova diretoria: CONSELHO ADMINISTRATIVO AGOS – TRIÊNIO 2023/2026 Presidente: Sirlei Antônio do Couto (Super Couto) Vice-Presidente: Gilberto Soares da Silva (Supermercado Ponto Final) Secretário: Suail Alcântara (Store) 1.Conselheiro: Mário Junior (Hiper Carnes) 2.Conselheiro: Ediran Carlos da Silva (Supermercado Santa Clara) 3.Conselheiro:…[+]
20 dez 4 tendências para o varejo em 2023 quem atendem o novo consumidor A tecnologia será o mote das empresas de todos os segmentos de varejo O ano de 2022 trouxe diversas lições para os varejistas, que mais do que nunca entenderam que o processo de digitalização é essencial para a continuidade saudável dos negócios. Prova disso é que 94% dos comerciantes possuem pelo menos um canal de vendas digital, segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, estudo realizado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas. E os frutos dessa digitalização já estão sendo colhidos, segundo o levantamento “Latin America 2022”, da Retail X (Reino Unido), baseado em dados do e-commerce nos países da América Latina, o varejo digital brasileiro teve o maior crescimento ano contra ano — a receita das vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior ano. Com um cenário pujante e boas perspectivas de crescimento em 2023, os varejistas precisam seguir atentos às tendências tecnológicas. Abaixo, listo quatro pontos de atenção para o setor que na minha perspectiva farão diferença no próximo ano: 1…[+]