02 mar

Nunca se vendeu tanta cerveja quanto em 2021. Ambev comemora recorde de volume

Perspectiva de crescimento da demanda é grande diante os eventos esperados depois de dois anos de reclusão da pandemia A Ambev nunca vendeu tanta cerveja quanto em 2021. Foram 180 milhões de hectolitros, 9% acima do que comercializou em 2020 e 4,6% acima de 2014, o ano do pico. Foi por causa do volume que a receita no ano passado saltou 23,7%, para R$ 72,85 bilhões, também alcançando recorde. A receita por hectolitro cresceu 13,7%. Mas em 2022 vai ser difícil repetir a dose – ao menos o tamanho dela. O presidente da Ambev, Jean Jereissati, está animado com a perspectiva de crescimento neste ano, mas defende ser preciso estar “atento e continuar com a guarda-alta”, devido à volatilidade da economia. Se em 2020 e em 2021 a estratégia de crescimento da receita foi por volume, agora a alavanca deve vir de preço e mix. No quarto trimestre já foi possível sentir mudanças. O lucro líquido caiu 45,6%, para R$ 3,75 bilhões ante o mesmo trimestre de 2020, embora tenha avançado 11,9% no…[+]
02 mar

Vendas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos fecham 2021 com queda de 2,8%

Inflação e aumentos de custos na indústria pressionaram negativamente o setor, mas o sabonete em barra teve a melhor performance com crescimento de 10% O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou queda de 2,8% em vendas ex-factory de janeiro a dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, quando o setor apresentou desempenho positivo de 5,8%. Para a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os dados mostram que, em linha com os resultados abaixo da expectativa do 1º semestre de 2021, o setor seguiu enfrentando desafios ao longo do ano. O segmento de Higiene Pessoal foi o principal destaque e, graças aos bons resultados, impediu que o cenário fosse ainda mais negativo para o setor. O segmento apresentou crescimento de 4,7% em vendas ex-factory, em comparação com o ano anterior, indicando uma intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, que foram reforçados para combater a Covid-19. Já os segmentos de Cosméticos (-15,4%), Perfumaria (-2%) e Tissue (-9,4%) registraram quedas expressivas em relação ao mesmo período de 2020. [+]
25 fev

O consumidor mudou

Pesquisa revela que o brasileiro aumentou seu interesse por produtos sustentáveis, o que levou ao aumento 32% das vendas de alimentos orgânicos, apesar do preço mais alto A sustentabilidade ambiental é uma questão cada vez mais importante em todas as escalas da economia global. Em 2021, o Brasil perdeu milhões de investimentos internacionais devido ao desmatamento ilegal da Amazônia. Seguindo o raciocínio dos grandes bancos, o consumidor brasileiro vem preferindo produtos que protejam o meio ambiente de alguma forma. Pode ser com uma embalagem reciclável, produzindo menos lixo; pela característica biodegradável para não poluir as águas; com processos de fabricação que não envolvam testes com animais, entre outras possibilidades. O consumidor está mais preocupado com a sustentabilidade. Essa é a constatação da Similarweb, empresa de inteligência do mercado global, que a pedido da ISTOÉ analisou o comportamento do consumidor brasileiro no último ano, referente às tendências sustentáveis mais em voga, como veganismo, alimentos e bebidas orgânicos e cruelty free (em inglês, livres de crueldade, ou seja, não testados em animais). “A forma de consumir mudou”, diz Juliana…[+]
25 fev

ABRAS revela as marcas campeãs em vendas nos supermercados

Prêmio Líderes de Vendas, realizado em parceria com a NielsenIQ, chegou à sua 23ª edição e mostrou quem prevaleceu nas preferências dos consumidores brasileiros em 150 categorias de produtos. Conheça os vencedores A tradicional premiação Líderes de Vendas realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) aconteceu nesta quarta-feira (23), em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da entidade. O evento prestou homenagem às marcas que se destacaram em 2021 nas gôndolas dos supermercados e que lideraram as vendas em 150 categorias de alto giro, pertencentes à seis cestas de consumo. A pesquisa Líderes de Vendas é fruto de uma parceria de 23 anos com a NielsenIQ e sua versão completa será publicada na edição de março de SuperHiper. Em seu discurso inicial, o vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado, exaltou o feito das indústrias que lideraram as comercializações de importantes categorias buscadas pelos consumidores brasileiros no varejo e parabenizou todos os fornecedores por esta importante conquista. “Essa liderança é fruto de muito trabalho, visão, inovação e de um grande…[+]
24 fev

