26 ago

TST autoriza trabalho em supermercado no RS durante feriados

A exigência legal de convenção coletiva para o trabalho em feriados no comércio em geral não impede a eficácia da legislação especial que permite tais atividades em supermercados e hipermercados. Com esse entendimento, a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho autorizou a rede de supermercados Zaffari em São Leopoldo (RS) a convocar seus funcionários aos feriados. O Sindicato dos Empregados no Comércio de São Leopoldo havia acionado a Justiça para tentar impedir o trabalho na empresa em feriados nacionais, estaduais ou municipais sem a devida negociação coletiva. A 1ª Vara do Trabalho de São Leopoldo negou o pedido, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região reformou a decisão. A empresa recorreu. A Lei 10.101/2000 permite o trabalho em feriados no comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva e pela legislação municipal. Mas o ministro relator, Douglas Alencar Rodrigues, considerou que tal disposição não neutralizaria a Lei 605/1949, que estabelece regras para o trabalho em feriados. A lei de 1949 foi regulada…[+]
25 ago

Supermercados se mobilizam para vender mais vinhos no Brasil

Em sua 9ª edição, Live Supermeeting ABRAS reuniu as redes Angeloni, GPA e Savegnago e os organizadores do Festival Vinhos de Portugal para discutir caminhos para potencializar as vendas e a rentabilidade da categoria Informações fundamentais sobre os vinhos comercializados no autosserviço alimentar foram transmitidas no final da tarde desta terça-feira (24), durante a 9ª Live Supermeeting ABRAS, transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. Celso Furtado, vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, foi o primeiro a fazer um “brinde” aos convidados que debateram o tema Vinhos: exposição, harmonização e rentabilidade. O patrocinador do encontro foi o Festival Vinhos de Portugal, cuja segunda edição acontecerá no segundo semestre deste ano nas principais redes supermercadistas de todo o País. Furtado seguiu dando boas-vindas para Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal; Alfredo Rente, presidente da Opal Publicidade; Moisés Sandi, sommelier chefe da rede Angeloni (SC); Raul Cordero Balek, gerente comercial nacional do GPA; José Sarrassini, diretor comercial de logística dos Supermercados Savegnago (SP), e Carlos Cabral, especialista em vinho português. Direto de Portugal, Frederico…[+]
25 ago

Supermercados podem estar em posição estratégica no pós-pandemia

Manutenção do consumo de refeições no lar posiciona redes de supermercados como soluções completas de alimentação Mesmo com a reabertura dos bares e restaurantes em tempo integral, os supermercados estão bem posicionados para aproveitar a tendência de aumento do consumo de alimentos no lar. De acordo com o relatório 2021 Power of Foodservice at Retail, desenvolvido pelo Food Marketing Institute (FMI) com base em entrevistas com consumidores e dados de vendas no varejo fornecidos pela NielsenIQ, 59% dos americanos pretendem manter o nível atual de preparo de refeições em casa. Além disso, 39% enxergam os supermercados como substitutos tanto para os restaurantes quanto para cozinhar em casa, mostrando que o varejo tem a oportunidade de aumentar sua importância como um destino para soluções de alimentação, bem-estar e saúde. Uma das tendências identificadas pelo relatório é o consumo de “refeições híbridas”, parcialmente preparadas em casa: 55% dos consumidores entrevistados dizem que essa é uma forma comum de preparo de refeições em casa. Além disso, 64% dos consumidores passaram a adotar soluções que…[+]
24 ago

Artigos de perfumaria e sabonete líquido dão um respiro ao segmento

Setor de Higiene Pessoal e Cosméticos fecha o 1º semestre de 2021 com crescimento de apenas 4%, bem abaixo das expectativas O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou resultado muito abaixo das expectativas no primeiro semestre de 2021. De acordo com o Painel Dados de Mercado da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor apresentou alta de apenas 4% em vendas ex-factory, o que reflete os efeitos devastadores da inflação ainda sem controle – que reduz o poder de compra dos cidadãos -, e do cenário de instabilidade política, refletindo em insegurança nos brasileiros que seguem hesitantes em consumir. Apesar do bom desempenho do setor de HPPC no fechamento de 2020, um ano pandêmico e atípico, o cenário de retomada da economia ao longo dos primeiros seis meses do ano se tornou preocupante, com o aumento de preços provocando redução no consumo. Em julho, a inflação geral avançou, atingindo o patamar de 8,99% no acumulado dos últimos 12 meses, enquanto a inflação do setor acumulou 5,7%,…[+]
24 ago

