20 jul

Vendas pela internet crescem dois dígitos no primeiro semestre

Faturamento do comércio eletrônico no Brasil esbarra nos 25% no mesmo período, revela o índice MCC-ENET Pandemia e lojas fechadas ou com funcionamento restrito aceleraram as vendas do e-commerce brasileiro que no primeiro semestre de 2021 registrou alta de 13,05% nas vendas e de 24,15% no faturamento. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). “O aumento consistente do faturamento online no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período no ano anterior, evidencia a sólida performance do segmento e a mudança de patamar nas vendas online”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net. Ao observar as vendas online, comparando os meses de junho e maio, por sua vez, teve queda de (−1,02%). O faturamento do setor também seguiu com variação negativa, quando os meses comparado foram junho e maio: (−1,49%). No acumulado do ano, os dados foram: Nordeste (38,14%); Centro-Oeste…[+]
20 jul

Amazon quer dobrar venda online de alimentos em cinco anos

Conheça as projeções traçadas por analistas em relação ao faturamento desta gigante do e-commerce Nos próximos cinco anos, a Amazon deverá quase dobrar suas vendas online de alimentos e bebidas, mantendo sua posição de liderança no setor e rebatendo os avanços de grandes varejistas tradicionais, como o Walmart. De acordo com uma análise da Edge Retail Insight, as vendas online de alimentos da Amazon deverão saltar de US$ 14,5 bilhões neste ano para US$ 26,7 bilhões em 2026, um crescimento médio anual de 13%. No mesmo período, sua principal rival omnichannel, o Walmart, deverá saltar de US$ 10,1 bilhões para US$ 19,5 bilhões, uma expansão média anual de 14,1%. Mesmo assim, os números são bem inferiores aos da gigante chinesa Alibaba, cujas vendas online de alimentos deverão crescer em média 10,7% ao ano no período, saltando de US$ 20,6 bilhões para US$ 34,2 bilhões. Os números não levam em conta os esforços da Amazon para vender por meio de lojas físicas, embora considere a possibilidade de utilizar os pontos de venda como hubs de…[+]
20 jul

Cinco tendências em alimentos e bebidas que foram aceleradas pela pandemia

Da digitalização das compras ao ESG, passando por novos padrões de consumo, veja o que mais se transformou nos últimos quinze meses Com a sensação de que o pior da pandemia já passou, e que de alguma forma o consumo voltará a padrões mais previsíveis, os supermercados começam a analisar o que foi acelerado, transformado ou derrubado pela Covid-19. Uma análise feita pela empresa americana de consultoria Hartman Group indica 5 aspectos que não serão mais os mesmos nos supermercados de todo o mundo: A digitalização das vendas de supermercados Mesmo sendo considerado como varejo essencial, os supermercados foram impactados pela pandemia. A presença do varejo online, que era tímida, foi impulsionada pelo comportamento digital dos consumidores. A busca por opções vistas como mais seguras levou os clientes para o e-commerce: segundo o relatório Food Sourcing in America, 56% dos americanos compraram itens de supermercado online durante o segundo trimestre de 2020, 27% compraram mais alimentos pela internet do que antes da pandemia e 14% passaram a fazer suas compras de…[+]
19 jul

Novos hábitos dos clientes mudam estratégias das empresas para o pós-Covid

Mudanças superam o virtual, tratam da responsabilidade social e repensam o tempo do consumidor diante as semanas híbridas e a empatia com o bolso Helio Rotenberg achava que o trabalho remoto era inviável, até ser obrigado a comandar a Positivo Tecnologia direto da sua casa, em Curitiba. Agora não imagina mais uma semana de cinco dias no escritório; ela será para sempre híbrida, em busca de mais tempo com a família. Formada em direito e engenharia de produção, Juliana Azevedo estava confortável à frente da Procter & Gamble no Brasil até que precisou mergulhar fundo nos estudos sobre ciência e saúde –para garantir a volta da equipe às fábricas e entender o novo patamar do consumo de higiene pessoal e limpeza– e nos estudos do filho de 11 anos, que passou a ter aulas remotas. Na vida agitada entre o trabalho e os compromissos sociais, Paulo Corrêa ficava muito pouco tempo em casa. Agora descobriu cantos inéditos no próprio lar, como a escada que dá vista para o céu e árvores,…[+]
19 jul

