17 ago

STF: PV contesta portaria que liberou validade de vegetais frescos embalados

De acordo com o partido, norma traz ‘incalculável prejuízo social que expõe a população a problemas severos de saúde pública’ O Partido Verde acionou nesta segunda-feira (15/8) o Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de anular uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que, ao dispor sobre os requisitos mínimos de identidade e qualidade para hortícolas, deixou de exigir a indicação dos prazos de validade de produtos embalados, “expondo uma parcela severa da população brasileira ao consumo de alimentos inapropriados para o consumo”. A arguição de descumprimento de preceito fundamental do PV (ADPF 1.003) tem como alvo a parte da Portaria 458, de julho deste ano, que modificou artigos de instrução normativa do MAPA de 2018 em sentido contrário, até então vigente. A ADPF 1.003 tem pedido de medida liminar, e o seu relator é o ministro Dias Toffoli. Na petição inicial da ação, o partido oposicionista destaca que as normas impugnadas da portaria ministerial “impõem incalculável prejuízo social que expõe a população civil a problemas severos de…[+]
17 ago

Abras revisa previsão de crescimento anual do setor de 2,8% para 3% a 3,3%

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou para cima sua projeção de crescimento anual do setor de 2,8% para 3% a 3,3%. As razões apresentadas para a melhora de perspectiva foram a melhora no índice de inflação, o aumento do emprego formal e os recursos que começaram a ser injetados na economia nesta semana com o pagamento dos auxílios do pacote de benefícios aprovados pelo Congresso Nacional. “Esse dinheiro vai movimentar o consumo nos lares, então, o crescimento em ritmo moderado do primeiro semestre deve ficar para trás. Daqui para frente, o consumo tende a ser mais intenso e estável porque cresceu o número de famílias, aumentou o valor do benefício e novos auxílios foram criados para outras categorias profissionais: caminhoneiros e taxistas”, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. Para os próximos meses, o pagamento do pacote de benefícios aprovados pelo congresso nacional deve aumentar o consumo nos lares. Fonte: Dinheiro Rural [+]
16 ago

José Garrote destaca parceria com os supermercadistas e defende o avanço da industrialização de Goiás

Presente ao lançamento da SuperAgos 2022, ocorrido nesta segunda-feira (15/08) no Comfort Hotel Goiânia, o presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e da São Salvador Alimentos (SSA), da marca SuperFrango, José Carlos Garrote, destacou a importância da parceria entre a indústria e os supermercadistas. Ele apontou o evento como um momento propício para a realização de network (rede de relacionamento) entre fabricantes e varejistas, para levar inovações e novos mix de produtos aos consumidores. “É uma oportunidade que nós temos, industriais de Goiás e de outros Estados, de estarmos mais próximos dos supermercadistas, dessa forma se conhecendo melhor, buscando mais conhecimento, através dos simpósios, das oficinas, dando oportunidades aos nossos colaboradores. É uma ação extraordinária”, avaliou. José Garrote defendeu que todos os supermercadistas, associados ou não da Agos, possam estar presentes ao evento, assim como os industriais, para que reforcem o relacionamento, porque “o mundo é muito dinâmico”. E convidou os varejistas a realizarem visitas técnicas ao seu parque fabril, instalado em Itaberaí. O grupo São Salvador hoje gera 8…[+]
16 ago

Evento terá participação maciça de parceiros e supermercadistas

O presidente da Agos adiantou que, além da participação de supermercadistas goianos, são esperadas caravanas de empresários e lideranças do segmento supermercadista do Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul do Pará, entre outras Unidades da Federação. Ele agradeceu também a parceria com a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC) e com o Sebrae-GO. Em sua fala, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), Rubens Flileti, ressaltou a missão desenvolvida pelos supermercados e varejistas de alimentos em geral durante a pandemia, Como atividade essencial, eles garantiram a oferta de alimentos na mesa das famílias brasileiras, ponderou. Declarou que a Agos tem feito um trabalho diferenciado nos últimos anos para seus associados, e adiantou que a SuperAgos é um evento sempre esperado, principalmente porque não pôde ser realizado nos últimos dois anos. “Vai ser um sucesso”, resumiu. O presidente da Junta…[+]
16 ago

Lançada a 19ª edição da SuperAgos com perspectiva de muitos negócios e troca de conhecimento

