Agos | Associação Goiana de Supermercados
13
jul
Inflação para famílias com renda mais baixa é de 0,62% em junho
INPC acumula 5,61% no ano e 11,92% em 12 meses
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, ficou em 0,62% em junho deste ano, percentual acima dos observados em maio (0,45%) e em junho do ano passado (0,60%).
Segundo dados divulgados hoje (8), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o INPC acumula 5,61% no ano e 11,92% em 12 meses.
Inflação
Em junho, o INPC ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país: 0,67%. Apesar disso, nos acumulados do ano, o IPCA apresentou valores mais baixos: 5,49% no ano e 11,89% em 12 meses, respectivamente.
Em junho último, os produtos alimentícios medidos pelo INPC tiveram inflação de 0,78% ante 0,63% de maio. Os não alimentícios registraram 0,57% em junho ante 0,39% em maio.
Fonte: Agência Brasil
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12
jul
Cenário econômico acelera a importância do comércio online
Empresas que focam na digitalização e logística vendem mais, inclusive os atacarejos
Uma das tendências aceleradas pela pandemia, a compra online de produtos de supermercado se tornou parte indispensável da estratégia e do faturamento dos principais varejistas do país.
Segundo números da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), 44% dos supermercadistas vendem pelo WhatsApp, e 36% operam por ecommerce.
Não apenas os novos hábitos introduzidos com a crise sanitária, mas também os preços dos alimentos têm colaborado para que o consumidor, pressionado pela crise na hora da compra, procure tanto novos canais como novos centros de compra.
A inflação de alimentos e bebidas medida pelo IBGE nos últimos 12 meses registrou alta de 13,47% até abril, mas para alguns produtos da cesta básica a variação no preço ao consumidor pode chegar a quase 200%.
O DataFolha fez uma pesquisa onde avaliou as respostas dos consumidores em relação aos fornecedores de artigos de supermercado pela internet.
Pelo estudo, os vencedores no segmento atacadista são Assaí e…[+]
12
jul
Indústria de massas, biscoitos e pães prevê discreto crescimento em 2022
Nem mesmo a proximidade da Copa do Mundo pode incrementar os números, avaliam os empresários
Depois de apresentar um bom crescimento em 2020, em torno de 6% no volume de vendas, o setor de biscoitos, massas e pães e bolos industrializados preveem encerrar o ano de 2022 com uma elevação menor no volume, em torno de 1%. Apesar de parecer um crescimento pequeno, esse ainda seria um bom resultado, disse Claudio Zanão, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).
“Nossa expectativa é de crescimento de volume em torno de 1% no máximo. Mas se estabilizar em 0% será um bom resultado também”, disse ele durante o 17º Congresso Internacional das Indústrias. “A nossa categoria de produtos vem se mantendo muito bem durante a pandemia. Houve um crescimento maior em 2020, com o auxílio-emergencial. Em 2021 e 2022 houve uma queda, mas em paralelo a 2019, que era período pré-pandemia. Então não há nenhum motivo para uma explosão de consumo novamente”, explicou.
Nem mesmo a proximidade da Copa do Mundo pode…[+]
11
jul
Qual o comportamento do cliente com a inflação acima de 10%?
Consumidor retoma estratégias da década de 80 quando o Brasil enfrentava a hiperinflação
Com o litro do leite e o pacote pequeno de café na casa dos R$ 10, a cartela de ovo a R$ 17 e o quilo do queijo a preço do que era o filé mignon, o brasileiro está se virando como pode para esticar o salário ao longo do mês, o que afeta toda a cadeia de suprimentos. Para lidar com inflação que está há dez meses acima de 10%, consumidores, varejistas e fabricantes mudaram o jeito de comprar alimentos.
O consumidor voltou a adotar uma estratégia comum nos anos 1980, período da hiperinflação: ir ao mercado logo que recebe o salário. Mas, em vez de fazer a compra inteira do mês logo de largada, essa ida inicial ao mercado se concentra nos itens básicos.