Fazendas indoor ganham força no atendimento ao varejo

Canadense Sobeys amplia distribuição de produtos desenvolvidos em fazendas urbanas Uma forma de garantir um suprimento constante de horitfrutis nos supermercados é o desenvolvimento de fazendas indoor, especialmente em regiões com um clima mais hostil. No Canadá, a rede de supermercados Sobeys fechou um acordo com a Infarm, especialista em fazendas verticais, para produzir alimentos frescos e atender mais de mil pontos de venda. Pelo acordo, a Infarm irá construir “centros de crescimento” em quatro regiões do Canadá. A estrutura em Hamilton, cidade vizinha a Toronto, será a maior na América do Norte, com uma área de cerca de 4.000 metros quadrados. A parceria entre a Sobeys e a Infarm começou no ano passado, quando a fornecedora de alimentos passou a atender a varejista nacionalmente a partir de um centro de produção na região da Nova Escócia. Nascida em Berlim, a Infarm é uma startup que combina fazendas verticais e tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e machine learning para criar um sistema que produza alimentos para as cidades do entorno…[+]
23 ago

Permanece alta taxa de encerramento de portfólio em 12 meses

A boa notícia da indústria nacional é que os negócios começam a reagir, mostra Índice GS1 Brasil A taxa de Retração Industrial, levantamento estatístico promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, constata que mais empresas encerraram o portfólio de produtos nos sete primeiros meses deste ano, quando se compara ao mesmo período do ano passado. A taxa acumulada no ano cresceu 10,5% no total no Brasil. Apesar desse cenário, o indicador pode representar certo otimismo, pois em julho Taxa de Retração Industrial teve queda de 18,8% com relação ao mês anterior pelo terceiro mês consecutivo. Para MPE a queda foi de 19,9%. Olhando para o mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento da inatividade das empresas em 9,3% para o número Brasil e 21,2% para MPE. Entre os meses de janeiro e julho de 2021, a Taxa de Retração Industrial está acumulada em 10,5% para o total Brasil e em 16,4% no indicador para MPE. A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico que gera informações…[+]
23 ago

Em passagem por Goiânia, integrantes da Embaixada da Argentina fazem visita à Agos

Os diretores da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto (vice-presidente) e José Elias de Paula (conselheiro) estiveram, no dia 20 de agosto, com o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, e diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, para um almoço com representantes da Embaixada da Argentina: o ministro Rodrigo Bardoneschi, Chefe de Assuntos Econômicos e Comerciais, Maria Emilia Cortes – Conselheira/Diplomata na Seção Econômica e Comercial e Ana Julia Gutierrez Tellería, Secretária/Diplomata na Seção Econômica e Comercial da Embaixada da Argentina. A reunião buscou estreitar o relacionamento entre as entidades e incentivar os empresários goianos a intensificarem negócios com o país do Cone Sul.  A empresa Laxl Trading, representada por Solange da Mata e Marcela Macedo, também se fez presente no almoço, com o objetivo de intermediar as operações de importação de produtos alimentícios argentinos em Goiás. Em sua passagem por Goiânia, os integrantes da Embaixada da Argentina estiveram na sede da Agos na tarde do dia 20 de agosto. Na ocasião, foram recebidos pelo vice-presidente, o diretor da Agos Regional…[+]
20 ago

Proteína embalada à vácuo vende mais e evita o desperdício

Rede paulistana aposta neste sistema com embalagens case-ready para abastecer seus 86 estabelecimentos A rede Hirota Food Supermercados tem optado por embalagens que vão do frigorífico à prateleira para reduzir perdas e favorecer a sustentabilidade da operação. A solução encontrada pela empresa, que tem 86 lojas na cidade de São Paulo, sendo metade instaladas em condomínios, são as embalagens Cryovac case-ready, que lançam mão de sistemas a vácuo. Essas embalagens aumentam o tempo de vida útil da carne embalada para até 90 dias, sem comprometer a qualidade do produto. Isso porque os sistemas a vácuo limitam o crescimento de agentes microbiológicos e permitem a maturação natural da carne. “Hoje em dia, com a expansão das lojas menores, principalmente aquelas que estão dentro dos condomínios, as embalagens case ready são fundamentais para possibilitar a oferta de proteínas de qualidade. Sem elas não seria possível comercializar carnes nestas lojas, o desperdício seria altíssimo. São lojas que contam com número reduzido de profissionais para reabastecimento. Por esta razão, buscamos produtos que otimizam mão de…[+]