Evento foi apresentado à imprensa pela direção da Agos; mostra será realizada de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções de Goiânia A 19ª edição da SuperAgos, o maior evento do Centro-Oeste para supermercadistas e panificadoras, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (15/08), durante café da manhã promovido pela Associação Goiana dos Supermercados (Agos) para a imprensa e convidados no Comfort Hotel Goiânia. A mostra será realizada de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções da capital. Em seu pronunciamento, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, disse que a expectativa é superar o volume de negócios registrado na feira anterior, em 2019, que totalizou R$ 50 milhões. Lembrou que o evento ficou paralisado por dois anos (devido à pandemia da Covid-19), mas há boa expectativa. “Nós estamos muito confiantes, muito otimistas com essa retomada (econômica)”, afirmou. Acrescentou que a SuperAgos terá bons negócios, muito relacionamento, novidades, palestras e oficinas destinadas à qualificação dos colaboradores do segmento, para atender um cliente cada vez mais exigente. “Isso para que a…[+]
16 ago

Consumidor muda hábitos no mercado e descarta marcas famosas

Consumidor muda hábitos no mercado e descarta marcas famosas A intensificação de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego impulsionaram o Consumo nos Lares Brasileiro no primeiro semestre. O indicador, medido pela Associação Brasileira de Supermercados encerrou o período com alta de 2,20%. Na comparação junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,10%. Em relação a junho de 2021 a alta é de 6,03%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para fazer frente a alta da inflação dos alimentos, o consumidor fez compras mais planejadas, trocou marcas e buscou mais promoções. O varejo intensificou as negociações comerciais com os fornecedores, ampliou o número de marcas e fez mais promoções nas lojas.Assim, no que se refere à variedade de marcas, na região Sul, por exemplo, o consumidor encontrou nas gôndolas ao menos 37 marcas de arroz, no Nordeste foram 27. [+]
15 ago

Prefeitura de Goiânia propõe revogar faixa da tabela que torna IPTU mais caro para 2,2 mil imóveis, como hotéis, supermercados e centros esportivos

A Prefeitura de Goiânia vai propor, ao Poder Legislativo, alterações em uma tabela usada como parâmetro para o cálculo de IPTU. Ela divide todas as edificações do município em 10 categorias: casa, sobrado, apartamento, barracão, loja, escritório, galpão comum, galpão industrial, telheiro e a categoria “especial”. Para cada uma, o Código Tributário Municipal (CTM) estabelece um valor de referência para o metro quadrado. O mais alto é o da categoria “especial”, que a prefeitura vai revogar. Todos os 2.280 imóveis que fizeram parte dela, em 2022, serão reenquadrados em outra faixa, o que resultará em redução de IPTU. A categoria “especial” foi utilizada, ao longo dos anos, como solução para edificações que não se encaixavam em nenhuma outra faixa. “É o caso, por exemplo, de hotéis, centros esportivos e supermercados”, explica o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves. “O fim dessa categoria vai forçar o reenquadramento desses imóveis e a posterior redução do IPTU, já que a especial tem o metro quadrado mais valorizado”, destaca. A mudança faz parte do projeto…[+]
15 ago

Novo canal de WhatsApp gera cerca de mil vendas por dia

Ferramenta com inteligência artificial dá conta do recado em parte das lojas de grupo nacional de Varejo de Alimentos Para comemorar o aniversário de 21 anos da rede de supermercados, a Dia Brasil anunciou o lançamento do seu canal de vendas via WhatsApp. Durante o período de implementação, a ferramenta atenderá Belo Horizonte, em Minas Gerais, e todas as regiões da capital paulista. Com entrega em até duas horas na metrópole, será possível agendar os pedidos ou retirá-los em unidades físicas através do número de WhatsApp da varejista. A novidade foi responsável por mais de 12 mil vendas durante o período de soft-opening (abertura prévia), realizado nos primeiros 15 dias de implementação. São aceitos pagamentos com cartões, à vista ou parcelado. A companhia afirma que, a partir da segunda quinzena de agosto, também passará a aceitar Pix. “São 21 anos de história, e agora estamos buscando caminhos para estar cada vez mais perto dos nossos clientes. Celebrar nosso aniversário com um novo canal para estar ainda mais presente na vida do consumidor…[+]