01 dez

Abastecimento dos supermercados foi melhor em outubro

O Índice de Ruptura Geral, medido mensalmente, atingiu o menor patamar do ano, com queda de 0,4% O Índice de Ruptura Geral, que mede a falta de produtos nas gôndolas dos principais supermercados do país, teve queda em outubro, atingindo 10,70%. No mês anterior, chegou a 11,10%. Os produtos que mais impactaram a medição nas redes de supermercados e atacarejos foram: iogurtes (16,5%), azeite (13,2%) e o leite longa vida (13%). Sobre o leite, houve uma melhora signficativa nos últimos meses, porém ainda não recuperou totalmente sua disponibilidade nas gôndolas. É possível afirmar que esse movimento foi cadenceado pela sequência de eventos que movimentam os consumidores – como Black Friday, Copa e a chegada do Natal – o que faz com que a indústria se anime a produzir mais e incrementar o abastecimento das lojas e supermercados. Outra boa notícia é a redução de custo das matérias-primas. Além disso, as empresas produtoras estão se esforçando para bater as metas até o fechamento do ano. Assim, é uma boa hora para fazer negociações, especialmente…[+]
01 dez

Agos acompanha posse da diretoria 2022-2026 da Fecomércio-GO

O presidente e vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva e Sirlei Antônio do Couto, estiveram na solenidade de posse da diretoria eleita para o quadriênio 2022-2026 da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) no dia 30 de novembro. As atividades foram comandadas pelo presidente reeleito da entidade, Marcelo Baiocchi Carneiro. Fazer mais com menos e com mais qualidade é a diretriz central da atual gestão. Marcelo Baiocchi afirma que “a Fecomércio Goiás começa com a letra S de sindicatos”, uma referência à atuação da diretoria para ampliar e qualificar a representação classista. “Seguiremos trabalhando em parceria com as instituições públicas e as diversas entidades do setor produtivo para fortalecer e ampliar a representação classista, fundamental para a retomada econômica, para a geração de empresas e empregos e para a ampliação da renda”, ressalta. A Fecomércio-GO integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Trados. [+]
01 dez

Agos reúne diretoria para apresentar balanço e nome da próxima diretoria que concorre em chapa única

A diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve reunida nesta quinta-feira (01/12) para fazer um balanço das atividades de 2022 e planejar as ações do próximo triênio. O presidente e o vice-presidente da entidade, Gilberto Soares da Silva e Sirlei Antônio do Couto, aproveitaram para ressaltar a participação de todos os associados presentes a participar da eleição da Agos, que acontece no dia 08 de dezembro na sede da associação. Eles apresentaram os nomes dos candidatos que compõem a chapa única da eleição e destacaram as duas mulheres que irão compor a nova diretoria, fato inédito na história da Agos: Camila Naves Martins David, do Supermercado Arroba II e Grazielle Catenassi Ferreira Santos, do Smart Real. Além de supermercadistas, o encontro contou com a presença do deputado federal Glaustin da Fokus e dos assessores jurídicos da entidade Dr. Reginaldo Vasconcelos e Dr. Fabrizio Caldeira Landim. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare – Naiara Gonçalves [+]
30 nov

Brasileiro está otimista pela primeira vez desde o início da pandemia

Pesquisa aponta que o índice de confiança aumentou em todas as regiões e classes econômicas; Curva ascendente teve início em maio de 2021 O Índice Nacional de Confiança (INC) registrou 105 pontos em novembro e está em patamar otimista. O último registro nesse campo foi em janeiro de 2020. Essa retomada da confiança está baseada na melhora das expectativas com relação à própria situação financeira futura, e pela percepção cada vez menos negativa da situação atual. O índice iniciou a curva ascendente em maio de 2021, e reflete o otimismo da população de todas as regiões e classes socioeconômicas. “Esse otimismo se explica pela recuperação da atividade maior do que se esperava, que eleva a geração de postos de trabalho, e pelas diversas transferências de renda concedidas pelo Governo Federal, além da ampliação da margem de crédito consignado”, pontua Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. O INC cresceu 6,1% frente ao mês anterior 25% na comparação interanual. O economista pondera que, embora os consumidores estejam cada vez mais confiantes…[+]
30 nov

