21 dez

Vitrine responde por 70% das decisões de compra; entenda o poder da boa exposição de produtos

Renovação desse espaço pode aumentar vendas em até 25%. Conversamos com a Rodriaço, que oferta solução em vitrine inovadora e personalizada para o setor alimentício Quem nunca passou em frente a uma cafeteria, viu aquele pão de queijo quentinho na vitrine e parou para comprar? Segundo uma pesquisa de 2020 do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as vitrines são responsáveis por 70% das decisões de compra e a reformulação dela pode aumentar em até 25% as vendas. “A vitrine é essencial para expor o produto, mas, no setor alimentício, por exemplo, ela vai muito além disso. É um ambiente bonito, apresentável e higiênico”, explica o sócio-diretor da Rodriaço, Rodrigo Vieira Tavares. Segundo Rodrigo, a visualização permite que o cliente chegue próximo ao produto, mas com a garantia de que estará dentro da norma de temperatura e higienização. “A vitrine que produzimos, além da boa iluminação, que ressalta a beleza do alimento, é essencial para manter a qualidade, pois pode ser aquecida ou refrigerada, conforme a necessidade da empresa”. [+]
21 dez

Maior atacarejo do Brasil comemora abertura da loja nº 250

Estratégia assertiva do grupo Carrefour Brasil alimenta um robusto plano de expansão a curto prazo O Grupo Carrefour Brasil atingiu uma marca histórica: inaugurou a loja número 250 do Atacadão, localizada no município de Osasco, em São Paulo, na última semana. O marco consolida a empresa como líder brasileira no segmento atacarejo (cash & carry), levando facilidade para todos os tipos de públicos, com preços competitivos, acesso à alimentação básica de qualidade e, principalmente, gerando oportunidades de emprego e estimulando o empreendedorismo, contribuindo para o giro das economias das regiões nas quais está presente. O modelo de negócios do Atacadão, por ter parcerias exclusivas com diversos fornecedores, consegue oferecer preços extremamente competitivos. Isso garante aos pequenos comerciantes, transformadores e consumidores finais a aquisição de produtos com preços mais baixos, ajudando na retomada do crescimento da economia. “Este é um momento muito importante em nossa história. Chegamos a 250 lojas de autosserviço no país. Esse resultado é fruto de quase 60 anos de muito trabalho, feito por mais de 60 mil…[+]
20 dez

Preço da uva em Goiás sobe ao longo do mês

Frutas importadas, como a romã e a cereja, já estão mais caras por causa da alta do dólar Mesmo com tantas altas de preços acumuladas ao longo do ano, o consumidor deve se preparar porque nesta última semana que antecede o Natal os preços de alguns produtos tendem a subir ainda mais, principalmente os perecíveis mais consumidos na época, como as frutas. As frutas importadas, como romã e cereja, já estão mais caras por causa do dólar. Mesmo no caso do figo nacional, a Conab aponta que o preço subiu um pouco porque as plantações dependem de insumos importados, o que deve deixar a fruta mais cara na comparação com o ano passado. Daniel Borges, que trabalha o ano todo comercializando frutas numa banca localizada na praça Tamandaré, conta que esta é a melhor época de vendas e que, este ano, os preços têm subido toda semana, desde o início deste mês de dezembro. Ele dá o exemplo da caixa de uvas, que este ano está R$ 10 mais…[+]
20 dez

Desempenho da Black Friday em 2021 sinaliza as principais tendências de comércio eletrônico para o Natal e 2022

Pesquisa da Criteo aponta as principais tendências de compra na data festiva e as implicações para o desempenho do comércio eletrônico no final do ano Nos últimos anos, a Black Friday acelerou o uso do comércio eletrônico no Brasil e em 2021 não foi exceção. Uma pesquisa da Criteo, empresa global de tecnologia que fornece a plataforma de Commerce Media líder mundial, analisou os dados de consumo do período e constatou que, na América Latina, as vendas online continuam crescendo em comparação com o período pré-COVID-19, comprovando a força do e-commerce. Os dados da Criteo também mostram crescimento em vários países ao redor do mundo. Na América Latina, foi registrado aumento de 55% em novembro de 2021, quando comparado a 2019. No entanto, a taxa é menor quando comparada ao mesmo período de 2020, que foi de 65%. No índice global, as vendas orgânicas globais aumentaram 32% no ano passado e 33% em 2021, estável ano a ano em comparação com os dados de 2019 em um mundo pré-pandêmico. Para Tiago Cardoso, Diretor…[+]
20 dez

