11 nov

Grandes redes de hiper e supermercados expandem autoatendimento

No exterior, a cultura do autoatendimento já é uma tendência na maioria dos países da Europa Grandes redes de hiper e supermercados expandem autoatendimento. No Brasil, o setor varejista é um dos segmentos que mais precisou se reinventar visando atender aos anseios e desejos dos consumidores. Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), estima-se que 22,1% dos supermercadistas pretendem investir ou até mesmo expandir o uso do modelo de self-checkout em seus negócios. No exterior, a cultura do autoatendimento já é uma tendência na maioria dos países da Europa e América do Norte e, agora, as grandes redes de hiper e supermercados do Brasil passaram a explorar mais esse sistema. De acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo ( IBEVAR ), o autoatendimento em supermercados desburocratiza o atendimento. Para Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do IBEVAR, um dos principais benefícios em aderir ao self-checkout é a maior rapidez no atendimento: “O modelo de autoatendimento ao diminuir as filas melhora a rentabilidade e a imagem de toda operação”, comenta o economista. Outro levantamento,…[+]
11 nov

Pesquisa aponta variação de 9,72% no valor da cesta básica em Goiânia

O valor que era de R$518,77 passou para R$569,17 neste mês. Foram analisados os preços de 30 produtos em 11 supermercados O Procon Municipal constatou aumento de 9,72% no valor da cesta básica em Goiânia. O valor que era de R$518,77 passou para R$569,17 neste mês. Para realizar o levantamento foram analisados os preços de 30 produtos em 11 supermercados da capital entre os dias 03 a 08 de novembro. A pesquisa mostra que as maiores variações foram: banana prata (112,97%), farinha de mandioca (96,54), banana nanica (96,23%), pão francês (72,41%), carne bovina (70,02%) e o feijão (52,15%).  Por outro lado, os produtos que apresentaram as menores variações são: óleo de soja (12,82%), açúcar (15,63%), leite (16,71%) e o arroz (21,84%). A presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, explica que em outras capitais o valor da cesta básica ultrapassa R$700. “De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro são as cidades que apresentaram as maiores variações no preço da cesta…[+]
10 nov

Sebrae confirma apoio à retomada da SuperAgos

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) tem trabalhado arduamente para a retomada das ações do setor e não tem medido esforços para buscar parcerias visando a realização da SuperAgos 2022, principal evento voltado para o varejo da região Centro-Oeste e um dos mais importantes encontros do setor supermercadista do Brasil, com edições suspensas em 2020 e 2021 em razão da crise sanitária. Com expectativas positivas para a retomada da economia, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, esteve na tarde da última terça-feira (09/11), reunido com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes. Para Ubiratan, a retomada dos eventos presenciais, como feiras, congressos e convenções, terá um papel relevante no aquecimento da economia. “Muitos segmentos sofreram e sofrem com a pandemia, principalmente aqueles ligados ao trade turístico, como hotéis, restaurantes, locadoras e agências de viagem. E o retorno dos eventos presenciais é um alento para essas atividades”, enfatizou. O superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirmou que eventos semelhantes são importantíssimos, uma vez que pequenos…[+]
10 nov

Consumo desenfreado de produtos de limpeza tem aumento na pandemia

O aumento dos preços dos produtos de limpeza, somando 10% nos últimos 12 meses, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e produtos como o sabão em barra chegando a alta de 32%, alvejante 11% e detergente e água sanitária 10%, e a crescente necessidade de manter os hábitos de higiene a fim de proteger contra o COVID-19, levam o consumidor a procurar alternativas sustentáveis e econômicas para conseguir se precaver. Para o Gerente Técnico Comercial Start Química, Bruno Caldeira, uma boa forma de economizar é fazer o uso correto dos produtos, por exemplo usar versões concentradas que garantem um custo-benefício, trazem eficiência e proporcionam rentabilidade significativa através da diluição correta indicada no rótulo. “A maioria dos consumidores de produtos de limpeza, não leem os rótulos e não seguem as instruções de diluição que devem ser utilizadas por meio de copos de medida para o uso correto das soluções. Os mais desperdiçados são os detergentes para lavagem de roupa, amaciantes, alvejantes, detergentes lava louças e de uso geral, água sanitária, e os desinfetantes”, explica Caldeira. [+]
10 nov

