06 fev

O que sua loja precisa para entrar no e-commerce em 2023

Com a evolução da tecnologia, manter-se nas tendências pode aumentar as vendas da sua empresa De acordo com estudo feito pela Nuvemshop, as PMEs, no e-commerce, tiveram um crescimento de 17% com faturamento de R$ 2,7 bilhões (reais). O processo básico sempre será o mesmo, o cliente entra na loja virtual, efetua a compra, o pedido é analisado e cobrado, após o cliente efetuar o pagamento, seu pedido é separado, embalado e enviado, ou seu serviço é programado e agendado para o envio. Mas para garantir a competitividade neste mercado digital e ter sucesso, é importante se inteirar das suas particularidades.Para isso, seguem algumas tendências que não podem faltar no seu e-commerce em 2023: 1 – Chat online e estratégia omnichannelEssas ferramentas visam ajudar a comunicação com o consumidor e a integrar todos os canais de comunicação da empresa, dando uma experiência positiva para o cliente e fortalecendo sua marca. 2 – Forte presença do celular durante a compraInvista em processos seguros para o cliente, além da melhoria na versão mobile do seu…[+]
06 fev

Supermercados goianos deverão diferenciar produtos a base de leite de compostos lácteos: entenda semelhanças

Com rótulos e formatos semelhantes aos originais, essas mercadorias ocupam o mesmo espaço nas prateleiras e induzem a uma compra inconsciente O Ministério Público de Federal (MDF) juntamente com o Procon Goiás e a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE/GO) expediram nesta quarta-feira (1), uma recomendação conjunta à Associação Goiana de Supermercados para que os estabelecimentos comerciais passem a informar, de maneira clara e direta ao consumidor, quais produtos são análogos ao queijo, ao requeijão e a outros lácteos. Com rótulos e formatos semelhantes aos originais, essas mercadorias ocupam os mesmos espaços nas prateleiras dos supermercados e induzem uma compra inconsciente. Os “compostos lácteos”, como são conhecidos, podem ser encontrados ao lado de produtos como leite em pó, leite condensado e o creme de leite. Segundo o Procon, parte destes alimentos são ultra processados e seu consumo pode levar a perda nutricional, principalmente na infância. De acordo com a procuradora da República, Mariane Guimarães de Mello Oliveira, que assina a recomendação pelo MPF, as grandes marcas costumam disponibilizar nos supermercados tanto produtos…[+]
03 fev

Entidades pedem que mercados goianos sinalizem produtos análogos a lácteos

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e o Procon Goiás, expediu recomendação à Associação Goiana de Supermercados para que os supermercados informem, de maneira clara ao consumidor, a utilização de produtos análogos ao queijo, requeijão e a outros lácteos. O documento foi expedido nesta quarta-feira (01/02) e concede o prazo de 30 dias para que a Associação Goiana de Supermercados informe as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação. De acordo com o pedido, para o cumprimento da ação conjunta, esses estabelecimentos devem fixar placas ou informativos, em local visível ao público, informando a substituição de queijo e outros lácteos por produtos análogos aos alimentos comercializados no local. A fiscalização do cumprimento das medidas será realizada pelo Procon-GO. Além disso, segundo a norma, os estabelecimentos comerciais devem realizar a separação dos produtos lácteos similares, alertando ao consumidor, sempre que possível, com a finalidade de evitar aquisições equivocadas dos consumidores. O composto lácteo,…[+]
03 fev

Nova diretoria feminina da ABRAS é um marco para o setor supermercadista

Virgínia Galassi, primeira-dama da ABRAS, em seu discurso na posse do presidente João Galassi, exaltou os 33% da liderança feminina da entidade A segunda gestão de João Galassi na presidência da ABRAS começa com uma notícia muito relevante para todo o setor: a presença de cinco mulheres da diretoria, o que representa 33% da lidernça da entidade. Esse é um marco para a Associação e, também, para o segmento supermercadista como um todo, conservador e habitualmente dirigido por homens. “É com muito orgulho e com muita inovação que apresentamos nossas cinco novas diretoras dessa gestão”, ressaltou a empresária Virgínia Galassi, primeira-dama da ABRAS. “São supermercadista mulheres, empresárias de muita força nesse setor que, nós sabemos, é de histórias muito masculinas. Nós sentimos muito orgulho em recebê-las”, completou. As novas diretoras da ABRAS são: Amanda Vasconcelos – Hiperideal SupermercadosEvangelita Fernandes – Grupo VanguardaFábia Simone de Medeiros Miranda – Supermercado NordestãoMaria de Fátima de Jesus – Quartetto SupermercadosRosa Maria Lopes da Cunha – Intercontinental Comércio de Alimentos Virgínia ressaltou…[+]
02 fev