Com inflação, consumidor busca substitutos para a ceia e foge da tradição

Famílias mudam hábitos para adaptar orçamento apertado, optando por carnes que sofreram reajuste menor, como a de porco, e acirram concorrência com importados O segundo Natal comemorado em meio à pandemia de coronavírus marca um certo alívio para os encontros com a família e os amigos, diante do avanço da vacinação, mas impõe freio nos gastos e mudança de hábitos, na tentativa de driblar a inflação alta e persistente, sobretudo à mesa do consumidor. A tradição da ceia cedeu aos aumentos dos preços dos alimentos e dos combustíveis e busca alternativas na carne de porco, que sofreu variações de preços mais modestas. As iguarias importadas sofreram concorrência acirrada com os itens nacionais, que também encareceram, surpreendendo as donas de casa. “A ceia de Natal vai estar mais cara este ano. Em 2020, os produtos natalinos sofreram muito com a desvalorização do real. Entre setembro de 2019 e novembro de 2019, a taxa de câmbio média estava em R$ 4,13. No mesmo período de 2020, o valor já era de R$ 5,58. O dólar ficou 35% mais…[+]
17 dez

5 meios de pagamentos digitais para o varejo ficar de olho em 2022

De superapps a pagamentos por voz, companhia de TI, especialista em inovação e transformação digital, aponta as tendências mais quente para aprimorar a experiência do cliente na hora de pagar a conta Melhorar a jornada de consumo do cliente, superapps, open banking, mobile wallets e pagamento por voz. Estas serão as tendências mais quentes para o varejo brasileiro ficar de olho no próximo ano quando o assunto for propiciar novas vias de pagamento ao consumidor, segundo a Certsys, companhia de TI, especialista em inovação e transformação digital. “Todos sairão ganhando! Para as empresas trará a possibilidade de realizar transações com agilidade, além de alavancar a competitividade no mercado. Já para o consumidor, fora o quesito facilidade, essas novas frentes promoverão a inclusão e o poder de compra, já que mais gente estará pronta para o consumo”, explica Wander Cunha, Chief Revenue Office (CRO) da Certsys. Um estudo realizado em conjunto pelas consultorias PwC e Strategy&, aponta que o número de transações sem dinheiro em espécie na América Latina deve aumentar em 52% até…[+]
17 dez

Vendas do comércio goiano recuam 10% e ficam negativas em 2021

As vendas do comércio goiano sofreram retração de 10,3% em outubro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2020. Comparadas com as de setembro passado, recuaram 0,6%. Esse resultado encolhe o crescimento acumulado neste ano, que até setembro era positivo em apenas 0,3%, para 0,6% negativo nos últimos 12 meses. No Brasil, o volume de vendas do varejo caiu 7,1% em outubro (comparado com mesmo mês de 2020), mas se mantém positivo em 2,6% no acumulado do ano. Os dados foram divulgados hoje (8/12) pelo IBGE. No comércio varejista ampliado goiano (que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção), as vendas caíram 3,8% em outubro de 2021, quando comparado com o mês anterior. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, observa-se queda de 4,5%, sendo o primeiro recuo após oito meses consecutivos de aumento. Contudo, o setor ainda acumula um crescimento de 10,9% em 2021. No Brasil, o volume de vendas do varejo ampliado diminuiu 7,1% quando comparado com outubro de 2020, mas ainda acumula no ano alta de…[+]
17 dez

Parceria Agos e Procon Goiás: De Olho Na Validade segue firme nos supermercados

O ano está quase encerrando e a Associação Goiana de Supermercados (Agos) segue com suas atividades e parcerias. No dia 17 de dezembro, o assessor relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, se reuniu com os representantes do Procon Goiás, Dra. Dayane Martins, da assessoria jurídica e Dr. Murilo, diretor da Escola do Consumidor, para tratar sobre o termo de cooperação educativo e promocional denominado De Olho na Validade. No dia 14 de dezembro, o assunto também foi tema da visita que Francisco (Agos) fez ao diretor Edvaldo José da Silva, do Carrefour Sudoeste. Na oportunidade, a associação e o supermercado renovaram o termo de cooperação que traz expectativas positivas às vendas de fim de ano e promete melhores oportunidades para o setor de supermercados para 2022. O termo de cooperação De Olho na Validade, uma parceria entre o Procon Goiás e a Associação Goiana de Supermecados (Agos), tem o objetivo de incentivar os consumidores a observarem as informações dos produtos durante a compra nesses estabelecimentos. [+]