19 jul

Supermercados vivenciam transformação digital em sinergia com marketplaces

Plataforma da Americanas mercado foca no crescimento das parcerias com redes de supermercados no interior de São Paulo, ao conectar clientes às lojas A plataforma Americanas mercado, que conecta redes de supermercado ao consumidor, alcançou recentemente a marca de 230 lojas de parceiros ativadas em 39 cidades paulistas dentro de um plano de expansão desenhado para este ano. “Estamos acelerando a entrada em cidades do interior de São Paulo, além da ativação de novas lojas em cidades onde já operávamos. Nossa intenção é levar a possibilidade da transformação digital do setor de supermercados para essas e muitas outras regiões”, afirma o head da Americanas Mercado, Marco Zolet. Neste primeiro semestre foram ativadas lojas de redes como Grupo BIG, Grupo Pão de Açúcar, Sam’s Club, Paulistão e Barbosa Supermercados, em cidades como Campinas, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ribeirão Preto, Rio Claro, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Valinhos e na capital paulista. Além do Estado de São Paulo, a Americanas Mercado vem crescendo para outras regiões…[+]
16 jul

Novo Estatuto da Agos é aprovado em assembleia extraordinária por unanimidade

Na última quinta-feira (15 de julho), associados supermercadistas se reuniram em assembleia extraordinária para aprovar o novo estatuto da Associação Goiana de Supermercados (Agos). O presidente da entidade, Gilberto Soares, iniciou a reunião cumprimentando todos pela presença. Em seguida, antes das atividades, foi feito um minuto de silêncio em memória ao superintendente da Agos, João Bosco de Oliveira, pelos 22 anos de dedicação à entidade. A advogada Kamilla Batista, da Romanhol Advogados, apresentou as novidades e mudanças do novo documento, que prevê crescimento não apenas no Estado, como no Brasil. Um dos objetivos do projeto, que teve apoio da assessoria jurídica da Agos, por meio do advogado Reginaldo Vasconcelos, é criar regionais no Estado para dissociar as ações realizadas em Goiânia. “A descentralização das atividades, com as regionais, visa tornar a associação mais forte e atuante, com atividades que atinjam todo o Estado. Nossa meta é ser reconhecida como uma das associações mais ativas do segmento na federação”, destacou Gilberto. A aprovação do Novo Estatuto da entidade foi unânime. Posteriormente, a advogada Sandra Maya apresentou aos…[+]
16 jul

ESG parece, mas não é o mesmo que sustentabilidade

O termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerados em um investimento sustentável Impulsionada pela atenção do mercado de capitais internacional, a sigla ESG se tornou a bola da vez. Síntese em inglês para Ambiental, Social e Governança, passou a ser adotada por gestores de investimento, empresas, consultorias no Brasil e no mundo, muitas vezes dando nova roupagem para o já cansado universo da sustentabilidade. Há bons motivos para toda essa excitação. Desde sua origem no início deste século, o termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerados em um investimento sustentável (ou socialmente responsável, SRI, como se dizia à época). Logo, sempre esteve conectado à decisão de alocação de capital. E ainda que 20 anos depois, se passou a influenciar onde colocar o dinheiro, tornou-se prioridade para todo o sistema financeiro e para as empresas. O fato de conversar com o mundo financeiro também oferece ao ESG um status elevado em comparação…[+]
15 jul

Brasil bate recorde de vendas de vinho na pandemia

Aumento no consumo foi de 30% em relação a 2019, com quase 3 garrafas por pessoa, sendo que metade bebe, no mínimo, uma vez por semana O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média, foram consumidos 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30% em relação a 2019. É o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados do Statista, Euromonitor e Nielsen, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo. O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina. Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês. O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O…[+]
14 jul

Agos e representantes do setor produtivo se reúnem com prefeito para novas medidas de flexibilização

O presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares, e representantes do setor produtivo da Capital se reuniram com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, na manhã desta quarta-feira (14/07), para tratarem sobre as mudanças no decreto que estabelece as regras de funcionamento para o segmento. A grande novidade do encontro foi a liberação dos cinemas e teatros que estavam há mais de 400 dias fechados por conta da Covid-19. A flexibilização só está sendo possível por conta da parceria entre setor público e privado. “O setor produtivo sempre se mostrou aberto ao diálogo. Quando precisávamos fechar, os dados epidemiológicos à época eram apresentados e eles nos atendiam. Agora, como estamos em uma situação mais segura, é possível flexibilizar um pouco mais as medidas”, diz Cruz. Uma das mudanças fica por conta do comércio. A partir de amanhã, está liberado o funcionamento de acordo com o alvará de cada estabelecimento. Gilberto pontuou junto ao prefeito e ao titular da pasta da Saúde, Durval Pedroso, sobre a liberação de degustação de produtos alimentícios nos supermercados e o…[+]
13 jul

Consumidor está mais seletivo e atento aos próprios dados pessoais armazenados pelo varejo

Estudo internacional da Consultoria KPMG revela que os consumidores estão dispostos a pagar mais por empresas éticas Pesquisa Global de Excelência da Experiência do Consumidor 2020 revela que 98% dos entrevistados disseram estar preocupados com seus dados pessoais e com o que acontece com eles. A ampla maioria deles está disposta a pagar mais por varejistas éticos. Em ano de pandemia, 79% das pessoas afirmaram estar preocupadas com a situação econômica global. E mais da metade (63%) entende que, como resultado da pandemia, o valor é diferenciador na escolha de produtos ou serviços. Na pesquisa realizada pela KPMG com 101.162 consumidores de 27 países, regiões e jurisdições, 2.060 marcas exclusivas de diversos setores também foram avaliadas para determinar quais organizações estão oferecendo experiências diferenciadas aos clientes. “A pandemia tornou o consumidor mais atencioso e seletivo na sua tomada de decisões. Muitos clientes estão redefinindo suas expectativas nesse momento. Fatores como marca, propósito e reputação estão entrando no processo de tomada de decisão na mesma medida que segurança, conveniência…[+]
13 jul

Brasil pode crescer em proteína para ‘flexitarianos’

Responsável pelo segmento de Global Foods da gigante americana de alimentos ADM diz que empresa investe no Brasil por causa do potencial exportador no mercado de alimentos alternativos à carne A gigante americana de alimentos ADM, que faturou US$ 64,3 bilhões em 2020, está interessada na proteína vegetal como alternativa à carne. E o Brasil pode ter um papel preponderante neste setor, diz a brasileira Letícia Gonçalves, que preside o segmento de Global Foods da companhia. Segundo a executiva, que está fora do país há 16 anos e já comandou empresas como a Monsanto, o mercado de proteína vegetal cresce 14% anualmente e deve chegar a US$ 30 bilhões por ano em 2030. Mais do que o movimento vegano, a ADM vê consumidores potenciais nos chamados “flexitarianos”, os que não abrem mão de um churrasco, mas querem reduzir o consumo de carne no seu dia a dia. Em entrevista ao GLOBO, ela observa que a Covid aumentou a preocupação dos consumidores com a origem dos alimentos. A ADM…[+]