Agos participa de 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS, em Brasília
Aconteceu em Brasília, no último dia 13 de junho, o 3º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG. O encontro é um programa anual criado para reunir, num ambiente de alto nível, as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento para promover o debate de ideias e propostas concretas de soluções para os principais desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios. Na ocasião, a Agos esteve representada pelo diretor executivo, Augusto de Araújo Almeida. A coalizão multissetorial integrante do Fórum é formada pelos 15 principais setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento, desde os setores dedicados aos insumos agropecuários até o varejo supermercadista, comprometidos com o desenvolvimento econômico do País.Entre os assuntos em debate, Augusto destacou o Painel Redução de Custos – Reforma Tributária no Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento da Abras, com Bernard Appy, Secretário Extraordinário…[+]
IPCA: Inflação desacelera para 0,23% em maio e atinge 3,94% em 12 meses
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, desacelerou para 0,23% em maio, abaixo das expectativas. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em abril, o índice foi de 0,61%. Em 2023, a alta acumulada do IPCA é de 2,95%. Já nos últimos 12 meses, o índice é de 3,94%. O que indica o IPCA atual? A inflação para o mês é a menor desde setembro de 2022, quando foi registrada uma deflação de 0,29%, impulsionada, na época, pela queda no preço dos combustíveis. A taxa no acumulado em 12 meses é a mais baixa desde outubro de 2020, quando ficou em 3,92%. Veja a inflação em maio para cada um dos grupos pesquisados Saúde e cuidados pessoais: 0,93% Vestuário: 0,47% Alimentação e bebidas: 0,16% Transportes: -0,57% Habitação: 0,67% Despesas…[+]
Consumidor compra menos itens no supermercado no primeiro trimestre de 2023
De acordo com a Neogrid o brasileiro mudou alguns hábitos de consumo para driblar a alta dos preços De acordo com um levantamento sobre o comportamento do consumidor no primeiro trimestre de 2023 da Neogrid, os brasileiros compraram cerca de 3,7 itens a menos nos três primeiros meses do ano, principalmente, no atacarejo (redução média de 6,5 unidades), o que representa uma queda de 13,8% no ticket médio gasto em relação ao mesmo período de 2022. “Assim como o atacarejo, os supermercados também tiveram redução de 3,2 unidades colocadas nos carrinhos, enquanto o pequeno autosserviço se manteve no patamar entre os dois trimestres. O ticket médio nos supermercados despencou no período analisado, com redução de 19,5%”, comenta Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da Horus. Uma das razões para isso foi a falta de produtos nas gôndolas dos estabelecimentos, que chegou a 11,2% no intervalo analisado. Dentre os alimentos que mais estiveram ausentes das prateleiras dos supermercados, ovos e leite apresentaram maior índice de ruptura, com 15,5% cada. Outros itens da cesta básica…[+]
Intenção da indústria em lançar produtos cresce 67,9%
Aumento da confiança do empresariado refere-se a maio de 2023 em relação a maio de 2022 O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de maio revela aumento da confiança da indústria em lançar novos itens no mercado. Em maio de 2023 comparado a maio de 2022, o índice mostra crescimento de 67,9%. Comparado a abril deste ano, maio passado tem aumento de 31,6%. Já na comparação entre janeiro e maio de 2023 com o mesmo período de 2022, o aumento é de 43,7%. Publicado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o índice vem demonstrando boas expectativas do empresariado. “Nos cinco primeiros meses do ano, o índice está acima do realizado nos três anos anteriores, o que evidencia o aumento na confiança das empresas brasileiras em investir na inovação de seus produtos e renovação de portfólio. A expectativa é de que esse cenário se mantenha nos próximos meses. A GS1 Brasil continuará presente e apoiando seus associados neste momento importante de retomada”, declara Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A…[+]
Agos e SA+ Varejo promovem I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria
Evento será gratuito e vai aproximar esses dois importantes elos da cadeia com foco no consumidor A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com a SA+ Varejo, referência nacional em inovação no varejo, realiza no próximo dia 15 de junho, das 8h às 12h35, no Hotel Clarion Goiânia Órion, o I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria. Conforme explica o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, a programação abrange a apresentação de casos de sucesso de empresas e marcas líderes no setor varejista, bem como a discussão de temas relevantes no dia a dia do varejo alimentar. “Será uma manhã de muito aprendizado, reunindo grandes nomes da indústria e do varejo no Centro-Oeste”, afirma Sirlei do Couto, que estará presente no evento para debater os rumos do setor. Entre esses temas, o CEO da SA+ Varejo, Sergio Alvim, aponta os novos formatos de lojas, estratégias de relacionamento e práticas operacionais que contribuem para o sucesso dos negócios que serão apresentados nas palestras da consultora de varejo e fundadora da Shopper…[+]
Festas juninas aquecem as vendas nos supermercados goianos
Setor espera um aumento de até 15% em itens juninos. Preços devem ficar pouco acima dos praticados no ano anterior Entra ano, sai ano, e as pessoas estão sempre animadas com a chegada das músicas, festividades e gastronomia típica das festas juninas. Mas não são apenas os consumidores que ficam entusiasmados, os comerciantes também se movimentam bastante, principalmente o setor supermercadista, já que nesta época a perspectiva de vendas do segmento cresce. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) prevê boas vendas e projeta que o mercado goiano aumente em 15% a comercialização de produtos ligados às festividades. De acordo com o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, grande parte dos estabelecimentos organizaram as mercadorias nas prateleiras para melhor recepcionar e atender os clientes. Itens como milho de pipoca, canjica, amendoim e até a cachaça do quentão seguem com uma grande procura, o que faz com que os supermercados se adequem ao comportamento de consumo do momento. “O mês…[+]
