30 maio Queda de Chicago e desvalorização do dólar baixam preços da soja no país Após três sessões no positivo, mercado foi pressionado pela queda do petróleo O mercado brasileiro de soja apresentou preços mais baixos novamente nesta quinta-feira (24). A combinação de queda na Bolsa de Chicago (CBOT) com desvalorização do dólar voltou a pesar sobre as cotações no país. O produtor tentou novamente assimilar o comportamento da bolsa e câmbio, e o mercado terminou vazio de ofertas, com fraca movimentação. – Passo Fundo (RS): a saca de 60 quilos caiu de R$ 203,00 para R$ 201,50 – Região das Missões: a cotação recuou de R$ 202,00 para R$ 200,50 – Porto de Rio Grande: o preço caiu de R$ 206,00 para R$ 204,50 – Cascavel (PR): o preço baixou de R$ 197,00 para R$ 193,00 a saca – Porto de Paranaguá (PR): a saca caiu de R$ 201,00 para R$ 197,00 – Rondonópolis (MT): a saca baixou de R$ 184,00 para R$ 183,00 – Dourados (MS): a cotação baixou de R$ 188,00 para R$ 185,00 [+]
27 maio Unicórnio na contramão: supermercado digital Facily acumula prejuízos e demissões Startup registra 211 mil queixas no Procon e inadimplência junto à fornecedores da plataforma Em meio ao crescimento das startups brasileiras, o hipermercado digital Facily parecia ser uma das maiores histórias de sucesso no cenário recente de inovação. Em dezembro de 2021, pouco mais de três anos desde a sua fundação, a companhia atingiu o status de “unicórnio” (startup avaliada acima de US$ 1 bilhão). Por trás do título, porém, havia uma empresa com problemas, que foram expostos apenas quatro meses mais tarde, quando mais de mil pessoas foram demitidas, entre funcionários diretos e terceirizados. A Facily atua como um hipermercado digital, vendendo alimentos e produtos de limpeza por meio de um app. Para diminuir custos, a startup entrega as mercadorias em pontos de retirada, locais estratégicos onde o próprio cliente busca as compras. A cadeia simplificada atraiu investimento. Em novembro e dezembro de 2021, a companhia levantou US$ 385 milhões – a captação fez a Facily fechar o ano atrás apenas de nomes como Nubank e QuintoAndar. Com o caixa cheio, a…[+]
27 maio Campanha da Abras apoia logística reversa A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está promovendo uma campanha de logística reversa com o objetivo de cuidar do meio ambiente. #ReciclamosJuntos é uma campanha que se propõe a unir o consumidor e o mercado como partes de uma mesma engrenagem. É urgente que as redes supermercadistas divulguem a logística reversa para que os consumidores façam a sua parte e o ciclo continue, reitera a Entidade. Por isso, a entidade nacional supermercadista está disponibilizando um material de conscientização para as empresas de todo o Brasil aderirem à iniciativa e divulgarem sobre a importância da logística reversa. Os logos e artes podem ser baixados para impressão e divulgação nas redes sociais clicando aqui. Fonte: Acats [+]
27 maio Representantes do Banco Safra são recebidos pelo presidente da Agos As parcerias permitem que certas habilidades sejam acionadas conforme a necessidade da estratégia. E é nesse sentido que a Associação Goiana de Supermercados (Agos) busca costurar suas ações. Na prática, as parcerias são relações de colaboração, criando um laço de cooperação mútua. No dia 25 de maio, o superintendente do Banco Safra, Isaú Vieira de Paula, acompanhado de Gláucia Silva Carvalho e Jonathan Kayque, fizeram uma visita de cortesia à Agos. Na ocasião, foram recebidos pelo presidente, Gilberto Soares, e pelo assessor de assuntos institucionais Francisco Lopes de Araújo. Além de apresentar os produtos e benefícios da instituição financeira aos supermercadistas, sinalizaram uma possível participação na SuperAgos 2022, maior feira do segmento supermercadista do Centro-Oeste, agendada para os dias 13, 14 e 15 de setembro. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
