18 abr

Indústria de massas e biscoitos fatura R$ 50 bi em 2021

Entretanto, volume de vendas caiu no segundo ano da pandemia como contabiliza a Abimapi A Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) divulga as informações do desempenho do setor, referentes ao ano de 2021. O levantamento realizado pela consultoria Nielsen, apontou que juntos, os segmentos movimentaram R$ 50,4 bilhões, 13% acima do valor do faturamento alcançado em 2020 (R$ 44,6 bilhões) e 4,8 milhões de toneladas em volume de vendas, 1,4% a menos que o ano anterior (4,9 milhões de toneladas). Neste balanço, a Associação adicionou à suas estatísticas mais uma categoria auditada: farinha de trigo doméstica. Em 2020 com a chegada da pandemia, as parcelas do auxílio emergencial pelo governo federal foram determinantes para as vendas do setor. Já o ano de 2021 apresentou cenário de dualidade do avanço da vacinação em conjunto com o encerramento do auxílio emergencial, impactando renda. “A indústria enfrentou desafios, foi um ano de constante aumento do dólar, instabilidade política o que resultou em um cenário de alta na inflação e crise econômica…[+]
18 abr

Agos e Sebrae seguem juntos com o programa Brasil Mais

Uma parceria, entre a Associação Goiana de Supermercados (Agos) – por meio da Escola Agos e a Agos Regional Aparecida de Goiânia – e o Sebrae Goiás, rendeu na realização de um projeto que disponibiliza aos empresários do ramo de supermercados acesso personalizado ao programa Brasil Mais, do Sebrae. Totalmente gratuito, o Brasil Mais oferece atendimento especializado e acompanhamento contínuo por quatro meses para aumentar a competitividade da empresa e é considerado o maior programa de inovação e produtividade da América Latina. Mais de 67 mil empresas já passaram pelo programa e relataram que tiveram, em média, aumento de 45% no faturamento e 87% de aumento em sua produtividade. Inicialmente, 14 supermercados associados de Aparecida de Goiânia fazem parte do projeto que é acompanhado de perto pelo Sebrae Regional Metropolitana. O agente local de inovação (ALI) do Sebrae, Victor Miranda, é quem faz as visitas aos supermercadistas. “Temos notado, até o momento, que os empresários têm sido participativos. Percebemos que eles têm gostado bastante e estão aprendendo muito com o programa”, afirma. O…[+]
14 abr

Consumo cresce nos atacarejos e cliente que pode, estoca

Levantamento da Nielsen registra a movimentação das redes com seus diversos formatos no primeiro trimestre em tempos de inflação elevada Um mapeamento das vendas do varejo no primeiro trimestre, realizado pela NielsenQI e obtido com fontes do setor, mostra que o comércio de autosserviço (que inclui supermercados) finalmente parou de perder volume de vendas, mas por conta de uma relação de dependência ainda maior do desempenho do atacarejo e das farmácias. Não foi um movimento de recuperação generalizado, indicando que a inflação ainda compromete os números do setor no ano. Três redes ouvidas, de atacarejo e de drogarias, que vêm buscando entender melhor o comportamento de compras, perceberam um maior movimento de estocagem de produtos em março, pelo cliente com algum recurso livre disponível, para se proteger de novas escaladas dos preços nas lojas. Isso antecipou parcela da venda para o mês passado, em medicamentos (que todos os anos são reajustados em abril), e em alimentos não perecíveis, frente à expectativa de que a guerra no leste europeu encarecesse mais os produtos. No…[+]
14 abr

Procon Goiás esclarece dúvidas de supermercadistas da Agos durante encontro

A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com o Procon Goiás, realizou no dia 13 de abril, um bate papo entre o gerente de fiscalização do órgão, Antonísio Teixeira, o fiscal Henrique Figueiredo Teixeira e aproximadamente 100 supermercadistas goianos. O presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, abriu o encontro, que teve como tema principal “CDC e atividades de fiscalização do Procon Goiás”, expondo as principais dificuldades do setor junto ao órgão de fiscalização. “Nosso objetivo, ao expor esse tema, é capacitar colaboradores de supermercados associados à Agos – entre eles gerentes, repositores, balconistas, operadores de caixa – sobre como é feita a fiscalização e quais as medidas para cumprir o Código de Defesa do Consumidor”, enfatizou. Antonísio esclareceu que a maioria das ações do Procon Goiás é de caráter educativo e orientativo, uma vez que faz o atendimento direto dos consumidores, monitora o mercado de consumo estadual, recebe denúncias e reclamações, apura irregularidades e de forma complementar cumpre os objetivos da Política Nacional de Defesa do Consumidor, promovendo a proteção e defesa dos consumidores…[+]
13 abr

