


Com pandemia, comércio online mais que dobra e já chega a 21% das vendas
Antes da pandemia que obrigou o fechamento das lojas físicas, o e-commerce representava, em média, 9,2% da receita; hoje são 21,2% A pandemia provocou um salto na participação das vendas online no faturamento das empresas do comércio varejista brasileiro. Antes da crise sanitária que obrigou o fechamento das lojas físicas, o e-commerce representava, em média, 9,2% da receita. Mas, em julho do ano passado, com apenas quatro meses de pandemia, essa marca mais do que dobrou e foi para 19,8%. E, em junho deste ano, já estava em 21,2%. “O resultado confirma com números a hipótese de que as empresas aceleraram o processo de digitalização ao longo da pandemia, principalmente para minimizar os impactos negativos da queda de circulação de pessoas nas lojas físicas”, observa o economista Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio, feita pela Fundação Getúlio Vargas. Os dados fazem parte de um recorte especial da sondagem, obtido com exclusividade pelo Estadão. As vendas online, de acordo com os critérios adotados pelo estudo, incluem os negócios fechados no site, no aplicativo…[+]
Preços da carne bovina registram queda no atacado, após escoamento de estoques
Diante da ausência da China no mercado brasileiro, frigoríficos seguem disponibilizando parte de seus estoques para vendas domésticas O mercado físico de boi gordo registrou preços mistos nesta segunda-feira, 18. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a tendência de curto prazo ainda remete a continuidade da queda nos preços. Os frigoríficos ainda exercem pressão sobre o mercado, considerando a ausência de notícias da China, grande importador de carne bovina brasileira nos últimos dois anos e meio. “Os frigoríficos ainda operam com maior capacidade ociosa, aguardando para que a China enfim se posicione. As câmaras frias permanecem lotadas”, assinalou Iglesias. Para o criador, o cenário também é bastante complicado, considerando a perda de margem em meio à consistente queda dos preços. “Não há grande capacidade de retenção no momento, considerando o elevado custo de nutrição animal somado a dificuldade de manejo em meio as chuvas que atingem a região Centro-Oeste”, disse. Com isso, em São Paulo, Capital, a referência para a arroba do boi ficou em R$…[+]
Black Friday no varejo: como sua empresa pode se preparar?
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo. O evento, ansiosamente aguardado por muitas pessoas, é uma excelente oportunidade para alavancar as vendas, conquistar novos clientes e prosperar no mercado – principalmente com o crescimento e popularização do comércio eletrônico nos últimos anos. As empresas que se prepararem devidamente poderão conquistar não apenas esses, mas muitos outros benefícios para seu destaque frente aos concorrentes. Mesmo que esteja presente há poucos anos no calendário brasileiro, a Black Friday já se consolidou no comércio nacional dentre companhias dos mais diferentes portes e segmentos. Com a crescente adesão dentre empreendedores, esse é o momento perfeito para aperfeiçoar a jornada de compra dos consumidores, proporcionando uma experiência rica e, consequentemente, os fidelizando à marca. Panorama Geral sobre a Black Friday no Brasil Em 2020, as vendas no e-commerce no Brasil chegaram a R$ 3,1 bilhão ao longo da Black Friday – um crescimento de 24,8% em comparação com 2019, segundo dados divulgados pela consultoria Ebit/Nielsen. Há apenas um mês da grande data, já…[+]
Como ‘sobreviver’ à ida ao mercado com a inflação nas alturas?
Em tempos de inflação em alta, ir ao mercado pode parecer um cabo de guerra constante entre os preços e o seu bolso. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de algum item de alimentação desde o início do ano. Então como manter a casa fazendo render o que você tem de dinheiro para passar o mês? Ainda vale não comprar com fome e deixar crianças em casa? Para a especialista em educação financeira Rosielle Pegado, aquela orientação antiga de que você não deve ir ao mercado com fome continua valendo, mas a história de “não leve as crianças” pode ser alterada para algo mais educativo. “O melhor a fazer é conversar com seu filho antes de sair de casa. Se ele tem quatro anos, por exemplo, você não vai falar do aumento da inflação, pois ele não vai entender, claro. Use exemplo da sua rotina. Diga a ele que vocês vão ao supermercado e vão comprar ‘tais’ produtos, e que…[+]
Negócio bilionário muda estratégia de supermercados, com foco no ‘atacarejo’
Com a queda do poder de compra dos brasileiros, redes apostam em atacarejos pela oferta de preços mais baixos e em mercados de bairros pela conveniência Com as crises que atingiram o Brasil nos últimos 10 anos, incluindo a provocada pela covid-19, as grandes redes de supermercados do país estão mudando suas estratégias para crescer num cenário de retomada lenta da economia. Entre as apostas para expansão estão os atacarejos e os mercados de bairros. Na quinta-feira (14), por exemplo, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) fechou a venda de 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper para o Assaí e anunciou que deixará de operar com o modelo de hipermercado no Brasil. Segundo Jorge Faiçal, CEO do GPA, a saída do segmento de hipermercado vai intensificar o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia “por meio dos segmentos premium e de proximidade”, por meio das bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra. O Assaí abriu 150 lojas na última…[+]
Ovos: preços sofreram forte baixa no encerramento da semana passada
A nova baixa significa preço médio diário 5,2% abaixo do recebido no mesmo período da semana passada O aparente esgotamento financeiro do consumidor continua traduzindo um comprador com pouca motivação em adquirir o produto e, isso se traduziu em fechamentos com preços declinantes no encerramento da semana passada. A nova baixa – 2ª da semana e do mês, 46ª do ano – significa preço médio diário 5,2% abaixo do recebido no mesmo período da semana passada e, agora, o mesmo valor de abertura de outubro. Em relação ao valor praticado na abertura da segunda quinzena de setembro último, o índice ainda é positivo em 0,9%. Os excedentes de mercadoria tendem a deixar o ambiente disputado na reposição de mercadoria na abertura da semana, com os compradores pressionando por preços favorecidos. O cenário desajustado cria um ambiente desafiador para os produtores de ovos no decorrer da semana. Fonte: Agrolink [+]