22 jul

Consumidores que compraram alimentos pela internet chegam a 53%

Isolamento social causado pela covid-19 influencia pesquisa Fonte: Agencia Brasil Uma pesquisa feita em 36 países mostra que no Brasil 53,4% dos consumidores compraram alimentos pela internet em 2019 e 50,3% optaram por serviços online de entrega dos produtos.  Segundo o estudo Global Consumer Insights Survey 2020, da empresa PwC, com o isolamento social causado pela pandemia, 35% dos consumidores estão comprando alimentos pelos canais online e 86% planejam continuar assim após o final das medidas de isolamento social. Entre os millenials ( nascidos após o início da década de 1980 até o final do século 20), 59% – e 57% desse grupo entre os que têm filhos – mostram um foco maior em seu bem-estar do que em outros grupos.  Quanto aos cuidados pessoais, 51% dos consumidores residentes em áreas urbanas concordam que estão mais focados em cuidar do seu bem-estar e de sua saúde física e mental como resultado da covid-19.  Os moradores de áreas urbanas, consultados após o início da pandemia, consideraram a proteção e a saúde tão…[+]
21 jul

Carrinho Solidário: Agos tem quase 40 pontos de coleta

A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com a Agos Mulher, lançou no mês de abril a Campanha “Carrinho solidário”, com o lema: A fome dói, doe. A ideia surgiu durante a entrega de 35 toneladas de alimentos a OVG. O evento contou com a presença da primeira-dama, Gracinha Caiado, a diretora da OVG, Adryanna Melo Caiado e o deputado federal Glaustin da Fokus. O supermercado que aderirir a campanha ganha da Agos, um banner para colocar na loja.Aaté então a campanha tem vários pontos de coleta em Goiânia e região metropolitana. A campanha tem o intuito de arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Todas as doações serão destinadas as famílias de baixa renda, afetadas economicamente pelos impactos do Coronavírus. O presidente da Agos, Gilberto Soares, afirma que além de beneficiar as famílias carentes, parte dos donativos serão entregues a creches, “ é muito importante que as pessoas ajudem essa campanha, afinal, tem muita gente que não sabe para quem doar. O nosso pensamento é facilitar, para que o alimento e os produtos de higiene cheguem a quem mais…[+]
17 jul

Carrinho solidário: Mais supermercados participam da campanha da Agos

A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com a Agos Mulher, lançou no mês de abril a Campanha “Carrinho solidário”, com o lema: A fome dói, doe. A ideia surgiu durante a entrega de 35 toneladas de alimentos a OVG. O evento contou com a presença da primeira-dama, Gracinha Caiado, a diretora da OVG, Adryanna Melo Caiado e o deputado federal Glaustin da Fokus. O supermercado que aderirir a campanha ganha da Agos, um banner para colocar na loja.Aaté então a campanha tem vários pontos de coleta em Goiânia e região metropolitana. A campanha tem o intuito de arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Todas as doações serão destinadas as famílias de baixa renda, afetadas economicamente pelos impactos do Coronavírus. O presidente da Agos, Gilberto Soares, afirma que além de beneficiar as famílias carentes, parte dos donativos serão entregues a creches, “ é muito importante que as pessoas ajudem essa campanha, afinal, tem muita gente que não sabe para quem doar. O nosso pensamento é facilitar, para que o alimento e os produtos de higiene cheguem a quem…[+]
16 jul

Supermercados acumulam crescimento de 5,36%

Fonte Abras De janeiro a maio o setor supermercadista acumulou alta real de 5,63% na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. No mês de maio, o setor registrou crescimento de 11,93% em relação a maio do ano anterior, e alta de 3,75% na comparação com abril. Os valores são deflacionados pelo IPCA/IBGE. “Com a chegada da pandemia do coronavírus (covid-19) e o isolamento social as pessoas intensificaram suas compras de abastecimento com o intuito de estocar produtos e sair menos de casa. Por isso, o aumento nas vendas nos últimos meses já era esperado pelos empresários do setor”, declara o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto. Sanzovo destaca ainda que as medidas do governo federal para amenizar os impactos da pandemia na economia, principalmente o auxílio emergencial, também tem refletido no crescimento das vendas dos supermercados. Mesmo assim, não descartou os impactos da queda do poder de compra da…[+]
15 jul

