22 fev

Projeção de inflação é revista de 4,9% para 5,6% em 2022

Revisão foi motivada pela pressão das commodities e das cadeias produtivas desreguladas A variação prevista para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi revisada de 4,9% para 5,6%, percentual que supera o teto da meta de inflação, estabelecido em 5% pelo Conselho Monetário Nacional. A nova previsão para a inflação brasileira em 2022 foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).A previsão anterior foi divulgada pelo Ipea em dezembro do ano passado, na Visão Geral da Carta de Conjuntura. A revisão foi motivada por fatores que combinam: inflação corrente elevada, pressões persistentes de commodities, cadeias produtivas desreguladas e condições climáticas menos favoráveis para algumas culturas agrícolas neste início de ano. No caso do IPCA, além de uma revisão mais abrangente dos preços dos alimentos no domicílio e dos bens livres, com previsões que avançaram de 4,5% e 3,7% para 6,1% e 5,0%, respectivamente, a alta estimada para os preços monitorados passou de 5,4% para 6,0%. No caso dos serviços livres e da educação, foram mantidas as estimativas de 5,2% e…[+]
21 fev

Posse da nova diretoria da Acianer tem presença da AGOS

No dia 18 de fevereiro, tomou posse a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial Agropecuária e Serviços de Nerópolis (Acianer) e a AGOS fez questão de se fazer presente na cerimônia. O presidente da AGOS, Gilberto Soares da Silva, parabenizou a diretoria da Acianer, que está sob a liderança do empresário da construção civil Jones Rodrigues, e destacou o quanto é relevante essa proximidade para tornar as ações produtivas. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades do segmento econômico e empresário do setor produtivo da cidade e do Estado. Fonte: Assessoria de Imprensa AGOS – Comunicare [+]
21 fev

Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registra inflação de 0,92% em janeiro

Dados do Impostômetro revelam que, em média, 20,43% do preço final dos itens da cesta básica, por exemplo, é composto só por tributos Contando com mais de 91,3 mil lojas e um faturamento responsável por 7,5% do PIB (Produto Interno do Bruto) do Brasil segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o setor supermercadista figura como um dos segmentos mais complexos e onerosos do cenário tributário no País. O que impacta diretamente não só no caixa das empresas, mas sobretudo no bolso do consumidor. Dados do Impostômetro revelam que, em média, 20,43% do preço final dos itens da cesta básica, por exemplo, é composto só por tributos. E a considerar os reflexos da alta da inflação nos custos do setor e a queda do poder de consumo que impacta diretamente a margem dos negócios, as perspectivas para 2022 se tornam ainda mais desafiadoras. “O preço de todo produto que está em uma gôndola é, basicamente, composto pela soma entre custos, margem e impostos. Como já prevemos o aumento de custos ocasionados pela…[+]
21 fev

Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registra inflação de 0,92% em janeiro

Apesar da alta, alguns cortes suínos e bovinos apresentaram queda no período O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), registrou em janeiro inflação de 0,92% e de 10,11% no acumulado de 12 meses. Os cortes bovinos, depois de subida de 13,85% no ano passado, apresentaram itens com redução de preço em janeiro, como é o caso do coxão mole, com deflação de 2,29%. A tendência é de estabilidade no valor da proteína bovina neste 1º trimestre. A projeção é baseada no equilíbrio dos custos de produção decorrente da acomodação dos preços da soja e do milho, commodities utilizadas na produção da ração dos animais. A cesta dos suínos teve deflação de 6,63% nos últimos 12 meses e quedas importantes no preço de alguns cortes em janeiro, como pernil (-6,43%) e lombo (-5,17%). Essa deve continuar a ser uma opção de proteína animal a bom preço para o consumidor durante todo o trimestre. Depois, segundo Diego Pereira,…[+]
18 fev

Intenção de consumo das famílias sobe 0,4% em fevereiro e atinge maior nível em quase um ano, diz CNC

