08 fev

Procura por repelentes e inseticidas disparam em Goiás em resposta ao aumento de casos de dengue

O aumento é significativo, de 20% a 30%, na venda desses produtos. Mas os supermercados estão abastecidos com estoques para atender a demanda Goiás é o quinto estado no país em incidência de casos de dengue. Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que apenas nas primeiras cinco semanas de 2024, Goiás registrou mais de 11 mil casos de dengue, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, por isso, decretou situação de emergência. Em resposta disso, a busca por meios de afastar o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da doença, vem aumentando, e um dos setores que mais consegue observar essa mudança é o de supermercados. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, conta que houve uma procura maior por repelentes e inseticidas de vários tipos: “Produtos espirais, eletrônicos, loções líquidas e em creme, citronela. O aumento é significativo, de 20% a 30%, na venda desses produtos. Mas os supermercados estão…[+]
07 fev

Checkout evolui e transforma experiência do cliente

Historicamente, o momento do checkout é o calcanhar de Aquiles da experiência de compra nos supermercados. Depois de imaginar os ingredientes sendo preparados em casa, escolher os produtos preferidos e encher o carrinho de compras, o consumidor gasta um tempo considerável em uma fila esperando sua vez de pagar. É, definitivamente, a parte mais frustrante de qualquer jornada de consumo. Por isso, varejistas em todo o mundo estão acelerando o uso de tecnologias que mudam a experiência de pagamento. Lojas sem caixas, como Amazon Go ou a unidade Muffato Go em Curitiba (PR), são o exemplo mais conhecido de como inovações tecnológicas podem mudar o checkout – ou mesmo eliminá-lo totalmente. Mas existem diversas aplicações que vale a pena conhecer. Na Alemanha, a rede Netto adotou uma variação da loja sem checkouts que traz mais segurança para os clientes de que suas compras foram computadas corretamente. No supermercado smart de Regensburg, próximo de sua sede, aberto no final de 2023, a varejista…[+]
06 fev

IAV-IDV projeta aumento nominal de 6% nas vendas no 1º trimestre deste ano

Vitória (ES) – Supermercados lotados e com filas nos caixas e na entrada funcionam em horário reduzido. (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Quando ajustadas pelo IPCA, as vendas apontam queda em janeiro e fevereiro e leve alta em março O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) apresenta previsão de crescimento de 6% nas vendas para o 1º trimestre deste ano. Já o realizado nos 3º e 4º trimestres do ano passado foi de 5% e 6%, respectivamente. O IAV-IDV nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 3,3% em janeiro, 3,0% em fevereiro e 4,7% em março, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em dezembro, houve alta de 2,6%. Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA apontam queda real de 1,2% em janeiro e 1,3% em fevereiro e leve alta de 0,8% em março. Em dezembro, a variação nominal registrada foi de…[+]
06 fev

Consumidores aderem às marcas próprias

As marcas próprias das redes varejistas estão conquistando um espaço significativo nas compras dos brasileiros. De acordo com a pesquisa da Nielsen, 34% dos lares no Brasil já incluem produtos de marcas próprias em suas despensas, marcando uma mudança de percepção em relação à qualidade desses itens. O GPA (Grupo Pão de Açúcar) é pioneiro nesse movimento e destaca-se com suas marcas próprias, representando 21% das vendas, segundo Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do GPA. O executivo relata um crescimento impressionante de 15% nas vendas de itens de marcas próprias da rede em 2023, com destaque para a marca líder do portfólio, Qualitá. “O sortimento de marcas próprias do GPA, especialmente de Qualitá, permeia quase todas as categorias de maior relevância e aceitação. O principal desafio é construir a confiança do cliente, proporcionando conhecimento sobre nossos produtos”, afirma Allan Gate Hock. Hock destaca que o GPA investe em projetos que, muitas vezes, demandam até dois anos para chegar ao produto final, mantendo elevados…[+]
05 fev

Agos e Unifan estudam parceria que vai beneficiar associados

Na manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, a Agos, por meio de seu vice-presidente e diretor executivo, Gilberto Soares e Augusto Almeida, esteve com o deputado federal Professor Alcides. Na oportunidade conversaram sobre o setor supermercadista e seus impactos na economia, pediram apoio ao parlamentar no que se refere às negociações com o Ministro do Trabalho e Emprego para discutir a Portaria que condiciona o trabalho em feriados à negociação coletiva. A referida portaria prevê que cerca de 200 atividades serão consideradas exceção, dispensadas da negociação coletiva para operarem durante os feriados, entre elas, os supermercados. Os representantes da entidade classista também propuseram junto ao deputado a probabilidade de uma parceria com o Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) com o objetivo de oferecer cursos aos colaboradores de supermercadistas associados à Agos. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
05 fev

Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) acaba de divulgar dados que apontam um aumento significativo no consumo de café no Brasil em 2023. Os números revelam um crescimento de 1,64% no consumo total de café, enquanto o consumo per capita registrou uma expansão notável de 7,47%. No período de novembro de 2022 a outubro de 2023, os brasileiros consumiram 21,7 milhões de sacas de café. Esse aumento de 1,64% em comparação com o ano anterior representa 39,4% da safra total de 2023, estimada em 55,07 milhões de sacas pela Conab. Isso solidifica o Brasil como líder incontestável no consumo de seus próprios cafés, mantendo uma posição de destaque no cenário global. A análise dos dados tratados pela ABIC também destaca o papel crucial do café não apenas na cultura brasileira, mas também como um impulsionador significativo da indústria nacional. Além do aumento no consumo de café, as indústrias associadas à ABIC experimentaram um crescimento de 2,25%. Brasil: segundo maior consumidor mundial O Brasil…[+]
02 fev

Saiba como economizar até 40% na conta de luz do seu mercado

Um dos maiores custos do setor varejista é a energia elétrica. Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a conta de luz é a segunda maior despesa de supermercado, representando mais de 2% do faturamento do estabelecimento. E a tendência é só piorar. Afinal, segundo uma previsão feita pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), a conta de luz pode ficar até 10% mais cara em 2024. Você acredita que está perdendo dinheiro e acredita que uma economia na eletricidade poderia otimizar o seu negócio? E se eu te falar que é possível reduzir o valor gasto na conta de luz sem precisar realizar qualquer tipo de investimento em infraestrutura? Essa alternativa é possível graças ao Mercado Livre de Energia. O que é o Mercado livre de Energia? No Brasil, existem duas maneiras de contratar energia elétrica, no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), e no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia.  No…[+]
01 fev

6 tendências em trade marketing para o setor supermercadista

Adequação do mix de produtos em cada setor, prever aumentos de vendas sazonais e compreender o comportamento do shopper são alguns pontos importantes para o varejo alimentar focar e ter sucesso Os avanços em tecnologia registrados em 2023, com a criação de soluções cada vez mais voltadas para cada especificidade do trabalho de trade marketing, deixaram um legado que deve se desenvolver ainda mais ao longo deste ano. Em 2024, os investimentos devem ser voltados para esforços que aumentem de fato o sell-out, baseados em critérios e indicadores consistentes. A SuperHiper separou 6 tendências em trade marketing e que não pode ficar de fora dos planos dos varejistas alimentares, que querem alcançar outros níveis de execução em 2024. E conversou também com alguns especialistas para colher diversas opiniões a respeito. Acompanhem: 1. Eliminar a subjetividade 2023 foi marcado pela popularização do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Neste ano, a tendência é que recursos de IA…[+]