10 mar

Consumo nos lares brasileiros cresce 1,23% em janeiro, aponta ABRAS

Cesta Abrasmercado acumula aumento de 11,50% em doze meses; cebola e batata tiveram as maiores altas O Consumo nos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) registrou crescimento positivo – ainda que em ritmo mais moderado – de 1,23% em janeiro na comparação com mesmo mês do ano passado. O resultado, anunciado nesta quinta-feira (10), foi medido pelo departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS.   Em comparação a dezembro de 2021,  houve recuo de 21,22%.  Os indicadores já foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  O monitoramento contempla todos os formatos de varejo alimentar operados pelo setor supermercadista, como lojas de vizinhança, minimercado, supermercado, hipermercado, atacarejo, superproximidade e e-commerce.  “Observamos um movimento natural de flutuação de consumo em janeiro, como tradicionalmente ocorre nos primeiros meses do ano, por conta das férias e do mês antecessor ser comemorativo e virtude do Natal e das festas de final de ano”, explica o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan. “Outros…[+]
10 mar

Juros do FCO serão reduzidos para empresas

Os encargos cobrados nos financiamentos pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) devem ser reduzidos para o setor empresarial. O Conselho Monetário Nacional (CNM) do banco central aprovou uma alteração na base da taxa de juros do Fundo. As mudanças aumentam opções de contratação e reduzem encargos. A partir de agora, o empresariado terá dois tipos de taxa de juros para a contratação de financiamento por meio do FCO: a pré-fixada e pós-fixada. Antes, se a contratação partia com juros incidentes de 3,5% ao ano, este número poderia subir no decorrer do período de vigência das parcelas. O secretário de Estado da Retomada, César Moura, lembra que esta instabilidade gerava insegurança para a contratação. “Isso acabou deixando o financiamento atrativo somente para tomadores do setor rural, que ainda têm taxas menores”, destaca. Com a nova regra, o índice ficará travado durante a operação financeira do setor empresarial. Será levado em consideração como base para o cálculo das taxas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) médio…[+]
09 mar

Agos apoia projeto Lixo Zero

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve no lançamento da Jornada Lixo Zero Goiânia 2022, no dia 7 de março. O assessor de relações institucionais da associação, Francisco Lopes de Araújo, esteve representando a entidade. O projeto irá promover a responsabilidade social na geração de resíduos, fazer a educação ambiental efetiva junto a população e reduzir o descarte incorreto, incentivar as empresas a promoverem a gestão adequada dos resíduos, promover economia aos cofres públicos do município e a gerar trabalho e renda as cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O projeto JLZGoiânia, contará com 28 atividades que acontecerão em parques na cidade de março até dezembro. As ações nos parques escolhidos ocorrerão aos sábados, de acordo com o calendário disponível no @jornadalixozero, tendo início no próximo sábado, 12 de março, das 8h às 17h no Parque Municipal Bernardo Elis, Residencial Celina Park. Fonte: Assessoria de imprensa Agos – Comunicare [+]
09 mar

Pandemia segue mudando a dinâmica de abastecimento dos lares

Pesquisa revela as mais importantes movimentações na dinâmica entre os diferentes formatos A pandemia impactou diretamente o modo de comprar dos brasileiros. Durante os períodos de maior restrição social as compras de abastecimento e online registraram desempenho acima da média. Com o avanço da vacinação no país, a volta das atividades presenciais e a alta dos preços de alimentos e bebidas, o comportamento de compra do consumidor mudou e traz um novo perfil de compra no segundo ano da pandemia. A nova edição do relatório Consumer Insights, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, aponta importantes mudanças em 2021. Pela primeira vez nos últimos 3 anos, as compras de abastecimento representaram menos da metade do volume total comprado pelo brasileiro. Eram 52,6% em 2019 e caíram para 49,6% ano passado, dando lugar a compras de proximidade e urgência.E o comércio eletrônico não sustenta o ritmo acelerado e se estabiliza, num momento que os casos de Covid-19 diminuem e o isolamento social termina. Os maiores destaques positivos de 2021 foram os canais atacarejo e pequeno varejo, que conquistaram maior número de novos lares…[+]
09 mar

