04 abr Ovos de Páscoa ficam 15% mais caros nos supermercados e alta atinge artesanais Da guerra na Ucrânia ao petróleo, soma de fatores fará brasileiro pagar mais pelo chocolate em 2022 Em meio a aumentos generalizados, reflexo da guerra no Leste Europeu, da alta do petróleo e de uma inflação acumulada de 10,79% nos últimos 12 meses, o consumidor também vai pagar mais caro pelos ovos de Páscoa nos supermercados. Eles encareceram, em média, de 12% a 15% em 2022, em relação ao mesmo período do último ano, estima a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). E, ainda que haja opções mais baratas, quem recorrer aos ovos artesanais não vai escapar dos reajustes. Os confeiteiros vão compensar a inflação dos insumos repassando os custos para o consumidor. O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, argumenta que uma série de aumentos na cadeia produtiva da Páscoa justificaria o preço mais elevado dos ovos de chocolate neste ano. “A produção envolve uma cadeia extensa. O cacau subiu, o leite subiu, o açúcar subiu, as embalagens subiram. Também há os outros fatores de produção, como a energia elétrica, os combustíveis e a…[+]
04 abr Pandemia acelera aposta em marca própria pelas grandes varejistas Crise global de suprimento e disparada de inflação levam grandes redes a ampliar a oferta de itens sob encomenda nos supermercados A pandemia e a disparada da inflação aceleraram o avanço das marcas próprias de alimentos, bebidas, itens de higiene e limpeza no carrinho de compras do brasileiro e nas prateleiras dos supermercados. Nos últimos anos, gigantes do varejo já vinham investindo na melhoria da qualidade de produtos feitos sob encomenda. Com preços, em média, 20% menores do que os das marcas líderes, a intenção das varejistas com a marca própria sempre foi fidelizar o cliente. No entanto, nos dois últimos anos, as vendas de marca própria ganharam um impulso extra. Com a quebra das cadeias de suprimentos provocada pela pandemia, o que resultou na falta de itens e mais inflação, o consumidor optou por experimentar novos produtos com preços mais em conta. E a marca própria entrou no radar das compras. Levantamento da GS Ciência do Consumo, feito a pedido do Estadão, mostra que o brasileiro gastou, em média, 22,5% a mais com a compra…[+]
04 abr Indústria reforça verbas e parcerias para alavancar vendas no varejo Novas estratégias foram traçadas diante a queda no movimento gerada pela pandemia e crise econômica O cenário atual de disputa mais acirrada entre as marcas, após a queda na renda do consumidor, tem feito a indústria gastar mais para tentar melhorar as vendas. Verbas pagas às redes varejistas, ou negociações envolvendo descontos em fatura, perderam força no primeiro ano de pandemia, mas voltaram a se acelerar com níveis acima aos dos últimos cinco anos. Segundo levantamento, em balanços de oito grandes cadeias que publicam esses números, foram pouco mais de R$ 2 bilhões em verbas comerciais de fabricantes às varejistas em 2021, avanço de 11,6% sobre 2020. Essa taxa de expansão é mais que o dobro do crescimento médio anual de 5,7% verificado desde 2016. Pelos cálculos, em 2020, houve queda de 3,4% no montante total em relação a 2019. Quando a crise sanitária começou, dois anos atrás, a liberação do auxílio emergencial do governo sustentou a demanda acelerada no consumo. Sem a necessidade de as empresas bancarem ações muito mais agressivas, algumas…[+]
02 abr Decreto em Goiânia libera uso de máscara em locais fechados O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, assinou no dia 1º de abril decreto que libera uso de máscara em locais fechados. Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial. A liberação começou a valer na sexta-feira, e ocorre em meio à queda na taxa de transmissão do coronavírus no município, e ao avanço da vacinação. Atualmente, Goiânia tem 84,3%% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 77,1% com a segunda dose, e 34% com a dose de reforço. O prefeito destaca que “o cuidado individual e o cumprimento do esquema vacinal são medidas essenciais para seguirmos em frente com saúde para todos”. O decreto acompanha nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atualiza a situação epidemiológica no município, e indica redução significativa de casos de Covid-19, na capital. O uso de máscara é aconselhado, também, em locais que possuem maior risco de transmissão do vírus, como espaços com aglomerações, onde não seja possível manter o distanciamento social. Em Aparecida de Goiânia o uso de…[+]
01 abr Preço dos derivados lácteos tem forte valorização em março Oferta/Preço – Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista registraram importante elevação ao longo de março, refletindo a baixa disponibilidade interna de leite e recuo nos estoques industriais. Todos os principais derivados tiveram altas contínuas de preços, com destaque para o leite UHT e o queijo muçarela, com valorizações de 17,4% e de 19,9% sobre fevereiro. A aproximação da entressafra e a baixa oferta de leite tem viabilizado os repasses de preços junto aos varejistas. No mercado Spot, o mês de março também foi de valorização do leite cru, com forte alta na segunda quinzena. Acesse aqui a matéria na íntegra Fonte: Terra Viva [+]
01 abr Preço fervendo! Consumidor assustado com alta do valor do litro do leite nos estabelecimentos O consumidor está refazendo as contas para não ficar sem o leite na mesa. A caixa com doze unidades, dependendo da marca, não sai por menos de R$ 40,00. Colocar o leite no carrinho de compras está ficando cada vez mais complicado para o consumidor, se antes a escolha era pela embalagem de doze unidades, agora vai apenas o necessário para o café da manhã ou uma receita especial. Os preços estão fervendo! Para aliviar os preços aos clientes, os supermercados estão colocando marcas mais em conta nas prateleiras. Neste cenário de inflação, a dica para os consumidores é presquisar e aproveitar as promoções. A falta de insumos para a ração do rebanho e a disparada do preço dos combustíveis vem pressionando o valor dos derivados lácteos. Nos últimos doze meses, os custos de produção subiram 25% e foram repassados aos consumidores. De acordo com estudo do Cepea, o valor do litro de leite negociado entre as indústrias* em Minas Gerais subiu de R$ 2,13 na primeira quinzena de fevereiro, para R$ 2,93 no…[+]
01 abr Palestra com Procon Goiás tem nova data A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com o Procon Goiás, informa que a palestra “CDC e atividades de fiscalização do Procon Goiás”, com o gerente de fiscalização do órgão, Antonísio Teixeira, anteriormente agendada para o dia 5 de abril, tem nova data: 13 de abril, às 16h, no auditório da associação. O objetivo da exposição do tema é capacitar os colaboradores dos supermercadistas associados à Agos – entre eles gerentes, repositores, balconistas, operadores de caixa – sobre como é feita a fiscalização e quais as medidas para cumprir o Código de Defesa do Consumidor. Faça agora mesmo a sua inscrição: https://forms.gle/v2x7YniL4UwfJe3A6 Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
01 abr Reunião entre Agos e Secon tratou sobre convenção coletiva O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, juntamente com os diretores José Elias, Ulisses dos Santos e Fernando Viandelli, os assessores: jurídico Dr. Reginaldo Vasconcelos e de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, e o supermercadista Luiz Carlos, se reuniram no dia 31 de março com o assessor jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado de Goiás (Secon), Dr. José Nilton, para tratarem sobre a Convenção Coletiva 2021/2022. Enquanto o Secon busca entendimento entre os trabalhadores e os empresários, a Agos expôs que o supermercadista defende o direito ao trabalho. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]