


Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,21% em janeiro
AbrasMercado: produtos básicos pressionam os preços da cesta em todas as regiõesPáscoa: consumo deve crescer 13% a 15% no período O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 1,21% em janeiro na comparação com janeiro do ano passado – resultado dentro do patamar observado nos últimos três anos. Na comparação com dezembro houve queda de -22,01%, de acordo com o acompanhamento mensal da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O consumo recua tradicionalmente no início do ano devido ao pagamento de impostos e despesas com educação. A exemplo dos anos anteriores, ele tende a ser maior no final do trimestre, com o menor comprometimento da renda e a chegada da Páscoa”, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. Neste primeiro trimestre devem contribuir para o aumento do consumo o…[+]
Fiscalização foi tema de palestra na Agos, por meio de parceria com Procon Goiás
Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, uma parceria entre a Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio da Escola Agos, e o Procon Goiás resultou em uma palestra sobre “Procedimentos, dicas e a importância do trabalho de fiscalização”, ministrada pelo gerente de fiscalização do Procon Goiás, Antonísio Teixeira. Mais de 80 pessoas estiveram presentes para acompanhar de perto a apresentação que detalhou como é feito o trabalho de fiscalização no setor supermercadista. Antonísio também orientou como adequar os estabelecimentos da área às legislações federais, estaduais e municipais e ainda foi tirando dúvida do público presente, formado por supermercadistas e colaboradores, no decorrer da palestra. A gerente jurídica do Supermercado Bretas, advogada Karina de Menezes, que também faz parte da comissão jurídica da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), esteve presente no evento e destacou a importância de acompanhar de perto as ações de fiscalização do Procon Goiás, já que no estado de…[+]
Agos é homenageada por 50 anos na Câmara de Goiânia
O setor supermercadista goianiense foi homenageado, no dia 27 de fevereiro, em sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Wellington Bessa, em reconhecimento a importância do setor à economia, na geração de empregos para todas as regiões. “O setor supermercadista é dinâmico e pode contar sempre com a nossa representatividade. Além de empregar, gera renda e faz parte da rotina das famílias goianienses, das escolas e dos diversos setores da sociedade. Defender o segmento é defender o desenvolvimento do País. Nossa prioridade é e continuará sendo o diálogo para ser a voz das conquistas que Goiânia merece”, afirmou Bessa. Durante a sessão, a casa legislativa prestou reconhecimento à Associação Goiana de Supermercados (Agos) pelos seus 50 anos de história e por manter o segmento sempre forte e pujante, ainda na oportunidade, entregou Diploma de Honra ao Mérito a 54 empreendedores do setor. [+]
Agos se reúne com Sindiposto para sensibilizar poder público
A convite do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto), o presidente da Agos, Sirlei Couto e o diretor executivo, Augusto Almeida, estiveram reunidos com o presidente do sindicato, Marcio Andrade, no dia 26 de fevereiro. O objetivo do encontro entre as lideranças, que contou também com o vereador Wellington Bessa e o ex-presidente do Sindiposto, Luiz Pucci, foi debater a atual situação do setor varejista. Nesse sentido, as entidades que representam o setor do varejo pretendem trabalhar num projeto que visa apresentar demandas do segmento para sensibilizar o poder público a articular ações em prol de seus anseios. O momento serviu também para fortalecer as o relacionamento e as parcerias entre o Sindiposto e a Agos. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
Demandas supermercadistas são apresentadas pela Agos ao deputado Glaustin da Fokus
Na manhã da última segunda-feira, 26 de fevereiro, o presidente da Agos, Sirlei Couto, e o diretor executivo, Augusto Almeida, estiveram com o deputado federal Glaustin da Fokus para um diálogo com o parlamentar que busque representatividade no segmento supermercadista, interlocução e apoio junto às ações governamentais e viabilização de estar envolvida numa agenda parlamentar que ouça o setor supermercadista, já que o segmento é um dos maiores empregadores e arrecadadores de impostos do País. Sirlei levou ao deputado o pleito de realizar em Goiás uma reunião com a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados. O assunto foi colocado em pauta em janeiro, durante a visita do presidente da Agos, Sirlei Couto, e o vice-presidente, Gilberto Soares, à NRF 2024, em Nova Yorque, momento em que estiveram em uma reunião da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e conversaram com o deputado federal Domingos…[+]
Pós-NRF’24 ABRAS: economia da atenção possibilita ótimos negócios
Em palestra, Empreendedora e Diretora Executiva da NL, Grasiela Tesser sinaliza que é preciso entender esta nova forma de “moeda” Na última terça-feira, 20, no Teatro B32, em São Paulo, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou o Pós-NRF’24. Evento único e exclusivo para aqueles que não puderam comparecer ao NRF’s Big Show realizado em Janeiro em Nova York, ficarem por dentro de tudo o que foi apresentado na cidade que não dorme. A advogada, empreendedora e Diretora Executiva da NL, especialista em tecnologia para o varejo, Grasiela Tesser, iniciou a sua palestra com o tema Do algoritmos ao engajamento: presente e futuro do varejo com IA. De forma clara e objetiva, a executiva expôs exemplos práticos de automação a robotização. A NRF 24 abordou três pilares cruciais que se retroalimentam para a sobrevivência das redes: engajamento, operações e inteligência artificial. “Estamos vivendo a economia de atenção: momento em que se gera interesse, melhora a experiência, consolida o consumo e fomenta a base de dados, seja no digital ou no…[+]