30 jul

O futuro do varejo é figital, combinação do físico e do digital

Loja física terá que incorporar serviço, experiência, informação, educação e relacionamento O varejo precisou se reinventar na pandemia e investir em canais digitais e tecnologias para que o consumidor pudesse interagir e vivenciar experiências. Com o avanço da vacinação e a retomada gradual da economia, a combinação entre os ambientes físicos e online deve ganhar força. E as marcas devem se preparar para isso. “O futuro do varejo é o figital, essa combinação virtuosa entre o físico e o digital. A questão é por categoria, por marca, por geografia, qual é a combinação adequada de cada mercado? Isso é algo que só se aprende na jornada”, diz Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, em evento realizado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) sobre o futuro do varejo. Segundo ele, antes da pandemia havia a polarização entre o varejo de valor – que era o que mais crescia no mercado e, após a chegara da Covid-19, cresceu muito mais com as lojas de desconto orientadas para o preço –…[+]
29 jul

Mentores do varejo: A transformação da área comercial

O que fazer para incorporar novos conhecimentos, competências e atitudes neste momento de transição Por Olegário Araújo Novos tempos demandam uma equipe comercial com visão holística cujas ações e decisões são orientadas por dados e fatos.  Ser proativo é essencial para estar alinhado às tendências de consumo. Este é um momento de transição desafiador que exige rever o que e como se faz para incorporar novos conhecimentos, competências e atitudes a fim de entregar melhores resultados. Mudar não é fácil, mas é essencial. O que nos trouxe até aqui não necessariamente nos garantirá um lugar no futuro. As expectativas dos shoppers são crescentes e eles estão menos fiéis. A concorrência se torna mais acirrada e surgem novos competidores, off e on-line. Os fornecedores também estão enfrentando vários desafios que vão, de alguma forma, para a mesa de negociação. Para lidar com este cenário desafiador, os líderes supermercadistas estão repensando a área comercial e introduzindo a gestão por categorias, pricing, trade, inteligência comercial, abastecimento, marketing e…[+]
29 jul

Supermercadistas devem ficar atentos a degustação de produtos alimentícios em suas lojas

Publicado no dia 15 de julho, o Decreto da Prefeitura de Goiânia nº 3.489/21 define novas alternativas como medida obrigatória de enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19, provocada pelo SARS-CoV-2 e suas variantes. Por isso, apesar de não existir uma Portaria/Lei especificando a questão da degustação nos supermercados, a Associação Goiana de Supermercados (Agos), após buscar orientações junto a Vigilância Sanitária de Goiânia, informa que ações específicas de degustação seguem suspensas, conforme estabelecido no decreto, inciso 8.1.1: “não é permitido o consumo no local de pessoas em pé”. No entanto, baseado nas orientações do documento, lanchonetes instaladas em supermercados seguem as mesmas orientações de bares e restaurantes. “Ou seja, podem funcionar desde que a quantidade de mesas resguarde uma distância mínima de dois metros entre elas, contados de qualquer ponto de suas bordas e respeitada a ocupação máxima de pessoas sentadas por mesa”, orienta o assessor jurídico da Agos, advogado Reginaldo Vasconcelos. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare Comunicação [+]
28 jul

Procura dos consumidores por crédito tem alta recorde de 26,2% no primeiro semestre de 2021, revela Serasa Experian

Consumidores que recebem renda mensal de até R$ 500 impulsionaram crescimento São Paulo, 28 de julho de 2021 – No primeiro semestre de 2021, em comparação o mesmo período do ano anterior, a busca por crédito registrou crescimento recorde de 26,2%. De acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, esse é o maior número de toda a série histórica do índice, iniciada em 2008. As pessoas que possuem as menores faixas de renda mensal foram as principais responsáveis pela alavancagem do cenário, já que demandaram mais crédito do que aqueles de maior poder aquisitivo. Veja os dados completos nos gráficos abaixo. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a alta do primeiro semestre é um crescimento real na procura por crédito e mais que compensou a queda observada em 2020, que foi influenciada pelo início da pandemia no país. “Esse aumento da procura está ligado, principalmente, ao avanço da vacinação que, no atual cenário, melhora a confiança financeira dos consumidores….[+]
28 jul

