10 maio

Smart Market revela os números do e-commerce de alimentos e bebidas

Estudo da NielsenIQ mostra que o segmento deve permanecer aquecido O e -commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, totalizando R$ 182,7 bilhões em vendas com 12,9 milhões de novos consumidores. Os dados são do Ranking ABRAS / NielsenIQ divulgados recentemente no Smart Market na FeComércio. Os pedidos da cesta de alimentos e bebidas mais que dobraram de volume, tiveram crescimento de 107% e já representam 7% dos pedidos totais das vendas pela internet, via site ou apps. Os números refletem que ainda há muito espaço para milhões de novos clientes das redes de supermercados e varejo de alimentos em todo o país. São clientes de diversas faixas etárias e classes sociais que desejam fazer compras via internet, app ou WhatsApp. Vale destacar que as regiões Norte e Nordeste apresentaram crescimento acima de São Paulo, 31% e 23% respectivamente, mais familiarizado com o negócio. Fonte: SuperHiper [+]
09 maio

Smart Market analisa os novos hábitos de consumo frente ao atual cenário econômico

NielsenIQ revela que o trade down é a operação repetida com maior frequência nas lojas Durante apresentação de pesquisa no Smart Market da Abras, o diretor de Varejo Vertical da NielsenIQ, Roberto Butragueño Revenga, chamou atenção dos supermercadistas:  o consumidor adequa suas escolhas, adotando novos hábitos. A inflação elevada deixa o cliente preocupado e por consequência, muda sua rotina e adota novas esvolhas. Estudos da NielsenIQ provam que houve uma redução no consumo fora do lar e o corte aos serviços supérfluos. Para fazer valer seu poder de compra, diversifica canais (incluindo on-line), buscando custo-benefício. Reduz as idas ao ponto de venda, efetuando a antiga compra do mês. “Nas lojas, o consumidor revê o tamanho das embalagens, de olho nas opções que cabem no bolso. Com mais frequência, o cliente realiza o trade down, a troca por marcas mais baratas. Diante de todo esse cenário, reduz o volume de produtos e raciona a compra” conclui Revenga. Fonte: SuperHiper [+]
09 maio

Atacarejo: bem perto de responder por metade das vendas no país, anuncia Smart Market

Frente ao crescimento no formato, novos negócios têm ocorrido como a recente compra do Giga pelo Cencosud Nunca o atacarejo esteve tão em voga, avalia o diretor de Varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño Revenga. Para ele, o cash & carry continua sendo um grande destaque na vida da Família brasileira. Atualmente, computadas todas as vendas do varejo moderno alimentar, o C&C detém 44% de participação em valor nos negócios. Ou seja, bem perto de responder por metade das vendas de alimentos no país. Em média, historicamente 34% dos lares do C&C são de Classes AB. Empresários perceberam essa mudança no rumo do brasileiro, não por opção, mas por necessidade, e correram abrir mais lojas. Segmento cresceu 26% em mãos de 70 varejistas em todo o país.   Para Revenga, a competitividade em preços na disputa por milhões de clientes torna o cenário ainda mais desafiador para o canal. Fonte: SuperHiper [+]
09 maio

Varejo tem desafios gigantescos pela frente, alerta diretor da NielsenIQ no Smart Market

Executivo Roberto Butragueño Ravenga enumera as novas questões preocupantes Presente à divulgação dos premiados no Ranking ABRAS 2022, o diretor de Varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño Revenga, fez questão de destacar a importância da parceria e da comemoração para toda a cadeia onde profissionais de diferentes segmentos compartilham experiências. “Acompanhamos o desafio do varejo nos dois últimos anos, assegurando o consumo na ponta, não abrindo mão de ninguém. Agora temos outra pandemia que é a inflação, e o varejo se volta com a indústria para debelar o problema. Parabenizo os premiados no Ranking ABRAS 2022 e digo que me sinto muito orgulhoso em poder acompanhar o dia a dia com todos os parceiros e colaboradores”, disse Butragueño Revenga. O especialista afirma que o consumidor mudou assim como o varejo brasileiro, tudo muito rápido e dinâmico. E para não perder terreno, o supermercadista seguiu no mesmo compasso.. Reagiu e se adaptou de forma acelerada com tudo que aconteceu. “Estamos em um momento muito desafiador. Um estudo global da NielsenIQ mostra…[+]
06 maio

Como anda o consumo de cerveja premium?

