23 ago

Permanece alta taxa de encerramento de portfólio em 12 meses

A boa notícia da indústria nacional é que os negócios começam a reagir, mostra Índice GS1 Brasil A taxa de Retração Industrial, levantamento estatístico promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, constata que mais empresas encerraram o portfólio de produtos nos sete primeiros meses deste ano, quando se compara ao mesmo período do ano passado. A taxa acumulada no ano cresceu 10,5% no total no Brasil. Apesar desse cenário, o indicador pode representar certo otimismo, pois em julho Taxa de Retração Industrial teve queda de 18,8% com relação ao mês anterior pelo terceiro mês consecutivo. Para MPE a queda foi de 19,9%. Olhando para o mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento da inatividade das empresas em 9,3% para o número Brasil e 21,2% para MPE. Entre os meses de janeiro e julho de 2021, a Taxa de Retração Industrial está acumulada em 10,5% para o total Brasil e em 16,4% no indicador para MPE. A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico que gera informações…[+]
23 ago

Em passagem por Goiânia, integrantes da Embaixada da Argentina fazem visita à Agos

Os diretores da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto (vice-presidente) e José Elias de Paula (conselheiro) estiveram, no dia 20 de agosto, com o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, e diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, para um almoço com representantes da Embaixada da Argentina: o ministro Rodrigo Bardoneschi, Chefe de Assuntos Econômicos e Comerciais, Maria Emilia Cortes – Conselheira/Diplomata na Seção Econômica e Comercial e Ana Julia Gutierrez Tellería, Secretária/Diplomata na Seção Econômica e Comercial da Embaixada da Argentina. A reunião buscou estreitar o relacionamento entre as entidades e incentivar os empresários goianos a intensificarem negócios com o país do Cone Sul.  A empresa Laxl Trading, representada por Solange da Mata e Marcela Macedo, também se fez presente no almoço, com o objetivo de intermediar as operações de importação de produtos alimentícios argentinos em Goiás. Em sua passagem por Goiânia, os integrantes da Embaixada da Argentina estiveram na sede da Agos na tarde do dia 20 de agosto. Na ocasião, foram recebidos pelo vice-presidente, o diretor da Agos Regional…[+]
20 ago

Proteína embalada à vácuo vende mais e evita o desperdício

Rede paulistana aposta neste sistema com embalagens case-ready para abastecer seus 86 estabelecimentos A rede Hirota Food Supermercados tem optado por embalagens que vão do frigorífico à prateleira para reduzir perdas e favorecer a sustentabilidade da operação. A solução encontrada pela empresa, que tem 86 lojas na cidade de São Paulo, sendo metade instaladas em condomínios, são as embalagens Cryovac case-ready, que lançam mão de sistemas a vácuo. Essas embalagens aumentam o tempo de vida útil da carne embalada para até 90 dias, sem comprometer a qualidade do produto. Isso porque os sistemas a vácuo limitam o crescimento de agentes microbiológicos e permitem a maturação natural da carne. “Hoje em dia, com a expansão das lojas menores, principalmente aquelas que estão dentro dos condomínios, as embalagens case ready são fundamentais para possibilitar a oferta de proteínas de qualidade. Sem elas não seria possível comercializar carnes nestas lojas, o desperdício seria altíssimo. São lojas que contam com número reduzido de profissionais para reabastecimento. Por esta razão, buscamos produtos que otimizam mão de…[+]
19 ago

Supermercados se transformam em centro de eventos

De um local para reabastecimento de alimentos para o epicentro da vida em comunidade: confira a transformação estratégica da Lowes Foods A rede americana de supermercados Lowes Foods desenvolveu um novo conceito de loja que pretende transformar o que significa “fazer compras”. O ponto de venda de cerca de 2.200 metros quadrados na Carolina do Norte é uma combinação de centro de eventos e praça de alimentação, com uma proposta que inclui uma ampla variedade de opções preparadas no local por um chef e uma área para aulas, festas e evento. Entre as opções de entretenimento estarão de apresentações musicais a degustações de vinho, passando por lançamento de livros e saraus. Já na área de alimentação, o supermercado, que ainda não tem data marcada para inauguração, apresenta opções de grab and go, refeições preparadas na hora e buffet, com uma ambientação que oferecerá uma experiência mais próxima à de um shopping center do que de um supermercado convencional. “Essa é a primeira loja que projetamos com foco em entretenimento e que,…[+]
18 ago

