26 jan

2021 fecha com queda de 6,9% nas vendas e indica futuro conturbado para as grandes redes

O último ano serviu resultados fracos para o varejo alimentar, que fechou no vermelho. A queda geral não foi sentida só no caixa, mas nas mesas dos brasileiros. Segundo a plataforma de varejo Scanntech, as vendas do setor representaram alta de 5,2% no faturamento, não descontada a inflação oficial de 10%, o que, na prática, indica perda de valor. No acumulado dos 12 meses, houve queda de 6,9% em vendas e diminuição de 3% do fluxo de clientes nas lojas. Chama a atenção ainda o fim de ano fraco ante o mesmo período de 2020. As compras nas redes desaceleraram a partir de agosto e acabaram com o carrinho 6,3% menor em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Entrar em 2022 com esse cenário não é nada bom para o já conturbado horizonte do consumo no País. As grandes redes estão na pior situação. Perderam 1 ponto percentual em participação de mercado. A demanda se dividiu timidamente entre comércios de bairro e redes locais, mas acabou migrando mesmo para o atacarejo, cuja fatia cresceu 0,7…[+]
26 jan

Compras online transformam vendas de perecíveis

Maior parte das compras de FLV acontece por impulso, mas varejo digital diminui esse fator de consumo. E agora? O avanço das vendas online de supermercados deverá continuar a mudar a forma como o varejo lida com alimentos perecíveis. Isso porque embora o digital coloque o lojista frente a frente com o cliente a qualquer momento, a experiência de compra e a jornada de consumo são bem diferentes de uma visita a uma loja. “Tradicionalmente, 80% das vendas de perecíveis acontecem por impulso. O cliente vê que uma fruta está bonita e decide comprar na hora. Mas isso não acontece online”, afirma Bruce Peterson, CEO da consultoria Peterson Insights. “Comprar alimentos sempre foi uma experiência emocional e subjetiva”, complementa. Segundo o consultor, a tendência é que as áreas de FLV dos supermercados tenham menos itens no futuro, tanto no digital quanto no ambiente físico. Por outro lado, novas soluções de embalagens simplificarão a coleta e separação de produtos para delivery no ponto de venda. “Acredito que produtos sazonais se tornarão um negócio boutique, desenvolvido por players especializados. Já…[+]
26 jan

Faturamento das compras online supera R$ 150 bilhões em 2021, revela ABComm

Entidade constata que a consolidação do e-commerce é uma realidade na vida dos brasileiros e a tendência de crescimento segue aquecida A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) traz as expectativas para o e-commerce em 2022 e apresenta um balanço das vendas on-line em 2021. No ano passado, o mundo continuou a se adaptar à nova realidade que a pandemia estabeleceu para o consumidor. Desse modo, o crescimento do e-commerce chegou à marca de 19%. Já para este ano, a projeção é que o setor mantenha o crescimento gradativo e atinja os 12%. O novo coronavírus transformou o mundo, e com o Brasil não foi diferente. As restrições se mantiveram por algum tempo em 2021, mas o varejo físico viu a retomada gradativa de suas atividades ao passo que a vacinação avança. O cenário trouxe para o e-commerce um faturamento de R$ 150,8 bilhões. Para 2022, espera-se que o setor arrecade R$ 169,5 bilhões. O número de consumidores no comércio eletrônico também deve aumentar de 79,8 milhões (2021) para 83,7 milhões (2022). Já o ticket médio deve crescer de R$ 450 para R$ 460. Para o ano…[+]
25 jan

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, as projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o 1º de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado O desempenho do varejo nacional deve ser negativo no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (Ibevar), sobre as vendas no período. Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, as projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Já em comparação ao trimestre anterior, observa-se baixa de 0,35%. De acordo com a pesquisa essa queda deve ser sustentada pelas categorias de materiais de construção (-5,05%); móveis e eletrodomésticos (-3,73%); escritório, informática e comunicação (-3,61%); combustíveis e lubrificantes (-2,56%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,88%) e hipermercados e supermercados (-0,58%). Segundo o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, esse resultado é um importante alerta para a…[+]
25 jan