Supermercados vivenciam transformação digital em sinergia com marketplaces

Plataforma da Americanas mercado foca no crescimento das parcerias com redes de supermercados no interior de São Paulo, ao conectar clientes às lojas A plataforma Americanas mercado, que conecta redes de supermercado ao consumidor, alcançou recentemente a marca de 230 lojas de parceiros ativadas em 39 cidades paulistas dentro de um plano de expansão desenhado para este ano. “Estamos acelerando a entrada em cidades do interior de São Paulo, além da ativação de novas lojas em cidades onde já operávamos. Nossa intenção é levar a possibilidade da transformação digital do setor de supermercados para essas e muitas outras regiões”, afirma o head da Americanas Mercado, Marco Zolet. Neste primeiro semestre foram ativadas lojas de redes como Grupo BIG, Grupo Pão de Açúcar, Sam’s Club, Paulistão e Barbosa Supermercados, em cidades como Campinas, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ribeirão Preto, Rio Claro, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Valinhos e na capital paulista. Além do Estado de São Paulo, a Americanas Mercado vem crescendo para outras regiões…[+]
16 jul

Novo Estatuto da Agos é aprovado em assembleia extraordinária por unanimidade

Na última quinta-feira (15 de julho), associados supermercadistas se reuniram em assembleia extraordinária para aprovar o novo estatuto da Associação Goiana de Supermercados (Agos). O presidente da entidade, Gilberto Soares, iniciou a reunião cumprimentando todos pela presença. Em seguida, antes das atividades, foi feito um minuto de silêncio em memória ao superintendente da Agos, João Bosco de Oliveira, pelos 22 anos de dedicação à entidade. A advogada Kamilla Batista, da Romanhol Advogados, apresentou as novidades e mudanças do novo documento, que prevê crescimento não apenas no Estado, como no Brasil. Um dos objetivos do projeto, que teve apoio da assessoria jurídica da Agos, por meio do advogado Reginaldo Vasconcelos, é criar regionais no Estado para dissociar as ações realizadas em Goiânia. “A descentralização das atividades, com as regionais, visa tornar a associação mais forte e atuante, com atividades que atinjam todo o Estado. Nossa meta é ser reconhecida como uma das associações mais ativas do segmento na federação”, destacou Gilberto. A aprovação do Novo Estatuto da entidade foi unânime. Posteriormente, a advogada Sandra Maya apresentou aos…[+]
16 jul

ESG parece, mas não é o mesmo que sustentabilidade

O termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerados em um investimento sustentável Impulsionada pela atenção do mercado de capitais internacional, a sigla ESG se tornou a bola da vez. Síntese em inglês para Ambiental, Social e Governança, passou a ser adotada por gestores de investimento, empresas, consultorias no Brasil e no mundo, muitas vezes dando nova roupagem para o já cansado universo da sustentabilidade. Há bons motivos para toda essa excitação. Desde sua origem no início deste século, o termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerados em um investimento sustentável (ou socialmente responsável, SRI, como se dizia à época). Logo, sempre esteve conectado à decisão de alocação de capital. E ainda que 20 anos depois, se passou a influenciar onde colocar o dinheiro, tornou-se prioridade para todo o sistema financeiro e para as empresas. O fato de conversar com o mundo financeiro também oferece ao ESG um status elevado em comparação…[+]
15 jul

Brasil bate recorde de vendas de vinho na pandemia

Aumento no consumo foi de 30% em relação a 2019, com quase 3 garrafas por pessoa, sendo que metade bebe, no mínimo, uma vez por semana O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média, foram consumidos 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30% em relação a 2019. É o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados do Statista, Euromonitor e Nielsen, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo. O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina. Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês. O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O…[+]