16 fev

Consumidores usam estratégias para driblar a alta no preços de produtos, diz estudo

Com a alta de 11,8% no preço médio da cesta de consumo massivo entre janeiro e setembro em comparação ao mesmo período de 2020, brasileiros têm adotado estratégias para conseguir manter sua lista de compras. De acordo com acordo com relatório Consumer Insights, da consultoria Kantar, os consumidores têm optado por embalagens maiores de produtos de limpeza e menores nos alimentos perecíveis. O estudo da Kantar aponta que, por conta do aumento dos preços, os consumidores diminuíram a frequência de idas aos postos de venda (-2,1%) e também na quantidade de itens por viagem realizada (-1,8%), na comparação do período de janeiro a setembro 2021 com o mesmo período de 2020. Por outro lado, houve um aumento no valor comprado menor do que o dos preços, da ordem de 9,7% nesse mesmo intervalo. A cesta de limpeza teve aumento de 2% em toneladas e se manteve estável (-1%) em unidades. A economia está no preço médio. Com a inflação de 9% no valor das embalagens pequenas em 12 meses encerrados em setembro, consumidores têm optado por…[+]
16 fev

Como aumentar a margem do seu e-commerce em 2022? + Dados – Achismos!

Baseado em dados confiáveis, reais, e em experiências de líderes mundiais do varejo – e não em “achismos”! Varejistas e supermercadistas já sabem que é necessário estar presente nos canais digitais, já entenderam que a tendência dos consumidores é seguir comprando online, muitos até se adaptaram às pressas, mas para ver de fato o resultado ($) é necessário traçar uma estratégia omnicanal e ter um planejamento bem definido e alinhado com base no que o cliente quer.  Veja como o Walmart México aumentou suas vendas no online:“O nosso foco aqui é justamente colocar uma estratégia omnicanal. Então, eu não estou preocupado se o cliente está comprando no e-commerce ou na loja física. O que estou preocupado é que o que tenho como proposta de valor para esse cliente, atenda as suas expectativas. Estamos preocupados em blindar a melhor experiência para o cliente. A gente começou com entrega a domicílio há mais de 25 anos através de vendas no call center e começou a implementar operação de e-commerce há pelo menos 7 anos. Falando de 2020, a…[+]
16 fev

Brasileiros querem experimentar novos modelos de consumo de bens duráveis

Pesquisa da Nielsen revela que quase a totalidade da população está aberta a utilizar recursos de automação, personalização e realizar aluguel de aparelhos A BASES, unidade de negócios da NielsenIQ, líder em medição global e análise de dados, acaba de lançar a pesquisa “Novos modelos de negócios em bens duráveis – os consumidores estão prontos?” feita no Brasil, Alemanha, EUA e Índia, que mostra que, após a pandemia, 93% dos consumidores brasileiros estão abertos a experimentar novos modelos de consumo para bens duráveis – como eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Na comparação com a média global entre os quatro países que participaram da pesquisa (75%), os consumidores brasileiros são os mais propensos a experimentar os novos modelos de consumo propostos. Dentro dos novos modelos apontados pela pesquisa estão automação, recursos de personalização, aluguel de produtos (leasing) e pagamento por uso (pay per use). “Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas de bens duráveis aumentaram, devido à nova dinâmica do dia a dia das famílias,…[+]
16 fev

Regional AGOS Aparecida de Goiânia dá início a ações junto ao Sebrae

O presidente da AGOS, Gilberto Soares da Silva, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16) com a diretoria da regional AGOS Aparecida de Goiânia para receberem representantes do Sebrae Goiás. A parceria visa, por meio do programa Brasil Mais, oferecer aos supermercadistas assessoria nos negócios, principalmente relacionada a gestão.As atividades a serem desenvolvidas foram pontuadas, tendo boas expectativas por parte da diretoria. Os trabalhos, que já vêm sendo executado com sucesso pelo Sebrae, agora ganham apoio da AGOS e devem ganhar um maior número de adesão. O encontro contou também com a advogada do escritório Caldeira e Vasconcelos, Dra. Aracele Leal e do consultor parceiro da AGOS, Rogério Bernal, que fizeram uma rápida apresentação da atual situação do segmento. Fonte: Assessoria de Imprensa AGOS – Comunicare [+]
16 fev

