


Pesquisa mostra preferência da geração Z em fazer compras em lojas físicas
Rede de supermercados aposta em personalização e marca da indústria oferece experiência sensorial É inegável que a geração Z, que inclui pessoas nascidas entre 1995 e 2010, tem um perfil de consumo com características digitais já que nasceram conectadas com a internet. Por conta disso, é comum imaginar que esse perfil de consumidor prefere fazer compras online e tem pouco interesse em visitar lojas físicas. Porém, o estudo Uniquely Gen Z, feito pelo IBM Institute For Business Value, mostra que 67% dos consumidores dessa geração preferem fazer compras em lojas físicas. Para atender os jovens consumidores da geração Z, a rede Hortifruti Natural da Terra aposta em personalização a partir do conhecimento sobre o cliente, os dados gerados pelo programa de relacionamento e um algoritmo de inteligência artificial que propõe a cada consumidor ofertas personalizadas. “Nosso público jovem é muito antenado com a sustentabilidade, com atitudes que impactam a sociedade positivamente. Eles têm optado por escolher marcas com viés de sustentabilidade, diversidade, inclusão, preservação do meio ambiente e desperdício”, diz Patrícia Carneiro, gerente geral de marketing…[+]
LGPD é pauta de treinamento entre colaboradores da Agos
Por meio da Escola Agos e uma parceria com a FAC Tecnologia, os colaboradores da Associação Goiana de Supermercados (Agos) estiveram reunidos na última sexta-feira, 28 de julho, para conhecerem o que traz a LGPD (Lei nº 13.709/18) e quais os impactos dela na Agos. O assunto foi apresentado pelo advogado e membro da Comissão de Direito Digital da OAB-GO, Marcelo Black. Além dos funcionários da Agos, a palestra contou ainda com a participação dos assessores jurídico e de imprensa, do colaborador da regional de Aparecida de Goiânia e da equipe que está trabalhando temporariamente para a realização da SuperAgos 2023. Marcelo revelou que a LGPD impacta a instituição “porque requer uma mudança na forma em que armazena os dados, principalmente pessoais. Ou seja, quem coleta e faz tratamento de dados pessoais está sujeito a lei”. A LGPD – Em uma época que a internet ampliou o acesso a informações…[+]
Varejo digital cresce 20,1% no primeiro semestre de 2023
Segundo dados da StoneCo., compras online com retirada em loja cresceram 37% As vendas no varejo digital cresceram 20,1% no primeiro semestre de 2023, quando comparadas com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo. Um dos destaques foi a busca por retirada em lojas, com aumento de 37% em média no período, chegando a 32% de representatividade. Na hora de pagar, o cartão de crédito segue sendo o meio de pagamento mais utilizado, representando 49% das compras realizadas nos 6 primeiros meses do ano. O cartão de débito aparece em segundo lugar, seguido pelo QR Code/Pix e por outras formas de pagamento, como boleto bancário e vouchers. Apesar da menor representatividade, vale destacar que os pagamentos digitais, como PIX, cresceram 354% em relação ao primeiro semestre de 2022. Para Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, o balanço deste primeiro semestre mostra que as lojas que investem na digitalização tiveram uma melhor performance especialmente investimentos em omnichannel que…[+]
Abrasmercado: Cesta teve queda de 1,75% no semestre
Indicador mede a variação da cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza; Óleo de soja e carnes registram as maiores quedas no semestre Diante de menor pressão da inflação sobre os alimentos, o Abrasmercado encerrou o semestre com recuo de -1,75%. O indicador mede a variação da cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. Em junho, todas as regiões pesquisadas registraram deflação nos preços da cesta, que passou de R$ 750,22 em maio para R$ 741,23, um recuo de -1,20%, na média nacional.As carnes foram os principais produtos da cesta com o maior recuo de preços no período. De janeiro a junho, a carne bovina – cortes do traseiro – registrou queda de -8,20% e os cortes do dianteiro (-5,88%), o frango congelado (-5,78%) e o pernil (-2,42%). Em junho, a variação ante maio foram: cortes do traseiro (-2,51%) e o corte dianteiro (-1,30%), o frango congelado (-1,27%) e o pernil (-2,40%). [+]
Grandes eventos movimentaram calendário da Agos
Carrinho de Ouro – Depois de quase quatro anos, devido a pandemia, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) realizou em abril a 27ª edição do Prêmio Carrinho de Ouro, o mais valioso e esperado prêmio destinado aos destaques do setor supermercadista do Estado. Paralelo ao evento ocorreu também a posse de nova diretoria da Agos para o triênio 2023/2026, que tem o empresário Sirlei Antônio do Couto como presidente e Gilberto Soares da Silva como vice-presidente da entidade. Os homenageados foram empresas e pessoas que ao longo do ano de 2022 despontaram em suas áreas de atuação, revelando significativa capacidade de superar dificuldades, aglutinar forças, enfrentar desafios, motivar equipes de vendas, apostar no novo, com profissionalismo e determinação. “A tradicional premiação obedece a critérios rigorosos de escolha, realizado através de um instituto de pesquisa”, afirma o presidente da Agos, Sirlei Couto. Este ano a pesquisa foi realizada pela Epom (Empresa Pesquisa de Opinião e Mercado) que chegou a um ranking de 25 vencedores, sendo 16…[+]
Ruptura: como os supermercadistas podem evitar gôndolas vazias nas lojas
Pesquisas mostram cenário de perdas desde a pandemia e tendência de investimento em tecnologia A ruptura é um dos maiores vilões para as operações supermercadistas e marcas da indústria, já que ambos perdem uma oportunidade de venda e, ao mesmo tempo, frustram o consumidor que está decidido a comprar determinado produto. Neste cenário, existem diversos aspectos que resultam na falta de itens nas prateleiras, desde prazos de entrega, logística, produtos vencidos, e também as perdas. Para se ter uma ideia, a perda não identificada de produtos, que inclui erros operacionais, vem aumentando desde a pandemia, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Desde que o vírus se espalhou pelo mundo, em 2020, este índice cresceu 23% nos supermercados, lojas de vizinhança e de conveniência. A Pesquisa de Prevenção de Perdas, feita pela Abrappe e a KMPG, ainda destaca que as perdas não identificadas nos supermercados aumentaram 53% no mesmo período. Um levantamento feito pela Mob2Con diz que esse tipo de ruptura acontece com mais frequência no primeiro dia útil de cada…[+]