29 out Sancionada sem vetos lei que prorroga até 2032 incentivo fiscal para atacadistas Nova lei amplia de 5 para 15 anos a transição para o fim de incentivos fiscais concedidos unilateralmente, sem aval do Confaz O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei Complementar 186/21, que prorroga até 2032 os incentivos fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal no âmbito da guerra fiscal resolvida pela Lei Complementar 160/17. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). A chamada “guerra fiscal” foi caracterizada pela concessão unilateral de isenções e benefícios fiscais relacionados ao ICMS pelo Distrito Federal e por parte dos estados que buscaram atrair investimentos. Entretanto, esse tipo de incentivo deveria ser aprovado de forma unânime pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o que não aconteceu. Para resolver a questão, a Lei Complementar 160/17 estipulou prazos de transição para o fim desses incentivos – cinco anos no caso dos atacadistas comerciais. Oriunda do Projeto de Lei Complementar (PLP) 5/21, do deputado Efraim Filho (DEM-PB), a norma sancionada amplia para 15 anos a transição para os atacadistas…[+]
28 out Agos participa de posse do novo secretário da SIC O presidente da Agos, Gilberto Soares, registrou presença na cerimônia de posse do novo secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás (SIC), Joel Braga Sant’Ana, no dia 26 de outubro. Em seu discurso, o secretário afirmou que seu compromisso é com o Setor Produtivo e com a geração de empregos, visando recuperar a economia goiana pós-pandemia. O governador Ronaldo Caiado enfatizou que espera do novo secretário uma atuação plural com todo o Setor Produtivo e com as diversas entidades de classe, sem privilegiar uma ou outra categoria. A Agos foi lembrada como instituição relevante, uma vez que o setor supermercadista cumpriu e continua cumprindo seu papel de garantir abastecimento à população durante toda a crise sanitária. Fonte: Assessoria de Imprensa da Agos – Comunicare [+]
28 out Alta no preço das carnes faz hábito alimentar dos brasileiros mudar Dados levantados pela CNN mostram aumento da procura por carnes bovinas menos nobres, além de aves, suínos e ovos O aumento do preço da carne bovina tem feito os consumidores brasileiros se adequarem à realidade financeira atual do país. No lugar das tradicionais carnes de primeira, muitos têm recorrido aos produtos considerados menos nobres: o frango, ovos, carne de porco e partes menos demandadas do boi, como acém, lagarto e músculo. De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a procura por carnes dianteiras, consideradas de segunda, superou a demanda por partes mais nobres do boi, em agosto deste ano, nos açougues e hipermercados do país. As carnes dianteiras foram procuradas por 34,6% dos brasileiros, enquanto as de primeira foram demandadas por 28,8% da população. Já no acumulado deste ano, as carnes de segunda foram duas vezes mais consumidas do que as carnes de primeira pela população brasileira. Nos últimos 12 meses, dados da Abras mostram que a procura por frango congelado foi 38,1% maior do que as…[+]
28 out Pressão sobre os preços pode durar até o final de 2022, diz chefe do FMI Diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, acaba de refazer suas previsões O FMI indicou dias atrás que esperava que a inflação caísse a partir de meados de 2022, mas agora a instituição parece antecipar um fenômeno mais duradouro no mundo. “Temos que estar muito atentos ao que está acontecendo com a inflação”, disse Georgieva em declarações ao canal CNBC, observando o aumento da demanda e os problemas de logística devido à escassez de mão de obra, principalmente de caminhoneiros. “Isso inevitavelmente está causando pressão sobre os preços e esperamos que essa pressão continue até meados do próximo ano, talvez até o final de 2022”, acrescentou. Até agora, o Fundo considerou a alta inflação um fenômeno transitório, vinculado à recuperação global da recessão histórica em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Esta análise é compartilhada por muitos economistas, mas há preocupações crescentes devido ao aumento dos preços da energia. Em 17 de outubro, Georgieva indicou que ainda havia consenso entre os especialistas em finanças…[+]