Associação busca ampliar parcerias que beneficiam associados

A AGOS tem buscado oferecer aos associados ações diferenciadas, com intuito de deixar o segmento supermercadista cada vez mais forte. Neste intuito, o presidente Gilberto Soares da Silva e os assessores jurídico, Dr. Reginaldo Vasconcelos e de assuntos institucionais, Francisco Lopes de Araújo estiveram no dia 15 de fevereiro reunidos com o economista da Valorimex, Idelfonso Camargo, para juntos definirem uma série de assuntos ligados ao planejamento estratégico da associação, das linhas de créditos voltadas ao segmento supermercadista, às ações ligadas à Escola AGOS e parcerias. O resultado disso serão uma série de benefícios ao setor e consequente aos associados. Fonte: Assessoria de Imprensa AGOS – Comunicare [+]
15 fev

Brasil segue em 3º no consumo de carne, mas a de 2ª domina e o ‘churrasco na laje’ cresce

O Brasil aparece em terceiro lugar entre os países que mais consomem carne no mundo, mas da bovina 14,1% são de segunda e apenas 7% são de cortes nobres de traseiro, dentro do guarda-chuva geral de 24,6 kg per capita anual. O estudo da plataforma CupomValido, como base em levantamentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), não revela, mas a colocação brasileira, deve ter caído no último ano. Com base na Pesquisa nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, organizações brasileiras estimaram que a classe média perdeu 4,9 milhões de pessoas em 2021, ficando em torno de 100 milhões. Além da natural dianteira da classe A, essa faixa sócio-econômica é que sustenta a cadeia de proteínas animal. Como aumentou a faixa populacional da pobreza, da classe C para trás, o ‘churrasquinho na laje’ cresceu, especialmente depois, ainda, que o boi de consumo interno passou a ser contaminado pelo valor do de exportação, contribuindo mais para a inflação. De todo modo, o trabalho documentado pela plataforma CupomValido atesta a presença…[+]
15 fev

Aumento de 12% nos preços faz brasileiro racionalizar compras e buscar praticidade

Embalagens econômicas ganham mais espaço no carrinho de compras para equilibrar gastos O brasileiro vem fazendo escolhas mais inteligentes para driblar a inflação dos preços de alimentos, bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza. O preço médio da cesta de consumo cresceu 11,8% entre janeiro e setembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, segundo o relatório trimestral Consumer Insights, da Kantar. Para as compras caberem no bolso, os brasileiros diminuíram frequência de idas aos canais de venda (-2,1%) e também as unidades por viagem realizada, com uma queda de 1,8%. Os consumidores também optaram por embalagens maiores em categorias de limpeza, principalmente em amaciantes, água sanitária e alvejante sem cloro. A cesta de limpeza cresceu 2% em toneladas e se manteve estável (-1%) em unidades. A racionalização está no preço médio. Para embalagens grandes, o preço aumentou 6%, mas em unidades aumentou ainda mais (9%). Para manter o consumo de perecíveis e mercearia doce, a saída encontrada pelos consumidores foi buscar embalagens menores. A…[+]
15 fev

Depois de um ano estável, indústria de produtos de limpeza prevê crescimento de 2%

Mesmo com a pressão nos custos das matérias-primas, os artigos de limpeza acumularam alta de preços bem menores que a inflação Segundo dados da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, o setor encerrou o ano de 2021 com os níveis de produção estáveis sobre 2020. Este é o segundo ano seguido de estabilidade. “Mais uma vez, foi um ano marcado pela volatilidade na produção, mas que terminou em níveis equivalentes. Revisamos nossas projeções, durante o ano, e creio que, dadas as circunstâncias, foi um bom resultado, até porque, nossa produção crescia, em um ritmo bem superior ao PIB e à indústria geral, nos anos anteriores à pandemia”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA. Crescimento da indústria de limpeza nos últimos 5 anos Engler afirma que a indústria ligada ao setor conseguiu administrar bem as dificuldades na obtenção de insumos e componentes e que, hoje, a cadeia produtiva…[+]