Entenda por que o medo da inflação pode gerar mais inflação nos supermercados

Se o consumidor acredita que os preços vão subir amanhã, ele compra tudo o que pode hoje. Mas o aumento da procura por um produto gera aumento de preço, mais inflação, e o Brasil é especialista nesse assunto Um fenômeno comum na economia brasileira encontra explicações na psicologia. É o mecanismo do comportamento humano que faz com que a inflação acabe alimentando mais inflação. Um olhar atento pelos corredores dos supermercados nota que estamos mudados pela inflação. “Em períodos como esse, você vende muito mais produtos de baixo valor agregado. Produtos de primeiro preço, que é uma forma do cliente também defender a sua renda, para que o seu salário continue com o poder de renda que tinha antes. Então, ele leva um volume maior e de produtos mais baratos”, explica Luiz Carlos Araújo, diretor regional do Assaí. Pode parecer contraditório encher o carrinho de compras inconformada com os preços.“Cada dia mais os preços estão um absurdo. Arroz, feijão, óleo, que é o que mais sobe hoje em dia. Coisa…[+]
25 jan

Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registra desaceleração na cesta dos derivados das carnes e da batata

Considerado um mês com alta no preço de alguns alimentos devido ao elevado consumo ocasionado pelas festas de fim de ano, dezembro apresentou inflação de 1,03% no Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). No período de janeiro a dezembro, o IPS registrado foi de 10,21%. O aspecto positivo é a redução de itens que integravam uma cesta de produtos inflacionados ao longo do ano, como as carnes. No caso dos derivados das carnes, ocorreu uma redução de 1,03% no mês, já que a cadeia produtiva não foi afetada pela demanda das compras das ceias natalinas e de Réveillon. Itens como peito de peru, presunto, toucinho defumado, empanados de frango e pertences de feijoada contribuíram para a deflação do índice geral dessa categoria. Dentre os hortifrutigranjeiros (produtos in natura), os tubérculos tiveram redução de 2,01% e de 9,07% no acumulado do ano, puxada principalmente pela batata, que deflacionou 19,62% no mês e 29,43% no ano. A queda no preço foi…[+]
24 jan

Perecíveis são chave para crescimento dos supermercados

Estudo da Deloitte mostra que redes americanas vão investir no aumento da área de vendas e em um maior sortimento de alimentos frescos em 2022 As vendas de alimentos perecíveis e refeições prontas nos supermercados americanos continuaram em alta em 2021 – e bem acima dos níveis pré-pandemia – apesar da recuperação do setor de foodservice. Isso não significa, porém, que não existam desafios a serem superados pelo setor neste novo ano. Um estudo realizado pela Deloitte mostra que a maioria das redes de supermercados considera as categorias de alimentos frescos como essenciais na estratégia de crescimento das vendas nos próximos três anos. O levantamento, que ouviu empresas que respondem por mais de 20% do total de lojas no varejo de alimentos dos Estados Unidos, indica que, para os executivos das empresas, a tendência de comer em casa continuará em alta mesmo depois do fim da pandemia. Para aproveitar as oportunidades, as redes de supermercados estão investindo no aumento do espaço nas lojas para itens frescos, na ampliação do sortimento da categoria e…[+]
24 jan

De cada 10 brasileiros, quatro preferem acessar direto o site da loja

Análise da Conversion mostra o resultado dos cliques no e-commerce em dezembro e a participação da busca orgânica pelo produto no Google Os principais varejistas virtuais no país receberam um total 1,72 bilhão de acessos no mês de dezembro. O número ficou próximo da média mensal de 2021, de 1,75 bilhão de acessos. Em relação ao mês anterior, período da Black Friday, dezembro teve uma baixa de 14,76% na audiência do e-commerce no Brasil. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO). De acordo com análise da Conversion, mesmo com o investimento e a demanda em queda em dezembro, algumas empresas cresceram, enquanto outras acompanharam a tendência de queda. O canal preferido para chegar às lojas é o “direto” (quando se digita o endereço da loja): ele representa 44% dos acessos. A busca orgânica (quando o cliente procura pelos produtos no Google), ficou com 26,6%. Já a busca paga (quando os clientes acessam os anúncios do site de busca) representou 19,4%. O tráfego de redes sociais representa apenas…[+]