A indústria de laticínios pede medidas extraordinárias para enfrentar a inflação

Indústria/Europa – A Federação Nacional das Indústrias de Laticínios (FeNIL) acolheu em Madri o Congresso Europeu das Indústrias de Laticínios – EDA 2022 (Associação Europeia do Leite), o encontro anual de maior importância do setor lácteo europeu Na sessão plenária aberta pelo Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação, Luis Planas, estavam presentes destacados representantes da indústria de laticínios de toda a Europa. O presidente da FeNIL, Ignacio Elola, pediu a adoção de medidas fiscais extraordinárias que permitam à indústria de laticínios mitigar os graves efeitos da inflação. Elola destacou a recente suspensão do imposto incidente sobre o plástico por parte do governo italiano e assegurou que, no caso espanhol, esta taxação foi introduzida em um momento inoportuno, quando a crise energética e a alta no restante das matérias primas estavam gerando a maior inflação em décadas. O presidente da FeNIL assegurou que o imposto sobre os plásticos na Espanha encontra-se em desvantagem em relação aos sócios europeus, limitando a capacidade de todo o setor para continuar investindo em inovação. Além do mais, o impacto…[+]
29 nov

Em um mundo digital, supermercados físicos são essenciais

Estudo mostra que consumidores se baseiam em hábitos do mundo físico para definir suas lojas online preferidas *Por Renato Muller O futuro dos supermercados é cada vez mais digital – mas as lojas físicas continuarão tendo muita importância. Segundo o Online Grocery Landscape Report, publicado nos Estados Unidos pela Acosta, quase 20% dos consumidores pretendem aumentar o volume de compras online de itens de supermercado em 2023. Ao mesmo tempo, porém, a loja física se torna essencial para garantir a fidelidade dos clientes, uma vez que 57% dos clientes online compram no site da loja que preferem no mundo físico. Essa pode ser uma grande vantagem para varejistas omnichannel, que se valem da confiança que já construíram com os clientes nas lojas físicas para oferecer novos momentos de compra no digital. “Para ganhar mercado, os supermercados precisam oferecer experiências personalizadas, focadas em valor, conveniência e descoberta de alimentos”, acredita John Carroll, chief growth officer da Acosta. Quase 60% dos consumidores americanos que compram alimentos online começaram a fazer isso nos…[+]
29 nov

Sistema roteirizador agiliza o abastecimento de cerveja durante a Copa

A partir da implantação do sistema, as empresas conseguem ampliar as entregas diárias em até 30% Os varejistas estão se movimentando para manter as prateleiras bem abastecidas com cerveja. Afinal, o produto deve ter um incremento de 8% nas vendas, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). Assim, é necessário que toda a cadeia logística relacionada ao item esteja em pleno funcionamento. Para isso, sistemas como o Mouts podem ser fundamentais. O programa traz agilidade e redução no custo, com a criação da roteirização dos caminhões e garantem uma ampliação de até 30% das entregas diárias. “O Roteirizador tem uma inteligência que calcula até em quantos minutos vai demorar para descarregar em um cliente, para assim saber quantos pontos de vendas poderão ser atendidos por aquele caminhão naquela rota, sem falar também que realiza a estimativa de custo do combustível que será utilizado para efetuar as entregas na rota definida”, destaca Rennã. Dessa forma, conseguem substituir as planilhas manuais, poupando ainda o tempo de trabalho e expertise dos funcionário…[+]
28 nov

Setor supermercadista estima crescimento de até 15% nas vendas

Expectativa é de que Copa do Mundo, Black Friday e festas de fim de ano ampliem a movimentação As vendas nos supermercados de Mato Grosso do Sul devem crescer entre 10% e 15% até o fim do ano. As informações são da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas). De acordo com o presidente da associação, Denyson Prado, a boa fase começou neste mês a partir do dia 12, quando foi comemorado o Dia do Supermercado e, de lá para cá, diversos empresários ligados ao setor passaram a fazer uma série de promoções com o intuito de atrair um público maior. A estratégia deu certo e, segundo Prado, esse ritmo de vendas deve continuar neste fim de mês, principalmente por causa da chegada da Black Friday, que o setor supermercadista vai transformar em Black Week, ou seja, com mais promoções durante a última semana de novembro. Outro detalhe citado por Prado é que este fim de ano é diferenciado em razão da Copa do Mundo fora de época. Por isso, o setor…[+]