Decreto permite recontratação de demitido durante a pandemia

Fonte: Reuters  O governo do presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta terça-feira que permite que trabalhadores demitidos sem justa causa durante a pandemia de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, sejam recontratados menos de 90 dias depois e abre caminho para que a nova contratação se dê em condições diferentes da original, como por exemplo com um salário inferior. O decreto, assinado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, determina que não será considerada fraudulenta a recontratação no prazo de 90 dias. Ao mesmo tempo que o texto do decreto afirma que a recontratação terá de ser dar nos mesmo termos do contrato anterior, abre espaço para mudanças “quando houver previsão nesse sentido em instrumento decorrente de negociação coletiva”. Além disso, o decreto prevê que seus efeitos são retroativos a 20 de março de 2020, poucos dias depois da data em que foi registrada a primeira morte confirmada por Covid-19 no Brasil. Mais cedo, Bolsonaro assinou decreto que amplia…[+]
13 jul

Fórum de perdas da ABRAS acontece no dia 22 de julho, em evento online

A 8ª edição do Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) acontece no próximo dia 22 de julho, a partir das 18h, em webinar ao vivo. O evento reunirá os principais nomes do autosserviço para debater ações e novas práticas de prevenção de perdas no setor. Executivos das redes Coop, Giassi e Veran estão entre os palestrantes. No evento online será divulgada a 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, e acontecerá ainda a nomeação do novo coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da entidade. “O nosso Fórum já é tradicional e a webinar foi uma forma de continuarmos com nosso evento mesmo em tempos de isolamento social. A prevenção de perdas e o combate ao desperdício de alimentos são grandes desafios do setor supermercadista, e em momento de pandemia isso se torna ainda mais fundamental. Traremos iniciativas que estão dando certo nos supermercados e dados que irão nos ajudar no desenvolvimento…[+]
10 jul

Vendas do comércio goiano crescem quase 20%

Fonte: Empreender em Goiás O volume de vendas do comércio varejista goiano avançou 19,4% em maio deste ano, comparado com abril, sendo o melhor resultado desde o início da série histórica (janeiro de 2000). Contudo, quando comparado com o mesmo mês de 2019, houve redução de 7,4% nas vendas, sendo a terceira queda consecutiva, mas é a menor queda nessa base de comparação desde o início da pandemia da Covid-19. Esse fato mostra que o volume de vendas está crescente, mas segue em queda em relação a 2019. Regionalmente, todas unidades da Federação apresentaram crescimento em maio de 2020 quando comparadas com o mês anterior. Goiás foi o terceiro Estado com maior variação nessa base de comparação, ficando atrás do Paraná e de Rondônia. Já as vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 13,9% em maio comparadas com as de abril deste ano, sendo também o melhor resultado da série histórica. Quando comparadas com maio de 2019, houve redução de 7,2%. [+]
10 jul

Startup canadense planeja lançar supermercados móveis

Fonte: Super Interessante A pandemia de Covid-19 mudou nossa rotina – e obrigou locais onde existe aglomeração, como escritórios e lojas, a se adaptar. O caso dos supermercados não foi diferente. As orientações para que clientes mantenham 2 metros de distância entre si na fila do caixa e usem álcool em gel ao passar pela entrada são exemplos disso. Pensando em facilitar as compras de casa, uma startup canadense chamada Grocery Neighbour (Mercearia Vizinha, em português) foi além. A ideia é lançar, ainda em julho deste ano, um mercado móvel – que nada mais é do que um caminhão gigante, que passaria pelas ruas levando os produtos. Em entrevista à BBC, Frank Sinopoli, CEO da empresa, deu detalhes de como o comércio sobre rodas deve funcionar. O automóvel seguirá um percurso com horários pré-estabelecidos, assim como uma rota de ônibus. Os moradores da região serão avisados via aplicativo sobre o roteiro do caminhão. Dessa forma, poderão sair de casa no momento certo e realizar suas compras em segurança.  Sinopoli explica que a vendinha…[+]