25 jul

Alta da inflação reduz variedade de produtos nos supermercados

Um sinal da pressão inflacionária, conforme a pesquisa, é a queda nas vendas dos supermercados em unidades Com o impacto da inflação sobre as vendas, os supermercados reduziram estoques e, consequentemente, a variedade de produtos disponíveis nas gôndolas nos últimos meses.É o que indica pesquisa da Neogrid, empresa especializada em serviços de inteligência artificial para cadeias de suprimentos.Na passagem de maio para junho, o chamado índice de ruptura até teve uma ligeira baixa, de 11,5% para 11%. O nível, contudo, ainda é considerado elevado pela Neogrid.Na prática, o índice de 11% significa que, em uma lista com 100 itens, 11 não foram encontrados pelo consumidor nas gôndolas em junho.A pesquisa analisa informações de 40 mil lojas espalhadas pelo Brasil, conforme Robson Munhoz, diretor de sucesso do cliente da Neogrid.O índice de ruptura não chega a apontar desabastecimento. Sinaliza somente faltas pontuais de itens nas gôndolas, que podem estar associadas aos estoques mais baixos.“O índice vem oscilando, mas ainda é considerado alto. No mês anterior, havia sido de 11,5% . Quando fica em 11%, acende um alerta”, afirma Munhoz.Segundo ele, é…[+]
25 jul

Em 5 anos, cresce volume de brasileiros comprando perto de casa

Pesquisa da CNDL e SPC mostra os hábitos de consumo da população em meio a pandemia Mesmo com o crescimento do comércio online no Brasil, o comércio perto de casa segue na preferência dos consumidores como principal local de compra do dia a dia. É o que aponta a pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo“, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae. Os números da pesquisa mostram que o comércio perto de casa é preferência de 77% dos entrevistados. O número é expressivo, mas caiu na comparação com 2017, quando a pesquisa apurou um percentual de 84% para as lojas físicas mais próximas. Outros locais aparecem com diferença expressiva: 8% afirmaram que fazem a maior parte das compras perto do trabalho; 6% citaram os sites de lojas virtuais – em 2017 o percentual era de 2% – e 5% citaram os aplicativos, ante 0,6% em 2017. Entre aqueles que disseram preferir fazer compras perto de casa, 20% afirmam que a escolha se…[+]
22 jul

Higiene é o que mais atrai cliente no supermercado

Pesquisa mostra que, por outro lado, atendimento é o principal ponto negativo na experiência O levantamento “Customer Insights – Varejo Alimentar”, realizado pela SoluCX, revelou que, na percepção dos consumidores, o principal ponto negativo com relação a supermercados é o atendimento. Os dados foram coletados no período de 20 de maio a 20 de junho, com mais de 12 mil respondentes em todo o Brasil e fazem parte de um estudo sobre hábitos de consumo em diversos segmentos. No setor de varejo alimentar foram publicados estudos sobre: atacado e atacarejo, supermercados e lojas de conveniência e minimercados.  Foram avaliadas 62 marcas de supermercados em todas as regiões do país, entre elas, Extra, Carrefour, Pão de Açúcar, Zaffari, Supermercados Mateus, Mart Minas, Amigão, Guanabara e Sonda. O levantamento também mostrou os pontos positivos destacados pelos consumidores com relação aos supermercados: higiene das lojas e cuidado com os produtos vendidos foram os destaques. Já de acordo com o levantamento da fintech Beblue, os brasileiros economizaram R$ 2 milhões em compras com o uso de cashback…[+]
22 jul

Grupo CDM, dono da Plena Alimentos, investe em expansão

Grupo CDM vai instalar uma nova unidade de desossa na planta de Porangatu (GO) e pretende ampliar as exportações Anápolis Empresas (GO) – Com investimento de cerca de R$ 120 milhões, o Grupo CDM, dono das empresas Plena Alimentos, Petsko, Grande Lago e Transquali Transportes, está construindo uma unidade de desossa de bovinos e modernizando a área de armazenagem e das outras unidades industriais. Os investimentos são alimentados com recursos em caixa, segundo Claudio Ney de Faria Maia, vice-presidente executivo do grupo. Na Plena Alimentos, que produz carnes e subprodutos processados, os aportes na instalação de uma nova unidade de desossa na planta de Porangatu (GO) ficarão entre R$ 55 milhões e R$ 60 milhões. Com isso, a capacidade de desossa da fábrica vai dobrar, para 720 cabeças por dia, e os produtos finais serão levados de Goiás ao porto de Santos para exportação. A Plena Alimentos tem unidades de abate de bovinos em Pará de Minas, Porangatu e Paraíso do Tocantins (TO). O beneficiamento de carnes é feito em Porangatu e Contagem…[+]
21 jul

