30 jan 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas Estudo mundial constatou que 71% dos líderes empresariais estão repensando processos de experiência do consumidor A mais recente edição do estudo global CX Trends, apresentado hoje pela Zendesk revela que os consumidores esperam ter cada vez mais experiências imersivas, e essas têm se tornado rapidamente um importante diferencial para as empresas manterem a competitividade e a fidelização de seus clientes. De acordo com o relatório, focado em tendências de Customer Experience (CX, ou Experiência do Cliente), 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, o que inclui o atendimento pós-venda. A experiência imersiva está evoluindo para um novo padrão, redefinindo o nível de envolvimento das empresas com seus clientes. Essa mudança é resultado de consumidores cada vez mais exigentes, que desejam ser atendidos onde quer que estejam, pelo canal que lhes for mais conveniente e por meio de interações contínuas, sem atritos. Nos últimos anos, líderes de negócios reconheceram que essa transformação requer um papel mais amplo de CX, o que tem exigido investimentos relevantes para permanecerem competitivos e atenderem às elevadas…[+]
27 jan Agos realiza curso de formação de gerentes de supermercados A Escola Agos em parceria com a Escola de Vendas realizou no dia 26 de janeiro o Curso de Formação de Gerentes em Supermercados para supermercadistas associados e demais interessados. O curso foi ministrado por Ademir Gomes e abordou técnicas e ações focadas em definir uma rotina de excelência, aumentar a produtividade pessoal e atualizar os profissionais quanto às novidades de mercado. Cerca de 30 pessoas participaram do curso. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
27 jan ABRAS celebra a reeleição do presidente João Galassi e apresenta sua Agenda Legislativa 2023-2026 Com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, a entidade que representa o setor supermercadista brasileiro reunirá empresários e uma ampla base de parlamentares durante almoço, em Brasília, na terça-feira (31) A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizará, na terça-feira (31), a cerimônia de posse de sua nova diretoria e reeleição do presidente, João Galassi, para o biênio 2023/2024. O evento ocorrerá a partir de 12h, no Clube Naval de Brasília, com a presença de empresários e políticos. Dentre as autoridades confirmadas para a cerimônia está o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A ABRAS representa o setor supermercadista há 54 anos e conta com a integração de 27 associações estaduais de supermercados em todo o País. O setor representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e é responsável por empregar mais de 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos. São mais de 92 mil lojas no Brasil, pelas quais passam, diariamente, 28 milhões de consumidores. Durante o encontro, a ABRAS apresentará ao poder público a Agenda Legislativa ABRAS 2023-2026 com…[+]
26 jan Consumo nos Lares Brasileiros encerra o ano em alta de 3,89% Resultado é o maior dos últimos 15 meses e foi puxado pelo pagamento de benefícios sociais AbrasMercado: carne bovina, açúcar, óleo de soja, leite longa vida registram deflação no período As medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo federal sustentaram o Consumo nos Lares Brasileiros ao longo de 2022 e o indicador encerrou o ano em alta de 3,89%. É o maior resultado acumulado desde junho de 2021 quando o indicador atingiu 4,01%. No cenário macroeconômico, a deflação no preço dos alimentos básicos, o pagamento do pacote de benefícios sociais, o aumento do emprego formal deram impulso ao consumo de forma ainda mais expressiva no último trimestre. No período, o indicador permaneceu em patamar acima de 3%, com altas acumuladas em outubro (3,02%), novembro (3,52%), dezembro (3,89%). Na comparação com o mês anterior (dezembro x novembro) houve alta de 15,19% no consumo nos lares. Na comparação interanual (dezembro 21 x dezembro 22) a alta é de 6,23%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido…[+]