Para os consumidores, supermercados podem fazer muito mais pela sustentabilidade

Estudo mostra que 67% dos americanos acreditam que as lojas do setor precisam melhorar suas iniciativas em prol do meio ambiente Os consumidores americanos acreditam que as redes de supermercados podem fazer muito mais para tornar suas lojas mais sustentáveis. De acordo com um estudo realizado pela Retail Insight, 67% dos consumidores acreditam que os supermercados precisam melhorar sua “pegada ambiental”, enquanto apenas 6% disseram crer que o setor está fazendo tudo o que pode para ser sustentável. Isso mostra que o comportamento sustentável dos consumidores não vem sendo acompanhado pelo varejo. O estudo mostra que 77% dos americanos adotaram hábitos mais sustentáveis nos últimos 12 meses, sendo que no público entre 25 e 34 anos esse número chega a 88%. Outro ponto importante é que uma postura genuinamente preocupada com sustentabilidade pode gerar resultados financeiros palpáveis para o varejo. Pouco mais da metade dos consumidores afirmaram ser mais fiéis a marcas que eles percebem como tendo uma postura ESG mais sólida. Quase 50% dos entrevistados se sentiriam bem em pagar mais por…[+]
08 mar

Alta nas cotações dos lácteos no mercado atacadista e varejista em fevereiro

O atacado e varejo de lácteos recebeu aumento de preços Com a captação em queda em algumas das principais bacias leiteiras, o resultado no atacado e varejo de lácteos foi o aumento de preços. No atacado, considerando a média dos produtos e estados monitorados pela Scot Consultoria, a alta foi de 1,2% na comparação mensal. O preço do leite longa vida (UHT) segue com preços firmes, com aumentos desde a segunda quinzena de dezembro. Na comparação mensal o aumento foi de 2,4%.  No varejo, quando comparada à segunda quinzena de janeiro/22, houve alta na média dos produtos lácteos pesquisados, em três das quatro praças acompanhadas pela Scot Consultoria. Considerando a média de todos os produtos pesquisados em São Paulo, os preços subiram 0,2%, na mesma comparação. Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram variações positivas de 0,5% e 1,3%, enquanto Paraná teve queda de 0,4%.  Fonte: Agrolink [+]
08 mar

Bolsonaro sanciona projeto com novas regras sobre trabalho de gestantes na pandemia

Texto prevê volta presencial de empregadas grávidas após vacinação completa contra a Covid-19 O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (8/3) o Projeto de Lei 2058/21, com mudanças das regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia de Covid-19. A proposta havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado e regulamenta o retorno da empregada grávida ao emprego. A proposição altera a Lei nº 14.151, de 2021, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública provocada pela pandemia, e disciplina o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, não imunizada contra o coronavírus das atividades de trabalho presencial quando a atividade laboral por ela exercida for incompatível com a sua realização em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, nos termos em que especifica. A proposta aprovada no Congresso e sancionada por Bolsonaro prevê a volta presencial das grávidas após imunização completa contra a Covid-19, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, ou ainda nas seguintes hipóteses:…[+]
08 mar

Varejo se mobiliza para ampliar a presença feminina em posições de liderança

No Dia Internacional da Mulher, empresas supermercadistas revelam seus resultados e metas relacionadas à promoção da equidade de gênero em cargos de gestão Conhecido como o mês da mulher, março é marcado também pela luta por equidade de gênero, em especial no ambiente corporativo. Um dos principais atacadistas do Brasil, o Assaí tem implementado diversas medidas para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, com o objetivo de fomentar a diversidade, criando e mantendo um ambiente ainda mais plural e inclusivo a todas(os). A partir de ações de seu Programa de Diversidade, a Companhia elevou esse percentual para 26,3% de mulheres em posição de gerência e acima, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2020.    Em 2021, por exemplo, um destaque foi sua adesão aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada ao objetivo 5 – Igualdade de Gênero- da Agenda de Desenvolvimento…[+]