27 maio Agos recebe vereador Anselmo Pereira O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, recebeu no dia 25 de maio a visita do vereador de Goiânia, Anselmo Pereira. Além de conversarem sobre a estrutura predial da Agos e das ações que a entidade vem desenvolvendo em prol do associado supermercadista, eles retomaram o assunto referente a construção de baias de estacionamento e a revitalização da área em frente à sede da Agos, localizada na Avenida C-7, Quadra 80, Lote Área, Setor Sudoeste. O pedido já é antigo e foi aprovado na gestão do então prefeito à época, Iris Rezende Machado, sob argumento de que a necessidade se dá afim de facilitar e organizar o intenso trânsito local, por ser uma região de movimento comercial e de ligação de importantes vias. Anselmo se comprometeu a dar andamento à solicitação. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
26 maio Abertura de atacarejo marca progresso de rede Loja fica em uma Região Metropolitana com circulação diária de milhares de pessoas no entorno Depois da primeira unidade em Contagem, o grupo Economart expandiu para cidades no interior de Minas Gerais e agora chega à capital mineira, com uma grande inauguração. A unidade em Belo Horizonte, fica na rodovia Papa João Paulo II (Linha Verde), número 3.135, no bairro Serra Verde – ao lado da Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais. A nova loja conta com uma área 5.200 m² e gerou mais de 250 empregos diretos. A localização privilegia o acesso de consumidores, tanto da capital, como de várias cidades da região, especialmente do vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Economart atua no formato de atacarejo e disponibiliza um sortimento de mais de 10 mil produtos, nas diversas seções como bazar, açougue, mercearia, bebidas em geral, higiene e beleza, frios e laticínios e hortifrutigranjeiros, para quem compra no varejo e no atacado. Esta segunda opção é ideal para as compras…[+]
26 maio Índice de ruptura bate média histórica Dados da Neogrid revelam que a Guerra da Ucrânia foi um dos motivos para o problema Em abril, de cada cem produtos que o consumidor buscou nos supermercados, 11 não foram encontrados. Este número já foi maior em janeiro deste ano (12). Mas, ainda assim, o dado de abril é superior ao da média histórica do setor (8). O levantamento é da Neogrid, empresa de tecnologia que presta serviços para o varejo, em consulta a cerca de 20 mil supermercados espalhados pelo país. A escalada da inflação é o principal motivo apontado pela Neogrid ao divulgar o índice de ruptura dos supermercados no mês passado, de 10,8%. “A inflação mexe com a cadeia de abastecimento. As negociações entre a indústria e o varejo demoram mais, resultando em falta de produtos”, diz Robson Munhoz, diretor da empresa. A guerra na Ucrânia, que causou a interrupção da produção de vários produtos, como o trigo, diz ele, também provocou a redução na oferta de vários produtos, com…[+]
25 maio Cerca de 10 milhões de lares foram atraídos pelo autosserviço e lojas de vizinhança em 2021 Conheça detalhes do terceiro Estudo Omnichannel da Kantar e os novos hábitos do consumidor Nos últimos dois anos, consumidores e canais de compras passaram por um processo de reinvenção para se adequar à nova realidade. De acordo com a 3ª edição do relatório Winning Omnichannel Latam 2022, produzido pela Kantar, o consumidor latino está mais experiente, compra em canais diversos e seu gasto é mais fragmentado. Novos canais se destacaram, como farmácias e lojas especializadas, além do formato atacarejo, que continua crescendo constantemente na América Latina. No Brasil, os principais destaques no ano passado foram os canais atacarejo e pequeno varejo de autosserviço, que conquistaram maior número de novos lares. Canais menores e de proximidade também se fortaleceram no segundo ano da pandemia no País, evidenciando que conveniência é fator de escolha do consumidor na hora de comprar. O pequeno varejo de autosserviços conquistou 7,6 milhões de novos lares compradores em relação ao ano pré-pandemia (2019) e hoje representa o maior valor total gasto (23,6%) pelo brasileiro…[+]