26 jan Abrasmercado: carne bovina fecha o ano em deflação Na contramão do aumento de preços, açúcar, óleo de soja, leite longa vida e biscoito registraram queda mais acentuadas nos preços últimos 12 meses O Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços nos supermercados – encerrou o ano em alta de 7,69% na cesta composta por 35 produtos de largo consumo, dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. No recorte da cesta básica com 12 alimentos houve variação de +0,39% em dezembro ante novembro e o preço médio ficou em R$ 317,56. As principais quedas foram puxadas por leite longa vida (-3,83%), farinha de trigo (-1,76%), carne (-0,71%), queijo (-0,39), café moído (-0,31%). Dentre os alimentos que mais pressionaram o preço da cesta de alimentos no ano os destaques são batata (+56,89), cebola (+51,10%), queijo mussarela (+48,05%), farinha de mandioca (+43,34%), refrigerante (+35,66%), farinha de trigo (+33,98). Na contramão, a carne bovina registrou deflação no acumulado do ano e encerrou o período em queda de -4,77 para os cortes dianteiro e de…[+]
25 jan Vendas no comércio têm aumento de 0,9% em 2022 Aumento nas vendas foi segundo menor na série histórica do Indicador de Atividade do Comércio Dados do Indicador de Atividade do Comércio mostram que as vendas do varejo físico brasileiro fecharam o ano de 2022 com alta de 0,9%. Em relação a 2021, a comparação mostra um enfraquecimento de 4 pontos percentuais sobre a atividade varejista que acabou o ano com um crescimento mais expressivo, de 4,9%. Além disso, o número registrado (0,9%) é o segundo menor de toda a série histórica do índice, que teve início em 2001, e só perde para 2003 quando o marcou 0,8%. De acordo com o economista Luiz Rabi, dois fatores já esperados agiram contra a aceleração do crescimento do comércio em 2022. “A evolução expansiva da inflação e da taxa Selic ao decorrer do ano impactou quase todos os segmentos do varejo, bem como o poder de compra dos consumidores. Isso acarretou a diminuição do fluxo de caixa das empresas e, dessa forma, os lucros finais dos empreendedores”. [+]
24 jan Saiba qual é a seção que pode aumentar em até 15% o faturamento da loja Profissional dá dicas de como reduzir o desperdício dentro do varejo É sabido que donos de supermercados estão sempre investindo para atrair clientes, aumentar o faturamento e reduzir custos, mas ações simples também podem contribuir para o aumento do faturamento. De acordo com o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, estratégias simples e mais acessíveis, como melhorias no setor de hortifruti, podem aumentar em até 15% o faturamento de uma loja. “A seção de hortaliças, frutas e legumes é considerada, atualmente, o setor com o maior índice de desperdício dentro do varejo. Com algumas dicas básicas e o investimento em novos produtos in natura, o dono do supermercado, além de evitar o desperdício, poderá aumentar a lucratividade da sua loja nesse setor”, orienta. Um dado que corrobora esse contraponto de lucro x desperdício no setor de hortifruti é a pesquisa da Hortifruti Brasil, que indica que a seção pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Entretanto, segundo dados da FAO/ONU divulgados na Hortifruti Brasil,…[+]
24 jan Apenas 34% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças Ingestão frequente é importante para a saúde; Covabra Supermercados incentiva clientes com Festival Bem-Estar A busca por uma vida mais saudável tem atingido grande parte dos brasileiros, mas ainda enfrenta um grande obstáculo. Apenas 34,2% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças cinco ou mais dias da semana, enquanto 14% consomem refrigerante nesse mesmo período, segundo a pesquisa Vigitel Brasil 2021, divulgada pelo Ministério da Saúde em 2022. Os hábitos de consumo geram resultados que preocupam os médicos. Mais de 56% dos brasileiros apresentam IMC acima de 25 kg/m2, ou seja, estão acima do peso, enquanto mais de 21% apresentam IMC acima de 30 kg/m2, categorizando-os como obesos. “Os cuidados com a alimentação devem ser constantes. A melhor forma de controle da alimentação e do peso é a reeducação alimentar”, afirma Juliana Porto, nutricionista da rede Covabra Supermercados. Reeducação Alimentar e exercícios físicosA reeducação alimentar consiste na mudança de hábitos alimentares de forma contínua, para que seu corpo e paladar se adaptem ao novo costume. “O ideal é iniciar deixando a alimentação com o…[+]