Secretaria da Economia recebe diretores da Agos para ouvir demanda sobre ICMS

A diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio do presidente Gilberto Soares da Silva, do vice-presidente Sirlei do Couto, acompanhada pelo assessor jurídico Dr. Reginaldo Vasconcelos e do deputado estadual Chico KGL estiveram com a Secretária da Economia do Estado de Goiás, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, no dia 24 de fevereiro para solicitar alteração do prazo de recolhimento do ICMS para o setor supermercadista, do 5 de cada mês para o dia 10. A solicitação tem como argumento a questão do choque da data com a folha de pagamento do setor supermercadista. Fonte: Assessoria de imprensa Agos [+]
24 fev

Quais produtos podem ficar mais caros com guerra entre Rússia e Ucrânia?

Confronto deve agitar o mercado global e impactar produtos do cotidiano dos brasileiros Com a forte interligação entre os mercados, o confronto entre Rússia e Ucrânia pode gerar sismos que impactarão produtos básicos do dia a dia dos brasileiros, como o pão, por conta do trigo produzido nos dois países e importado pelo Brasil, e a gasolina, em razão da alta no barril do petróleo. Para se ter ideia dos possíveis reflexos na precificação dos derivados do trigo (pão, biscoitos, farinhas, etc), Rússia e Ucrânia, somadas, produzem quase 15% do trigo global e são responsáveis por um terço de todas as exportações dessa commodity. A possibilidade de valorização desses produtos, portanto, é alta. Em meio ao conflito armado, vários itens podem sofrer aumentos e outros, reduções, como explica Ricardo Coimbra, integrante da Academia Cearense de Economia. “Essa crise pode gerar instabilidade nos preços de diversos produtos — como já vem gerando”, pontua o especialista. “Já está afetando o preço do minério de ferro, isso impacta nossas empresas exportadoras; afeta o preço do…[+]
24 fev

Atacadistas e varejistas: pagamento indevido do ICMS

Valores ressarcidos podem ser usados para baratear preços dos produtos, aumentar os negócios e gerar mais empregos Comércios varejistas e atacadistas podem receber de volta milhões de reais em impostos pagos indevidamente através de um processo administrativo (sem a necessidade de se recorrer à justiça) de ressarcimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – Substituição Tributária (ICMS-ST). Substituição Tributária (ST) é um regime que permite a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) de um contribuinte que não é o próprio gerador da ação de venda, simplificando a arrecadação de tributos ao responsabilizar uma única empresa pelo recolhimento em toda a cadeia de produção (por isso a atuação como “substituto” tributário). Como funcionava? Vamos supor que uma indústria vendia um produto para uma distribuidora, que vendia para um comércio varejista e esse comércio então vendia para uma pessoa física. O que que acontecia? Essa indústria, ao vender para a distribuidora, ela pagava ICMS. E essa distribuidora ao vender para o varejo também calculava…[+]
23 fev

Agos recebe secretário Joel Santana em sua sede

A diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve reunida na sede da entidade no dia 22 de fevereiro para sede o Secretário da Indústria e Comércio de Goiás (SIC), Joel Sant’Anna Braga Filho e o Subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios, Juliano Ricardo Fuganti Mendes. Além do presidente, Gilberto Soares da Silva, o vice-presidente, Sirlei do Couto, os conselheiros Valdeci Luciano da Costa, Wanderson Ferreira, José Nakamura, Givaldo Batista Junior, Ricardo Pinheiro dos Santos, José Elias de Paula, Murilo Moraes, Nivaldo do Nascimento Araújo, José Guilherme Schwam, o supermercadista Neles Marques Junior, o economista Ildefonso Camargo e o assessor de assuntos institucionais, Francisco Lopes de Araújo estiveram presentes na recepção. A conversa, liderada pelo presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, apresentou os principais pontos do segmento junto à retomada da economia, entre eles o custo operacional dos supermercadistas e a necessidade de apoio junto ao governo para linhas específicas de créditos, voltadas para o segmento. O secretário, por sua vez, se prontificou a buscar atender as demandas do setor e…[+]