Indicador avançou para 77,6 pontos. Segundo a entidade, crescimento reflete a melhor percepção do consumidor em relação à renda atual A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 0,4% em fevereiro ante janeiro, atingindo 77,6 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com fevereiro de 2021, a alta foi de 4,6%. Para a entidade, o resultado reflete melhor percepção do consumidor em relação à renda atual. Dos sete tópicos usados para cálculo do ICF, seis apresentaram alta em fevereiro ante janeiro. É o caso das altas em emprego atual (1,6%); perspectiva profissional (0,9%); renda atual (2,1%); acesso ao crédito (0,7%); nível de consumo atual (3,9%); e perspectiva de consumo (0,1%). Nessa comparação, houve queda de 7,7% em momento para duráveis. Na comparação com fevereiro de 2021, ocorreram altas de emprego atual (11,3%); perspectiva profissional (1,2%); renda atual (6,7%); nível de consumo atual (8,5%); e perspectiva de consumo (18,2%). Em contrapartida, houve recuos em acesso…[+]
18 fev

Assembleia extraordinária reúne associados de Goiânia e interior

A AGOS reuniu associados supermercadistas em uma assembleia extraordinária na tarde da última quinta-feira (17) na sede da associação em Goiânia para discutir assuntos de interesse da classe, entre eles a convenção coletiva, recentes decisões trabalhistas ligadas às grávidas, ações de degustação dentro dos supermercados e questões ligadas ao Procon Goiás. O presidente da AGOS, Gilberto Soares da Silva, destacou a importância da proximidade dos associados junto a instituição e agradeceu o empenho dos empresários para se fazer presente na reunião, principalmente aqueles que vieram do interior do Estado.O assessor jurídico da AGOS, Dr. Reginaldo Vasconcelos, explicou como funciona a assessoria jurídica e os benefícios que os associados têm com as ações coletivas. A tarde ficou marcada com a presença do superintendente do Procon Goiás, Dr. Alex Vaz, que apresentou as principais ações do órgão junto aos supermercados e o papel de orientar e capacitar os empresários, agindo em parceria com o setor. Os supermercadistas presentes puderam expor situações pontuais e trocar experiências com o órgão de defesa do consumidor. O deputado estadual,…[+]
17 fev

Chuvas aumentam e preços disparam na Ceasa-GO

Clima impacta valores e qualidade de produtos; abóbora cabotiá teve aumento de 186%, o maior registrado em um mês A chuva acima da média tem impactado os preços dos alimentos em Goiás. Nas Centrais de Abastecimento (Ceasa-GO), grande parte dos produtos sofreu reajuste devido ao clima. Entre os destaques, a abóbora cabotiá teve incremento de 186%. O valor mais praticado do saco com 20 quilos passou de R$ 35 para R$ 100 de 17 de janeiro para a cotação desta quinta-feira (17). A menor oferta é a justificativa para os incrementos que chegam aos consumidores nas feiras e supermercados. Conforme boletim agroclimático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em janeiro as chuvas ultrapassaram o volume médio em vários estados, com destaque para Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e parte da Bahia. Por isso, os cultivos de hortaliças foram impactados e agora elas ficam mais caras no varejo. Esse excesso de umidade acarretou perdas e afetou a qualidade de produtos como as folhosas. De outro lado, nos estados do Sul, onde também há…[+]
17 fev

Combate ao desperdício de alimentos passa por mudança na validade dos produtos

No Reino Unido, consórcio de indústrias quer mudar expressão “consumir até”, presente nas embalagens, para mostrar que produtos podem ser consumidos depois da data Atualmente, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados ao longo da cadeia de distribuição e do consumo doméstico e em restaurantes. Medidas para diminuir esse índice vêm sendo tomadas em todas as partes – inclusive nas embalagens dos produtos. No Reino Unido, um consórcio de indústrias vem atuando para mudar a expressão usada para indicar a validade dos produtos – e mudar a mentalidade dos consumidores. A campanha “Look, Smell, Taste. Don’t Waste”, lançada recentemente pela Too Good to Go, quer encorajar os consumidores a não se basear apenas na data de validade dos produtos. Em vez disso, cheirar, sentir e provar os alimentos e mantê-los caso eles ainda estejam com boa qualidade. A campanha tem o suporte de mais de 40 empresas, entre elas gigantes da indústria, como Danone, Nestlé e PepsiCo, e o apoio de varejistas como a rede de supermercados Morrisons, que anunciou no mês…[+]