Agos | Associação Goiana de Supermercados
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fev
23
fev
Agos recebe secretário Joel Santana em sua sede
A diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve reunida na sede da entidade no dia 22 de fevereiro para sede o Secretário da Indústria e Comércio de Goiás (SIC), Joel Sant’Anna Braga Filho e o Subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios, Juliano Ricardo Fuganti Mendes.
Além do presidente, Gilberto Soares da Silva, o vice-presidente, Sirlei do Couto, os conselheiros Valdeci Luciano da Costa, Wanderson Ferreira, José Nakamura, Givaldo Batista Junior, Ricardo Pinheiro dos Santos, José Elias de Paula, Murilo Moraes, Nivaldo do Nascimento Araújo, José Guilherme Schwam, o supermercadista Neles Marques Junior, o economista Ildefonso Camargo e o assessor de assuntos institucionais, Francisco Lopes de Araújo estiveram presentes na recepção.
A conversa, liderada pelo presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, apresentou os principais pontos do segmento junto à retomada da economia, entre eles o custo operacional dos supermercadistas e a necessidade de apoio junto ao governo para linhas específicas de créditos, voltadas para o segmento.
O secretário, por sua vez, se prontificou a buscar atender as demandas do setor e…[+]
23
fev
O efeito prático da queda do dólar na inflação e no preço da gasolina
Desvalorização da moeda americana frente ao real ajuda a mitigar alta de commodities como carne e petróleo
Às 16h12 desta terça-feira, o dólar estava cotado a 5,068 reais, o que representa uma desvalorização de mais de 10% da moeda americana frente ao real somente em 2022. Mas o que todo mundo quer saber é o efeito prático dessa queda no bolso das pessoas. Para alguns economistas, esse movimento ajuda a mitigar a alta dos preços de commodities como o petróleo e a carne no mercado internacional.
“Não deve ser imediato, mas aos poucos a apreciação do real deve ser incorporada aos modelos econômicos fazendo com que as expectativas de inflação parem de piorar. Isso cria espaço para um ciclo de alta menos forte da Selic”, avalia André Perfeito, da Necton Investimentos. Pelas contas do economista, a alta de 24,7% do petróleo em dólar no acumulado do ano foi menor em real, cerca de 13%.
Ou seja, a gasolina vai subir, mas menos do que tem subido o petróleo lá fora. No…[+]
23
fev
E-commerce nacional mantém trajetória de crescimento e avança dois dígitos
Em janeiro, comércio eletrônico contabilizou alta sobre o mesmo período do ano anterior e também sobre dezembro, mês que tradicionalmente tem vendas mais aquecidas
As vendas realizadas pela internet expandiram em 20,56% no mês de janeiro de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando a mesma base comparativa, o faturamento do setor também teve alta: 18,99%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento sustentável das vendas online no Brasil, já observada nos últimos anos. O faturamento do segmento nos últimos 12 meses, comparado ao período anterior, alcançou mais de 25% de crescimento. São sinais fortes da força do canal online nos hábitos de consumo do brasileiro. Esperamos crescimento de dois dígitos no volume de vendas para 2022 em relação ao ano passado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vale destacar que em dezembro…[+]
22
fev
Rede Super Barão investirá R$ 30 milhões em expansão
Prestes a completar 30 anos, a Rede Barão de Supermercados vai crescer de tamanho na Grande Goiânia. Maior rede própria de supermercados de Goiás, vai investir R$ 30 milhões este ano na abertura de três lojas nos setores Vila Brasília e Parque das Laranjeiras, em Goiânia, e uma em Goianira. Também investirá em reformas e melhorias das instalações em outras 24 unidades no Estado.
Mas, as metas da empresa são bem mais ambiciosas, diz o CEO do Super Barão, Hebert Ribeiro. Entre 2023 e 2024, a rede quer dobrar de tamanho, chegando a 50 unidades, cobrindo todo o Estado. Estas unidades seguirão o modelo de supermercado de vizinhança, com lojas menores, mas com um grande mix de produtos.
Outra linha de atuação da empresa será no comércio eletrônico. Ainda não é possível comprar online do supermercado, mas é um setor que também receberá investimentos em breve. “Estamos atentos a isso, teremos compra online com aplicativo próprio e delivery, mas faremos com calma para termos um serviço de qualidade e que realmente atenda ao nosso consumidor”, afirma…[+]
22
fev
Projeção de inflação é revista de 4,9% para 5,6% em 2022
Revisão foi motivada pela pressão das commodities e das cadeias produtivas desreguladas
A variação prevista para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi revisada de 4,9% para 5,6%, percentual que supera o teto da meta de inflação, estabelecido em 5% pelo Conselho Monetário Nacional. A nova previsão para a inflação brasileira em 2022 foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).A previsão anterior foi divulgada pelo Ipea em dezembro do ano passado, na Visão Geral da Carta de Conjuntura. A revisão foi motivada por fatores que combinam: inflação corrente elevada, pressões persistentes de commodities, cadeias produtivas desreguladas e condições climáticas menos favoráveis para algumas culturas agrícolas neste início de ano.
No caso do IPCA, além de uma revisão mais abrangente dos preços dos alimentos no domicílio e dos bens livres, com previsões que avançaram de 4,5% e 3,7% para 6,1% e 5,0%, respectivamente, a alta estimada para os preços monitorados passou de 5,4% para 6,0%.
No caso dos serviços livres e da educação, foram mantidas as estimativas de 5,2% e…[+]
21
fev
21
fev
Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registra inflação de 0,92% em janeiro
Dados do Impostômetro revelam que, em média, 20,43% do preço final dos itens da cesta básica, por exemplo, é composto só por tributos
Contando com mais de 91,3 mil lojas e um faturamento responsável por 7,5% do PIB (Produto Interno do Bruto) do Brasil segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o setor supermercadista figura como um dos segmentos mais complexos e onerosos do cenário tributário no País. O que impacta diretamente não só no caixa das empresas, mas sobretudo no bolso do consumidor.
Dados do Impostômetro revelam que, em média, 20,43% do preço final dos itens da cesta básica, por exemplo, é composto só por tributos. E a considerar os reflexos da alta da inflação nos custos do setor e a queda do poder de consumo que impacta diretamente a margem dos negócios, as perspectivas para 2022 se tornam ainda mais desafiadoras.
“O preço de todo produto que está em uma gôndola é, basicamente, composto pela soma entre custos, margem e impostos. Como já prevemos o aumento de custos ocasionados pela…[+]
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