Os produtos não essenciais ficam para depois, numa caça a promoções que usa estratégias típicas da nova geração: tecnologia para consultar ofertas, redes sociais em busca de dicas. Do lado das empresas, a receita…[+]
11
jul
Conheça a primeira loja 100% autônoma e sem funcionários de Goiânia
Cliente é quem guia processo de compras usando um aplicativo da loja
O ‘supermercado do futuro’, modelo que dispensa a presença de qualquer funcionário no atendimento, já é realidade em Goiânia. A loja Zaitt, localizada na Rua C-255, no Setor Nova Suíça, oferece um serviço onde o consumidor paga e leva os produtos para casa sem contato com vendedores ou operadores de caixa.
Pioneira neste mercado no Brasil, a startup brasileira surgiu em São Paulo em 2019. Com uma unidade própria na capital paulista, atua também em modelo de franquias em todo o país.
Além de Goiânia, há lojas abertas em cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília, Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Maceió (AL). Até o fim do ano, a expectativa da Zaitt é que o número chegue a 35 mercados no Brasil.
Os estabelecimentos ficam abertos 24 horas por dia, sete dias por semana. Entre as principais vantagens, é evitar as filas, comuns em supermercados e lojas de conveniência.
Como comprar
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08
jul
Agos Regional Aparecida de Goiânia traça atividades para o segundo semestre
Visando ampliar as ações da Agos Regional Aparecida de Goiânia, os diretores Mário Junior e Márcio Roney se reuniram com o presidente da Agos, Gilberto Soares, e o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, na última quinta-feira (07/07).
Os quatro fizeram um levantamento das iniciativas em andamento na cidade e traçaram um cronograma de visitas aos supermercadistas, associados e não associados, daquele município, com intuito de fortalecer os laços e buscar novos apoio e, consequentemente, novos afiliados.
Também propuseram reuniões de network para trocar experiências visando maior interatividade, relacionamento e troca de ideias entre o segmento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare
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08
jul
Brasileiro troca almoço por lanche
Indústria reajusta produtos e clientes reduzem quantidade de itens no carrinho
Em um cenário de alta de preços, os brasileiros reduziram a quantidade de produtos consumidos. O valor desembolsado com uma cesta de 120 categorias de itens, entre alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza, avançou 13,1% no primeiro trimestre de 2022, ante igual período de 2021. Mas na quantidade de produtos houve recuo de 5%.
Os dados são de um estudo da consultoria Kantar, antecipado com exclusividade pelo periódico. Quando se considera o preço médio por unidades (cada produto ou embalagem), a alta foi de 13,7%.
Os dados do relatório “Consumer Insights 2022” mostram mudanças de hábitos também nos gastos fora de casa. Neste caso, o preço médio por produto cresceu 11%, acompanhado por um recuo de 10% na quantidade consumida. O valor, no entanto, se manteve estável.
“Este primeiro trimestre de 2022 é um primeiro início de…[+]
08
jul
PIX Garantido: vem aí uma nova ameaça aos cartões de crédito
Previsto para ser lançado ainda este ano pelo Banco Central, o PIX Garantido será um forte concorrente dos cartões de crédito e poderá ajudar a derrubar as atuais taxas de juros. Isso porque ele permitirá o parcelamento das compras, otimizando o processo tanto de pagamento quanto de recebimento, ou seja, será um grande atrativo para clientes e empresas. Cada vez mais popular, o PIX já faz parte do dia a dia dos brasileiros e, agora, estará ainda mais funcional por meio dessa expansão.
Entenda como funciona o pix garantido
O PIX Garantido funcionará na mesma dinâmica de um cartão de crédito, abrindo espaço de tempo para o consumidor pagar o boleto.
Com um valor limite, o novo serviço poderá ser utilizado tanto em compras à vista quanto em parceladas, sem a necessidade de um cartão magnético.
A grande mudança é que atualmente o PIX só possibilita a realização de pagamentos feitos à vista, isto é, com o dinheiro que se encontra disponível na conta do pagador.
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