Levantamento mostra aumento do preço médio das refeições

Em Belém, crescimento em relação a 2019 chegou a 17% Levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador realizado entre os meses de fevereiro e abril deste ano aponta que, em Belém, o trabalhador paga em média R$ 41,04 por uma refeição diária completa. O valor atinge um aumento de 17% ao cobrado em 2019. O preço médio da refeição varia por cada região e mostra a realidade econômica de cada localidade. A cidade de São Luís, mostra a pesquisa, apresenta o almoço mais caro do país, com custo médio de R$ 51. De acordo com o balanço, aproximadamente 30% dos comércios ligados a alimentação fora de casa fecharam suas atividades durante o período pandêmico. Os preços dos alimentos acumulam aumento real acima da inflação média. A economista Nayara Fernanda aponta alguns fatores que contribuíram para a alta dos preços dos alimentos. “Entre eles destaca-se os problemas climáticos desfavoráveis em algumas regiões, a desvalorização cambial a partir da pandemia, o aumento nos preços dos combustíveis e aumento nos preços das commodities”, explica. “A soma desses…[+]
21 jul

Hortifruti lidera compras online no primeiro semestre de 2022

Contabilizando 370 mil pedidos de itens de supermercado no primeiro semestre do ano, 9 entre os 10 produtos mais comprados foram frutas ou legumes Após um longo período marcado pelo isolamento social por conta da pandemia, os brasileiros estão favoráveis a frequentar e consumir em espaços físicos neste ano. Mesmo assim, o consumidor atual continua adepto a ferramentas como compras online de supermercados, atento às novas tecnologias desde o início da pandemia da covid-19. De acordo com dados da Linx, empresa especializada em tecnologia para o varejo, foram feitos mais de 370 mil pedidos online de itens de supermercado no primeiro semestre do ano, totalizando R$77,6 milhões de receita e ticket médio de R$ 209,89. O destaque vai para a categoria de hortifruti, com 9 entre os 10 produtos mais comprados sendo frutas ou legumes.  Com queda sutil em comparação com o primeiro semestre de 2021, o resultado ainda é considerado positivo em razão do momento de retomada do consumidor. A receita deste ano caiu 2,7%, o ticket médio recuou 1,7% e o número de…[+]
21 jul

Estoques dos supermercados são os menores em dois anos

“Estão aprendendo a entender a demanda principalmente pelo uso de tecnologia” Dados divulgados pela Neogrid (NGRD3), empresa especializada em cadeias de suprimentos, indicam que índice geral de rupturas (produtos que faltam nas prateleiras) teve ligeira queda em junho e ficou em 11%, comparado aos 11,5% de maio. “As varejistas não estão mais comprando por oportunidade, mas sim por necessidade. Diversas indústrias têm limitado os volumes e, por isso, os descontos concedidos têm sido mais criteriosos”, afirma Robson Munhoz, diretor da Neogrid. Ele afirma que as varejistas estão aprendendo a calcular a demanda do ponto de vista do consumidor. “É um ensaio mais apurado sobre o que de fato vende”, diz. “Estão aprendendo a entender a demanda principalmente pelo uso de tecnologia”, indica. Além disso, o vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, disse que a entidade tem estimulado os associados a negociar mais intensamente com a indústria para entender os aumentos de preços e identificar determinadas altas injustificáveis. “Não identificamos falta de produtos em razão da maior negociação de supermercados…[+]
20 jul

Consumo aumenta, mas fica abaixo da expectativa dos supermercados, diz associação

O consumo dos lares brasileiros cresceu 2,02% de janeiro até o mês de maio. É o que aponta o levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No entanto, a expectativa do setor era um pouco maior, como explica o presidente da entidade, Marcio Milan. “Nós tínhamos uma expectativa um pouco maior. Os nossos objetivos e o nosso planejamento, ele contempla um crescimento no ano de 2022 de 2,8%, mas o mês de maio foi impactado pelo mês de abril”, comenta. O mês de maio registrou uma queda de 3,47% em comparação a abril, isso porque, em decorrência da Páscoa, o mês de abril teve uma alta no consumo. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o consumo teve uma leve alta de 0,39%, no entanto a alta inflação impactou e tem impactado o poder de compra do brasileiro. Para Milan, o Auxílio Emergencial é o que tem ajudado a população a conseguir equilibrar as contas. “Muito atrelado ao Auxílio Brasil, que agora tem a previsibilidade, e os 17 milhões de consumidores que recebe isso mensalmente, eles tem a certeza que vão receber…[+]