Em Destaque · 13 abril 2022

Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que a Páscoa deve movimentar o comércio em 2022. Cerca de 109,2 milhões de brasileiros vão às compras com disposição para gastar, em média, R$ 215,33.

Entre os brasileiros que vão dispostos a gastar, o objetivo é adquirir cerca de cinco ovos e/ou barras de chocolate para presentear os filhos (54%), os cônjuges (42%), a mãe (38%) e os sobrinhos (33%). Já 26% vão presentear a si próprios neste ano.

Esse levantamento aponta que somente 10% vão reduzir a quantidade de aquisições. 37% vão comprar mais produtos e 47% vão adquirir a mesma quantidade de produtos neste ano em relação a 2021.

O presidente da CNDL, José César da Costa, em contato com a Gazeta Digital, afirma que as vendas têm condições de aquecer o varejo, apesar da recuperação lenta da economia.

“Este é o momento de o setor investir em promoções para atrair os consumidores, de olho naqueles que pretendem comprar mais e, sobretudo, nos que ainda não se decidiram”, avalia ele.

Ovos de chocolates que são industrializados ainda são os mais consumidos pelas pessoas (57%). Os famosos bombons e caixa de chocolates (47%), ovos caseiros e artesanais aparecem em sequência (33%).

Ovo de Páscoa está 32% mais caro em comparação a 2021
O Procon de São Paulo divulgou uma pesquisa que comprova como o consumidor está lidando com a alta dos preços dos chocolates nesta Páscoa. O quilo do ovo está custando quase três vezes mais do que é encontrado em barras. Com brindes, por exemplo, a diferença sobe para cinco vezes mais.

A pesquisa mostra que, em média, o quilo do ovo de Páscoa considerado simples, aquele que não com brindes, acessórios ou surpresas, chegou a R $214,96. Com brindes, os números são ainda piores, chegando em R$ 394,65. Os bombons estão em média de R $124,81 o quilo. As barras, por R$ 77,27 o quilo.

Segundo o UOL, a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de março, de forma virtual, em nove sites de vendas. Os pesquisadores levaram em consideração a presença do mesmo produto em pelo menos três sites. Vale lembrar que os valores do frete não foram incluídos.

Os preços em relação com a Páscoa de 2021, um aumento de 32,68% é notório. O valor médio do quilo foi de R$ 297,44 para R $394,65 este ano. O quilo do chocolate simples também subiu. De R$ 184,74 o valor foi para R$ 214,96, ou seja, um reajuste de 16,35%.

Guilherme Farid, diretor executivo do órgão, comentou sobre como o consumidor pode encontrar o melhor preço e não agir no impulso. A diferença de preços de um mesmo produto de Páscoa pode chegar a 224% em São Paulo.

Fonte: Yahoo! Notícias