21 fev Índice de Preços dos Supermercados (IPS) registra inflação de 0,92% em janeiro Apesar da alta, alguns cortes suínos e bovinos apresentaram queda no período O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), registrou em janeiro inflação de 0,92% e de 10,11% no acumulado de 12 meses. Os cortes bovinos, depois de subida de 13,85% no ano passado, apresentaram itens com redução de preço em janeiro, como é o caso do coxão mole, com deflação de 2,29%. A tendência é de estabilidade no valor da proteína bovina neste 1º trimestre. A projeção é baseada no equilíbrio dos custos de produção decorrente da acomodação dos preços da soja e do milho, commodities utilizadas na produção da ração dos animais. A cesta dos suínos teve deflação de 6,63% nos últimos 12 meses e quedas importantes no preço de alguns cortes em janeiro, como pernil (-6,43%) e lombo (-5,17%). Essa deve continuar a ser uma opção de proteína animal a bom preço para o consumidor durante todo o trimestre. Depois, segundo Diego Pereira,…[+]
18 fev Intenção de consumo das famílias sobe 0,4% em fevereiro e atinge maior nível em quase um ano, diz CNC Indicador avançou para 77,6 pontos. Segundo a entidade, crescimento reflete a melhor percepção do consumidor em relação à renda atual A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 0,4% em fevereiro ante janeiro, atingindo 77,6 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com fevereiro de 2021, a alta foi de 4,6%. Para a entidade, o resultado reflete melhor percepção do consumidor em relação à renda atual. Dos sete tópicos usados para cálculo do ICF, seis apresentaram alta em fevereiro ante janeiro. É o caso das altas em emprego atual (1,6%); perspectiva profissional (0,9%); renda atual (2,1%); acesso ao crédito (0,7%); nível de consumo atual (3,9%); e perspectiva de consumo (0,1%). Nessa comparação, houve queda de 7,7% em momento para duráveis. Na comparação com fevereiro de 2021, ocorreram altas de emprego atual (11,3%); perspectiva profissional (1,2%); renda atual (6,7%); nível de consumo atual (8,5%); e perspectiva de consumo (18,2%). Em contrapartida, houve recuos em acesso…[+]
18 fev Assembleia extraordinária reúne associados de Goiânia e interior A AGOS reuniu associados supermercadistas em uma assembleia extraordinária na tarde da última quinta-feira (17) na sede da associação em Goiânia para discutir assuntos de interesse da classe, entre eles a convenção coletiva, recentes decisões trabalhistas ligadas às grávidas, ações de degustação dentro dos supermercados e questões ligadas ao Procon Goiás. O presidente da AGOS, Gilberto Soares da Silva, destacou a importância da proximidade dos associados junto a instituição e agradeceu o empenho dos empresários para se fazer presente na reunião, principalmente aqueles que vieram do interior do Estado.O assessor jurídico da AGOS, Dr. Reginaldo Vasconcelos, explicou como funciona a assessoria jurídica e os benefícios que os associados têm com as ações coletivas. A tarde ficou marcada com a presença do superintendente do Procon Goiás, Dr. Alex Vaz, que apresentou as principais ações do órgão junto aos supermercados e o papel de orientar e capacitar os empresários, agindo em parceria com o setor. Os supermercadistas presentes puderam expor situações pontuais e trocar experiências com o órgão de defesa do consumidor. O deputado estadual,…[+]
17 fev Chuvas aumentam e preços disparam na Ceasa-GO Clima impacta valores e qualidade de produtos; abóbora cabotiá teve aumento de 186%, o maior registrado em um mês A chuva acima da média tem impactado os preços dos alimentos em Goiás. Nas Centrais de Abastecimento (Ceasa-GO), grande parte dos produtos sofreu reajuste devido ao clima. Entre os destaques, a abóbora cabotiá teve incremento de 186%. O valor mais praticado do saco com 20 quilos passou de R$ 35 para R$ 100 de 17 de janeiro para a cotação desta quinta-feira (17). A menor oferta é a justificativa para os incrementos que chegam aos consumidores nas feiras e supermercados. Conforme boletim agroclimático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em janeiro as chuvas ultrapassaram o volume médio em vários estados, com destaque para Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e parte da Bahia. Por isso, os cultivos de hortaliças foram impactados e agora elas ficam mais caras no varejo. Esse excesso de umidade acarretou perdas e afetou a qualidade de produtos como as folhosas. De outro lado, nos estados do Sul, onde também há…[+]