Supermercados: ainda bem que sempre tem um perto de você

Considerado como uma atividade essencial e empregando mais de 3 milhões de pessoas, o setor supermercadista possui uma relação vital com a indústria de alimentos Os supermercados estão entre os 53 serviços essenciais que não pararam de funcionar mesmo nos momentos mais agudos da atual pandemia. Mas a importância do setor supermercadista para o Brasil já era enorme antes mesmo do surgimento da Covid-19. São cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos gerados, mais de 91 mil lojas espalhadas pelo País e um faturamento de 554 bilhões, só ano de 2020, o que representa 7,5% do PIB brasileiro. Os números da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) demonstram a grande relevância econômica e social que os supermercados têm, uma vez que são hoje os principais pontos de abastecimento para as populações em todo o território brasileiro. Os supermercados possuem também uma interligação vital para muitas indústrias, em especial a de alimentos, que precisam dessa enorme rede de lojas para levar seus produtos ao consumidor final. A importância é tanta que no próximo 12 de novembro…[+]
10 nov

E-grocery: por que as compras de supermercado nunca mais serão as mesmas?

Aaceleração da transformação digital provocada pela pandemia atingiu os mais variados setores, e um deles foi o de supermercados. A venda por delivery se tornou uma real necessidade durante o período de isolamento social, revelando às empresas e aos consumidores a importância de não se limitarem ao físico. Apesar de estarmos falando de um segmento em que as vendas online são mais complexas, sobretudo por causa da logística, é fundamental ter em mente que os supermercados que ainda não se adaptaram a esta nova estratégia perderão excelentes oportunidades de negócio. Diante deste panorama, você verá neste artigo o crescimento e o potencial de investir num e-grocery, além de conferir táticas importantes para ter sucesso em suas operações. Dados do mercado: avanço do e-grocery no Brasil Antes de tudo, entenda o significado do termo e-grocery. Separando-o, temos a partícula “e”, que se refere à eletrônico, e “grocery”, que pode ser traduzido como mercearia. Por isso, utilizamos esta expressão para denominar os e-commerces de supermercado. Não é de hoje que o formato…[+]
09 nov

Café em lata: Ball discute tendência na Semana Internacional do Café 2021

Painel sobre o novo hábito de consumo acontece no dia 10 de novembro durante o principal evento nacional sobre a bebida O café em lata em território nacional une dois dados muito relevantes: o fato do Brasil ser o segundo maior consumidor do grão do café no mundo, além do maior produtor, e a liderança mundial do país na reciclagem de alumínio, com uma taxa de 97,4%. O novo formato de consumo já é uma realidade e ganha cada vez mais espaço – inclusive na Semana Internacional do Café (SIC) 2021, no painel “A tendência do café em lata: praticidade, sabor e sustentabilidade”, que ocorre no dia 10 de novembro a partir das 14h. Ocupando a liderança mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball Corporation é uma das patrocinadoras da SIC 2021, principal evento nacional sobre café, e um dos cinco maiores do mundo. Durante o evento, a empresa abordará novos hábitos de consumo, com foco na categoria de café em lata, e o painel que discute a tendência recebe o Diretor de Marketing, Novos…[+]
09 nov

Embalagens com peso reduzido voltam às gôndolas dos supermercados em tempos de inflação alta

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor abriu seis investigações preliminares pela falta de informação ao consumidor Uma prática comum no início dos anos 2000 voltou ao dia a dia dos consumidores: a redução do tamanho das embalagens nas gôndolas dos supermercados. No entanto, essa diminuição na quantidade nem sempre reduz o preço cobrado pelo produto. Com a volta da inflação alta, essa prática é considerada por especialistas como uma forma de mascarar a elevação dos preços. Pesquisa realizada em mercados de Porto Alegre pelo Movimento Edy Mussoi de Defesa do Consumidor (EMDC), antes chamado de Movimento das Donas de Casa, apontou mudança na quantidade comercializada de produtos como leite condensado, aveia, farelo de aveia e pão de sanduíche. O presidente do EMDC e do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), Cláudio Ferreira, explica que as indústrias têm autonomia e podem optar pela redução das embalagens ou da quantidade de produto vendido, porém, precisam deixar clara essa mudança ao consumidor. — Não é a primeira vez que acontece e,…[+]