28 out Inteligência artificial ajuda supermercado a conter desperdício de alimentos frescos Com ajuda de algoritmos, startup otimiza compra de frutas, legumes e verduras Quem se propuser a tentar resolver o desperdício de alimentos no Brasil vai precisar enfrentar um problema primário: driblar o apagão de dados sobre o assunto no país. “Esses dados não existem se a gente pensar na cadeia como um todo, do campo à mesa”, afirma Gustavo Porpino, analista da Embrapa desde 2005 e membro do grupo de trabalho do G20 sobre desperdício de alimentos. A maioria dos dados que existem, diz, é pouco confiável. Há um setor nessa cadeia, porém, que está mapeado: o do varejo, que conta com um levantamento anual sobre perdas feito pela Abras, a Associação Brasileira de Supermercados. Foi com essas informações que o empreendedor Mauricio Reck se deparou em 2019 quando pesquisava sobre desperdícios em empresas. Ele buscava inspiração para montar um negócio após encerrar as atividades da startup que fundou nos Estados Unidos, onde morou quando fazia mestrado. Junto com Marcelo Sala Reck, Rodrigo Meira de Andrade…[+]
27 out Com intensa concorrência do importado, alho brasileiro terá ação de marketing no varejo Parceria entre Abras e produtores vai destacar a qualidade do produto nacional nos supermercados O alho brasileiro vai ter um destaque especial nos supermercados a partir do próximo mês. Uma parceira entre a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e produtores permitirá uma ação de marketing para apontar as qualidades do produto brasileiro, em relação ao de outros países. Uma cultura que emprega pelo menos 16 trabalhadores direta e indiretamente por hectare, o alho tem movimentado pequenos produtores no Sul e médios e grandes no Sudeste e no Centro-Oeste. Flávio Márcio Ferreira da Silva, presidente da Amipa (Associação Mineira dos Produtores de Alho), diz que essa ação conjunta com a Abras é muito importante porque o produto brasileiro, com maior qualidade do que o importado, principalmente o chinês, em muitos casos, é comercializado sem uma distinção de origem nos pontos de venda. A produção nacional de alho, segundo o presidente da associação, atinge um patamar de 290 mil toneladas por ano, provinda basicamente de Minas Gerais, Goiás e estados do Sul. [+]
27 out Startup cria algoritmo para prever demanda de supermercados Fresco Labs ajuda lojas a otimizarem compra de fornecedores Quem se propuser a tentar resolver o desperdício de alimentos no Brasil vai precisar enfrentar um problema primário: driblar o apagão de dados sobre o assunto no país. “Esses dados não existem se a gente pensar na cadeia como um todo, do campo à mesa”, afirma Gustavo Porpino, analista da Embrapa desde 2005 e membro do grupo de trabalho do G20 sobre desperdício de alimentos. A maioria dos dados que existem, diz, é pouco confiável. Há um setor nessa cadeia, porém, que está mapeado: o do varejo, que conta com um levantamento anual sobre perdas feito pela Abras, a Associação Brasileira de Supermercados. Foi com essas informações que o empreendedor Mauricio Reck se deparou em 2019 quando pesquisava sobre desperdícios em empresas. Ele buscava inspiração para montar um negócio após encerrar as atividades da startup que fundou nos Estados Unidos, onde morou quando fazia mestrado. Junto com Marcelo Sala Reck, Rodrigo Meira de Andrade e Marco Boaretto, ele…[+]
27 out Retomada pós-pandemia abre oportunidade para alimentos prontos em supermercados Estudo do FMI indica três tendências que podem ser aproveitadas pelas redes de supermercados conforme o fluxo de clientes aumenta nas lojas físicas A pandemia fez com que algumas tendências avançassem anos em questão de meses – como é o caso do e-commerce nos supermercados. Por outro lado, colocou outras tendências em compasso de espera. Com a aceleração da vacinação e o aumento da confiança dos consumidores em ir às lojas físicas, oportunidades como a venda de alimentos prontos e a criação de restaurantes dentro dos supermercados voltam a ser relevantes. De acordo com a edição 2021 do estudo “Power of Foodservice at Retail”, desenvolvido pelo FMI – the Food Industry Association, o foodservice dentro dos supermercados está em um ponto de inflexão no varejo americano. Para 39% dos consumidores, essa é uma opção viável tanto para alimentos preparados em casa quanto para uma ida a um restaurante. O estudo identificou três grandes tendências que impactam a transformação dos supermercados em um destino não apenas para abastecimento das casas, mas também como alternativa para refeições…[+]