17 fev Combate ao desperdício de alimentos passa por mudança na validade dos produtos No Reino Unido, consórcio de indústrias quer mudar expressão “consumir até”, presente nas embalagens, para mostrar que produtos podem ser consumidos depois da data Atualmente, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados ao longo da cadeia de distribuição e do consumo doméstico e em restaurantes. Medidas para diminuir esse índice vêm sendo tomadas em todas as partes – inclusive nas embalagens dos produtos. No Reino Unido, um consórcio de indústrias vem atuando para mudar a expressão usada para indicar a validade dos produtos – e mudar a mentalidade dos consumidores. A campanha “Look, Smell, Taste. Don’t Waste”, lançada recentemente pela Too Good to Go, quer encorajar os consumidores a não se basear apenas na data de validade dos produtos. Em vez disso, cheirar, sentir e provar os alimentos e mantê-los caso eles ainda estejam com boa qualidade. A campanha tem o suporte de mais de 40 empresas, entre elas gigantes da indústria, como Danone, Nestlé e PepsiCo, e o apoio de varejistas como a rede de supermercados Morrisons, que anunciou no mês…[+]
16 fev AGOS e Procon Goiânia alinham ações em conjunto A diretoria da AGOS esteve reunida com a presidente do Procon Goiânia, Dra. Carolina Pereira, na tarde do dia 16 de fevereiro, para buscar alinhar as ações do órgão junto aos supermercados. Na oportunidade, o presidente e o vice-presidente da associação, Gilberto Soares da Silva e Sirlei do Couto, apresentaram números do setor – que foi um dos primeiros da economia a adotar protocolos de segurança e controle da pandemia. Além disso, os diretores, junto ao gerente geral do Pró Brazilian, Weverton Luiz, enumeraram quais as principais dificuldades encontradas pelos supermercados – entre elas grande mix de produto e alta rotatividade de colaboradores – para atender de forma eficiente o Código de Defesa do Consumidor. A presidente do órgão destacou que tem trabalhado na linha de uma fiscalização orientativa e citou que está desenvolvendo uma ação programada para o mês de março junto aos supermercados e açougues, visando justamente capacitar os principais envolvidos na cadeia e por isso quer, antes da ação, quer ouvir quais são as principais demandas do setor. [+]
16 fev Consumidores usam estratégias para driblar a alta no preços de produtos, diz estudo Com a alta de 11,8% no preço médio da cesta de consumo massivo entre janeiro e setembro em comparação ao mesmo período de 2020, brasileiros têm adotado estratégias para conseguir manter sua lista de compras. De acordo com acordo com relatório Consumer Insights, da consultoria Kantar, os consumidores têm optado por embalagens maiores de produtos de limpeza e menores nos alimentos perecíveis. O estudo da Kantar aponta que, por conta do aumento dos preços, os consumidores diminuíram a frequência de idas aos postos de venda (-2,1%) e também na quantidade de itens por viagem realizada (-1,8%), na comparação do período de janeiro a setembro 2021 com o mesmo período de 2020. Por outro lado, houve um aumento no valor comprado menor do que o dos preços, da ordem de 9,7% nesse mesmo intervalo. A cesta de limpeza teve aumento de 2% em toneladas e se manteve estável (-1%) em unidades. A economia está no preço médio. Com a inflação de 9% no valor das embalagens pequenas em 12 meses encerrados em setembro, consumidores têm optado por…[+]
16 fev Como aumentar a margem do seu e-commerce em 2022? + Dados – Achismos! Baseado em dados confiáveis, reais, e em experiências de líderes mundiais do varejo – e não em “achismos”! Varejistas e supermercadistas já sabem que é necessário estar presente nos canais digitais, já entenderam que a tendência dos consumidores é seguir comprando online, muitos até se adaptaram às pressas, mas para ver de fato o resultado ($) é necessário traçar uma estratégia omnicanal e ter um planejamento bem definido e alinhado com base no que o cliente quer. Veja como o Walmart México aumentou suas vendas no online:“O nosso foco aqui é justamente colocar uma estratégia omnicanal. Então, eu não estou preocupado se o cliente está comprando no e-commerce ou na loja física. O que estou preocupado é que o que tenho como proposta de valor para esse cliente, atenda as suas expectativas. Estamos preocupados em blindar a melhor experiência para o cliente. A gente começou com entrega a domicílio há mais de 25 anos através de vendas no call center e começou a implementar operação de e-commerce há pelo menos 7 anos. Falando de 2020, a…[+]