Varejo registra até 30% de aumento nas vendas com a Semana do Pescado

Campanha estimula o consumo e gera movimentação entre os períodos sazonais do Natal e a Semana Santa. Especialista dá 10 dicas para os pequenos e médios varejistas que querem iniciar na venda do pescado O varejo brasileiro já se prepara para a 18ª Semana do Pescado. Realizado em todo o Brasil, o evento é considerado a “Segunda Quaresma” por estimular o consumo e registrar um aumento de mais de 30% nas movimentações do setor. A edição 2021 está marcada para o período de 1º a 15 de setembro e terá foco total na ampliação do consumo do pescado pelos brasileiros. Membro do comitê de coordenação da campanha, Pedro Pereira, conta que os benefícios para o varejo vão além dos 15 dias de evento. Nas edições anteriores a Semana do Pescado funcionou como um estímulo à mudança de hábito dos consumidores, fazendo com que a busca pelo pescado continuasse pelos meses seguintes. “Os níveis de consumo não retornam nos patamares anteriores. É como se a gente tivesse subido um nível,…[+]
28 jul

Agos se reúne com Procon Goiânia para buscar orientações sobre Lei 20.948/20

Na última terça-feira, 27 de julho, as assessorias jurídica e de relações institucionais da Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio do advogado Reginaldo Vasconcelos e do administrador Francisco Lopes, estiveram reunidas com o presidente do Procon Goiânia, Gustavo Cruvinel, e o chefe da fiscalização do órgão, Valternir Gonçalves, para tratarem sobre os trâmites legais referentes à Lei 20.948/20 que dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício informarem a substituição de queijo e/ou outros lácteos por produtos análogos, no âmbito do Estado de Goiás. Em resumo, a legislação obriga a todos os estabelecimentos que comercializam e que utilizam esses produtos em suas preparações, a informar aos consumidores se os alimentos contêm amido e/ou gordura vegetal hidrogenada. Sendo assim, nesse caso o produto não é queijo e sim um produto análogo. O Procon Goiânia se comprometeu a fazer uma análise minuciosa da lei sobre quais produtos serão fiscalizados especificamente e se posicionará a respeito. Em breve, divulgaremos mais informações ao supermercadista. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare Comunicação [+]
27 jul

Pandemia aquece consumo de orgânicos no varejo

Jovens conectados respondem por 20% das compras online dos hortifrútis sem agrotóxico e produtos químicos Quase 70% dos produtores brasileiros de orgânicos registraram aumento das vendas no mercado doméstico no primeiro semestre deste ano, e 73% viram as exportações crescerem no período, de acordo com pesquisa que a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) fez com seus mais de 70 associados. Para o segundo semestre, 77% estão confiantes de que os negócios continuarão em expansão. O mercado de produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos e outros insumos químicos cresceu 30% no ano passado no país, estima a Organis. Cobi Cruz, diretor da entidade, realça que foi uma alta excepcional em relação ao ritmo até então. Mas, apesar de ter movimentado R$ 5,8 bilhões em 2020, de “dentro da porteira” até as vendas finais – as exportações representam cerca de 20% do total -, o Brasil ainda tem uma participação pequena no mercado global de orgânicos, que gira US$ 120 bilhões ao ano. O país tem cerca de 25 mil propriedades…[+]
26 jul

Supermercados dos EUA mudam foco para saúde e bem-estar

Varejistas aumentam comunicação sobre valor nutricional e benefícios à saúde e aceleram farmácias e clínicas dentro das lojas As redes americanas de supermercados estão fazendo investimentos significativos para ampliar seu papel como destinos de saúde e bem-estar para a população do entorno. Segundo o relatório “2021 Retailer Contributions to Health and Well-being”, desenvolvido pelo Food Marketing Institute (FMI), 84% dos varejistas pesquisados (que somam 27 mil lojas nos EUA) contam com uma estratégia direcionada a esses pontos, desenvolvendo ações de saúde e bem-estar tanto para os clientes quanto para os colaboradores – uma forte alta em relação aos 49% registrados dois anos atrás. O maior foco em saúde e bem-estar é uma consequência da pandemia, que deixou mais clara a relação entre alimentos e saúde. Por meio de sinalização nas lojas, ações em redes sociais, campanhas de marketing dentro e fora dos PDV, além de ações especiais em aplicativos, as empresas estão investindo em aspectos como informações sobre vacinas, benefícios da alimentação saudável e questões gerais ligadas à saúde. Outro aspecto…[+]