Estudo da Kantar revela as novas tendências do público apreciador de cerveja Apesar do avanço da vacinação e da retomada do funcionamento normal dos bares, o consumo de cerveja segue forte dentro de casa e cresceu 62% no último trimestre de 2021, se comparado ao período pré-pandemia. Segundo o estudo Consumer Insights 2021, realizado pela Kantar, a preferência do público é por rótulos premium, impulsionados por latas (de até 349 ml) e garrafas, que podem ser consumidos individualmente ou entre duas pessoas. Essas opções figuram entre as favoritas das mulheres, que são responsáveis por 51% do crescimento dessas bebidas. Enquanto isso, as cervejas de marcas mainstream tendem a ser compartilhadas entre duas e quatro pessoas. Os rótulos são impulsionados, principalmente, pelas latas de 350 ml e latões. O público masculino responde por 90% do crescimento desse segmento. Novos produtos A pesquisa aponta também que os consumidores brasileiros estão mais abertos à experimentação de novos produtos e itens menos populares estão ganhando espaço. Os energéticos,…[+]
06 maio

SCHOTT Flat Glass do Brasil apresenta na APAS 2022 investimentos em sua linha de produtos

Segundo o estudo Economia Brasileira 2021×2022, da Confederação Nacional da Indústria, CNI, os analistas preveem um leve crescimento de 1,2% para o PIB 2022. A indústria da transformação, onde se encaixam as empresas que processam os vidros, revisou para baixo a previsão de crescimento, e para 2022, a expectativa é crescer apenas 0,5%, segundo Rafael Cagnin, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Com a volta do setor de eventos ao modelo presencial e a aderência de grandes empresas, a SCHOTT Flat Glass do Brasil, que atende clientes na indústria de refrigeração comercial e supermercadistas, anunciou que estará na maior feira de alimentos e bebidas das américas, a APAS SHOW 2022, que ocorre entre os dias 16 e 19, de maio no Expo Center Norte em São Paulo. No evento, a SCHOTT Flat Glass do Brasil vai expor seus sistemas de portas e tampas de vidro para expositores verticais e horizontais refrigerados, destaque para as linhas Ampla e Plena de portas de média e baixa temperatura. Conhecido por sua atrativa aparência devido ao design…[+]
06 maio

Heineken lança projeto para ajudar pequenos varejistas a se conectarem com consumidores

Outro objetivo da iniciativa é ampliar a promoção digital dos produtos desses varejistas De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomenda pela Google em junho 2020, 67% dos compradores pesquisam e confirmam se o item tem estoque antes de ir até a loja. A preocupação com o estoque é um sinal evidente de que a disponibilidade é fator crítico para o varejo, fabricantes e distribuidores. Neste cenário, os pequenos varejistas sofrem para gerenciar a presença online de seus negócios, já que é comum que gestores entejam envolvidos nas operações e no relacionamento com clientes. Com intenção de ajudar o a conectar oferta e demanda, o grupo Heineken lançou um projeto para buscar maneiras de realizar esse projeto junto aos pequenos varejistas. Outro objetivo da iniciativa é ampliar a promoção digital dos produtos desses varejistas e a capacidade de reação à demanda. Para dar suporte ao projeto, a Heineken adotou a plataforma Gofind que, por meio de uma parceria com o Google, mantém o perfil dos varejistas atualizados com fotos, endereços e mais informações….[+]
06 maio

Agos tem resposta da GoiásFomento para linhas de financiamento para o setor

O setor do comércio, no qual estão inseridos os supermercados, foi responsável por mais de 50% do volume financeiro contratado, somando mais de R$ 105,8 milhões em contratos, com 57% do número de contratos finalizados em 2021. Assim, o setor de comércio tem sido o maior demandante de recursos para financiamentos empresariais e compõe importante elo da cadeia de negócios da economia em Goiás. Tendo em vista a importância do setor supermercadista para a economia goiana, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) solicitou junto ao Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, a criação de uma linha de crédito formulada ao setor supermercadista. No final de março, a Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) enviou resposta à Agos. Linhas – A GoiásFomento informou que dispõe de sete linhas de créditos (GoiásFomento Giro, GoiásFomento Investimento, GoiásFomento Eficiência Energética, GoiásFomento Turismo Capital Fixo, GoiásFomento Turismo Aquisição de Bens, GoiásFomento Turismo Giro Puro, GoiásFomento FCO) que atende o setor. Cada uma com detalhes específicos, sendo que três delas englobam o setor de…[+]