Furto de carne cresce nos supermercados

Solução de monitoramento de prevenção e proteção eletrônica detecta alta significativa de perdas da proteína no primeiro semestre No momento em que o consumo de carne no Brasil cai ao menor nível em 25 anos, devido a alta anual de 35% no preço e a crise gerada pela pandemia, disparam os furtos na seção de açougue dos supermercados. Por reunir produtos de alto risco, o açougue tornou-se também muito visado por pessoas mal-intencionadas, fazendo a área ser responsável por 2,62% das perdas no faturamento bruto do setor supermercadista em 2020, ante 2,51% em 2019, como revelou a 21ª Avaliação de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As carnes mais visadas são sempre as mais nobres, como picanha, contrafilé e filé mignon. Neste ano, um levantamento feito pela Gunnebo (www.gunnebo.com.br), empresa de proteção eletrônica para o varejo, por meio do Gatecash, seu sistema de monitoramento para a frente de caixa, aponta aumento de aproximadamente 1000% em valor nominal de perdas em carnes de janeiro a junho últimos se comparado ao semestre…[+]
17 ago

Experiência de compra: menos conceito e mais relacionamento

Em tempos de algoritmos, mais do nunca é necessário se relacionar, cuidar e encantar o seu cliente A qualidade na oferta de serviços e de atendimento nunca foi tão necessária e será cada vez mais. Nós já saímos da era do básico bem-feito e as marcas precisam estabelecer conexão com o cliente em toda jornada. Corresponder às expectativas do cliente e gerar uma relação muito próxima, contínua e personalizada é fundamental. Isso é a definição de experiência na prática. Comece pela expectativa Se pensarmos que o processo começa por um problema ou necessidade que o cliente espera resolver, isso já gerou alguma expectativa. Essa expectativa pode ser construída por experiências anteriores, por recomendação ou pela comunicação gerada pela sua marca e que são pautadas, dependendo da fase da jornada que o cliente está. Segundo o estudo realizado pela Shopper 2B em 2019, supermercado foi o canal alimentar que apresentou a menor nota de satisfação quanto à experiência de compra, em grande parte justificada pelo desalinhamento…[+]
16 ago

Personalizar experiência de compra do cliente torna-se cada vez relevante no mercado varejista

Aplicativo do Bretas está próximo de atingir um milhão de downloads em um ano de existência Em um cenário cada vez mais competitivo, fidelizar o consumidor é uma missão para os varejistas. E uma ferramenta para isso é oferecer um atendimento personalizado. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostra que o índice de satisfação geral, em relação a campanhas de fidelidade, é de 64% dos entrevistados. Por isso, muitas redes varejistas desenvolvem ações de reconhecimento e de aproximação com o cliente. Um caso de sucesso é a Rede Bretas, seu app em um ano de existência, já está por atingir um milhão de downloads. As vantagens do aplicativo Bretas são várias. O cliente recebe ofertas exclusivas e personalizadas todos os dias. A inteligência artificial do programa permite a personalização dos itens com ofertas de acordo com o hábito de compra, possibilitando economia nos produtos realmente relevantes para cada cliente. Outra vantagem é estar informado em primeira mão das promoções, festivais e conteúdos da rede e,…[+]
13 ago

Americanas compra Natural da Terra

Atualmente, a maior rede de hortifrutigranjeiros do país possui 73 lojas em quatro estados e sete mil colaboradores A Americanas S.A. anunciou na noite desta quarta-feira que assumiu 100% das ações da rede varejista Hortifruti, especializada em alimentação fresca. Nos últimos 12 meses, terminados em 30 de junho de 2021, a rede Hortifruti Natural da Terra apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões. A Hortifruti Natural da Terra é a maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil, possuindo uma rede de 73 lojas em quatro estados (RJ, SP, MG e ES), que inclui a marca Hortifruti e a Natural da Terra. Segundo a Americanas, a aquisição é um movimento estratégico da empresa para ser relevante no dia a dia dos clientes e expandir seu alcance. A aquisição da totalidade das ações do Hortifruti Natural da Terra será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões. “A aquisição…[+]