TJ-GO suspende taxa de incêndio em Goiás

Ação da Fecomércio-GO questiona constitucionalidade da cobrança. Relator diz que Corpo de Bombeiros só pode ser mantido por impostos A Taxa pela Utilização Potencial de Serviço de Extinção de Incêndios foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). O Órgão Especial do TJ-GO analisou medida cautelar da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e considerou a tributação inconstitucional. Segundo os desembargadores, os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar devem ser custeados por meio do recolhimento de impostos, não por taxas. O dinheiro era cobrado pelo Estado e repassado à corporação. A cobrança da taxa ficará suspensa até que o mérito da ação seja analisado. Segundo o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), desembargador Jairo Ferreira Júnior, impostos são o único meio para manter o Corpo de Bombeiros, uma vez que os serviços de segurança pública prestados pela instituição estão no rol de atividades essenciais. O relator também citou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já proferiu decisões semelhantes, citando o…[+]
13 abr

Sustentabilidade é oportunidade para supermercados

Varejo pode ter papel importante na transformação da cadeia de alimentação, mas envolvimento precisa começar pelo alto escalão das empresas As ações das empresas rumo a um futuro mais sustentável têm aumentado sua visibilidade e valor econômico. Colocar em prática todo o potencial é complicado, porém: com mais de 500 milhões de pessoas envolvidas em toda a cadeia, o setor de alimentação responde por 34% das emissões globais de gases de efeito estufa. “Acredito que os supermercados estão em uma posição única para serem uma força de mudança em direção à sustentabilidade dos negócios”, afirma o relatório The State of Grocery Retail Europe 2022, publicado pela McKinsey. Segundo o estudo, este é um “momento da verdade” que exige que os líderes das redes supermercadistas coloquem a sustentabilidade como uma prioridade estratégica. Uma prioridade que não tem relação somente com criar um mundo melhor, mas também tem um impacto econômico positivo: o estudo afirma que, embora apresente potenciais riscos, os benefícios de adotar medidas sustentáveis podem trazer um aumento de 25% a 30% nos…[+]
13 abr

Conheça os motivos que levaram o cliente a rever os gastos para a Semana Santa com ovos, bacalhau e pescados

A festa em Família vai acontecer, mas com menor variedade de pratos como retratam as pesquisas do Ibevar e da Hibou A alta da inflação e a queda do poder aquisitivo diminuíram o interesse dos brasileiros em gastar nesta Páscoa. Uma projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) indica queda de 6,7% na intenção de compra nesta Páscoa em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa indicou ainda mudança na preferência dos consumidores na escolha de marcas de chocolate e dos ovos.  Para o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, o aumento da inflação e a consequente diminuição do poder de compra do consumidor são os principais fatores causadores desse cenário. “As necessidades e prioridades das pessoas mudaram e, assumindo que os itens sazonais de Páscoa são supérfluos, podem ser deixados de fora dos orçamentos”, comenta, em nota à imprensa.  A retração de intenção de compra nessa Páscoa reflete também o fim do auxílio emergencial, que impulsionou as projeções do ano passado em relação a 2020….[+]
13 abr

Busca por grão dispara com inflação elevada

Brasileiro tem adotado novos hábitos de consumo diante a queda no poder de compra A entressafra deverá fazer o preço do feijão carioca aumentar até o fim deste mês no país e se estabilizar apenas em meados de maio, quando a segunda safra de Minas Gerais e do Paraná começar a chegar ao mercado. Teoricamente, o movimento frearia a demanda do consumidor final, mas não é o que tende a acontecer. A queda da renda da população e o temor com a inflação têm levado as pessoas a comprar mais feijão e a deixar de lado outras proteínas mais caras, como carnes e ovos. A Horus, empresa de inteligência de mercado cujas análises são baseadas em dados que constam em cerca de 20 milhões de notas fiscais emitidas por mês, fez uma pesquisa que mostrou que a presença do feijão nos carrinhos dos supermercados espalhados por mil municípios do Brasil cresceu de forma expressiva em pouco mais de um ano. Em março, o produto esteve presente em 9,9% das compras. No início de…[+]