Agos registra presença em posse da ABRAS em Brasília

A diretoria da Associação Goiana de Supermercados esteve nesta terça-feira, 31/01, na cerimônia de posse da nova diretoria Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, acompanhado de ministros de Estado e reuniu empresários e uma ampla base de parlamentares durante almoço, em Brasília. Tomou posse o presidente João Galassi, reeleito para o biênio 2023/2024. Durante o encontro, a ABRAS apresentou ao Poder Legislativo, representado na ocasião por mais de 70 nomes importantes do cenário político brasileiro, entre senadores e deputados, a Agenda Legislativa ABRAS 2023-2026 com as principais demandas do setor para os próximos quatro anos. Entre elas, a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, a exemplo do que já ocorre em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, ampliando o acesso à população e reduzindo os custos de saúde pública. Outras prioridades que compõem…[+]
02 fev

Supermercados querem isenção dos impostos da cesta básica

Supermercados propõem mudanças nas leis para venda de medicamentos, validade de alimentos e isenção dos impostos da cesta básica A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentará, nesta terça-feira (31/1), ao governo, a sua agenda legislativa para o período 2023-2026, com as principais demandas do setor, que incluem a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, como ocorre nos Estados Unidos, a isenção dos impostos da cesta básica e alterações no sistema de prazo de validade de alimentos. A agenda será apresentada a partir das 12h, no Clube Naval de Brasília.na cerimônia de posse da nova diretoria e reeleição do presidente da entidade, João Galassi, para o biênio 2023/2024, ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,Geraldo Alckmin e aos ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e André de Paula, da pasta da Pesca e Aquicultura, todos com presença confirmada no evento, segundo a Abras. O encontro também contará com mais de 70 senadores e deputados. Para o…[+]
01 fev

6 tendências do e-commerce para 2023

Varejistas precisarão apostar em hábitos que se consolidaram durante a pandemia para atender as expectativas e preferências do consumidor De acordo com a projeção divulgada pela ABComm Forekast, a expectativa é que em 2023 o volume de compras on-line no Brasil atinja o crescimento de R$185,7 bilhões, caso as projeções se cumpram este número representará 54% do mercado latino americano. Quando consideramos o volume de crescimento das vendas on-line mundial, estima-se que o crescimento será 16%. Com a ascensão e desenvolvimento do comércio eletrônico as empresas precisarão se atentar sobre quais são as tendências do mercado para estar à frente e capitalizar o crescimento, os varejistas deverão apostar em hábitos que se consolidaram durante a pandemia para atender as expectativas e preferências do consumidor. E pensando nisso, Vinícius Guimarães, gerente executivo de Marketing da Tray, separou as principais tendências do e-commerce para o ano novo. “O digital vai continuar mudando a vida dos consumidores, trazendo agilidade, praticidade e sendo crucial para expandir horizontes de negócios e para 2023. A expectativa é a consolidação…[+]
30 jan

Inteligência Artificial em supermercados

Conheça os benefícios que esse recurso pode trazer para o dia a dia da operação na precificação dos itens Imagine a dificuldade que supermercados grandes, médios ou pequenos têm para precificar os milhares de produtos disponíveis em suas prateleiras. E se trata tanto de estipular um valor para cada item, quanto de acompanhar as movimentações e as promoções feitas pelos concorrentes, entendendo as decisões de compra dos consumidores não deixando de lado o estoque, para garantir sempre uma boa cobertura. É preciso muita agilidade para fazer tudo isso mantendo a competitividade e uma boa margem de lucro. E essa agilidade torna-se cada vez mais escalável com o uso de soluções de pricing baseadas em Inteligência Artificial (IA). A tecnologia é indispensável nessa trabalhosa tarefa, pois as soluções de pricing são capazes de monitorar em tempo real diversos dados que têm impacto nos preços, sejam elas próprias da empresa, mercado ou até econômicas. Mais do que isso, essas ferramentas identificam o momento ideal para mudança de preços e sugerem e podem aplicar os valores mais adequados considerando…[+]