22 mar

Inflação faz preço ganhar força na decisão de compra

Pesquisa mostra que, nos supermercados americanos, os números na etiqueta ultrapassaram aparência, frescor e saúde em importância na hora de escolher o que colocar no carrinho de compras A aparência dos hortifrutis, seu aroma e frescor costumam ser os fatores decisivos na escolha de produtos nos supermercados americanos. Neste ano, entretanto, o aumento da inflação (que nos EUA chegou ao maior índice das últimas 4 décadas) fez com que os consumidores mudassem seu comportamento e passassem a valorizar ainda mais o preço na hora de escolher o que comprar. Segundo o estudo 2022 Power of Produce, desenvolvido pelo FMI, 25% dos consumidores citaram o preço como principal fator na escolha de compra de produtos frescos. A seguir vieram a aparência (19%), benefícios à saúde (19%) e o nível de maturação dos produtos (15%). Para 82% dos consumidores, o preço dos produtos nos supermercados teve um aumento significativo no quarto trimestre do ano passado. Com isso, 92% dos entrevistados mudaram sua abordagem ao escolher o que comprar na área de perecíveis…[+]
22 mar

Inflação mexe na forma como o varejo trabalha a categoria de chocolate na Páscoa

Elevação nos custos na matéria-prima fez supermercadistas alternarem os tipos de produtos de chocolate nas araras e gôndolas Varejistas já estão expondo barras e bombons em “ilhas”, montadas na entrada ou em pontos estratégicos das lojas. A expectativa da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) é de um aumento de 5% em volume nas vendas de ovos, para 9.500 toneladas, que ainda vão ficar abaixo das 10 mil toneladas vendidas em 2019, antes da pandemia. Na avaliação de Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS, o consumidor não deixará de comprar chocolates, mas deve buscar mais ofertas e itens com preços mais baixos. “Houve aumentos importantes na pandemia. As embalagens subiram muito. Também tivemos altas em ingredientes usados na produção dos chocolates. O avanço de 12% é um somatório disso”, afirma Milan.Enquanto isso, nos supermercados, as parreiras de ovos encolhem. A combinação entre inflação em alta e poder de compra em queda tem feito o brasileiro trocar cada vez mais o tradicional ovo de Páscoa por bombons e barras de chocolate. As antigas parreiras fartas de ovos se tornaram espaços mais enxutos,…[+]
22 mar

Agos se junta a 30 associações representativas da sociedade para discutir Código Tributário de Goiânia

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) participou no dia 21 de março de uma reunião no Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) junto a 30 instituições representativas da sociedade goianiense e os vereadores por Goiânia para apresentar propostas de melhor arrecadação com base em crescimento e um projeto de lei que busca aperfeiçoar o atual Código Tributário da capital. A Agos foi representada pelo assessor administrativo Julio Reis. Segundo ele, o objetivo é oferecer soluções aos vereadores para que o Código Tributário, ao ser revisado, promova justiça fiscal e social, desenvolvimento socioeconômico e uma cooperação mais efetiva entre o governo e a sociedade. A reunião é uma iniciativa do recém-criado Movimento Desenvolvimentista sobre o Código Tributário de Goiânia, sendo um dos líderes o empresário Ricardo Cantaclaro. Desde que foi sancionado, em setembro passado, o Código Tributário de Goiânia tem sido criticado, principalmente por conta do aumento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Além disso, contribuintes de todos os portes também têm questionado os novos valores e bases de cálculo de taxas administrativas. [+]
21 mar

Guerra acelera reajustes de preços dos alimentos nas prateleiras

Preços ao consumidor da farinha de trigo, macarrão, biscoitos e até do óleo de soja tiveram forte alta no início do mês, superando de longe reajustes de fevereiro Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que respondem por 30% das exportações mundiais de trigo, começam a chegar às prateleiras dos supermercados. Os preços ao consumidor da farinha de trigo, do macarrão, dos biscoitos e até do óleo de soja tiveram forte alta no início do mês, superando de longe reajustes de fevereiro. Entre 1.º e 12 de março, nos supermercados, a farinha de trigo ficou, em média, 4,46% mais cara, o preço do macarrão com ovos subiu 4,24%, o de biscoitos, 2,62% e o do óleo de soja, 5,79%, em comparação com igual período de fevereiro, aponta um levantamento feito, a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, pela startup Varejo 360. Especializada em pesquisa de mercado, a empresa coletou os preços desses itens nos tíquetes de compra de 150 mil clientes de supermercados no Estado de São Paulo. [+]
21 mar

Mão-de-obra especializada agrega muito valor à loja online

Clientes vivenciam uma nova experiência ao receberem suas compras em casa. Rede não tem do que reclamar Oe-commerce da Rede de Supermercado Pague Menos completou dois anos de operação em janeiro deste ano e, no ano passado, dobrou o número de clientes, o que levou a um crescimento de vendas que supera os 70%. “Além do aumento expressivo em vendas on-line na área supermercadista durante a pandemia, registrado em inúmeras pesquisas, a nossa loja on-line também vem crescendo devido a novas estratégias na experiência de compra e aos nossos investimentos no segmento. Neste ano, implantamos uma infraestrutura mais robusta para aumentar a velocidade e qualidade das nossas entregas”, explica Osvaldir Reis da Silva Junior, gerente de e-commerce. Para atrair e fidelizar clientes, a empresa também busca diferenciações como o recém-lançado sommelier digital, que atrai o cliente que precisa de ajuda na hora de comprar. Na aquisição de hortifrúti da loja digital, o consumidor pode contar com um especialista, da equipe de separação, para escolher as melhores frutas. “No momento da…[+]
18 mar

Coca-Cola dobra capacidade de envase em nova planta de produção

Ampliação de fábrica favorece à entrega de águas saborizadas e single service A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, ampliou a capacidade produtiva da sua unidade fabril localizada em Maringá. Ao instalar a Linha 6 em sua planta, a companhia irá dobrar o volume produzido de 18 mil para 36 mil garrafas por hora. Além do Norte e Oeste paranaense, os produtos fabricados na nova linha irão servir como alternativa de abastecimento de mercados em São Paulo e nos outros estados do Sul, conforme necessidade da demanda. Já estão sendo produzidos na Linha 6 produtos da categoria Single Service (SS), ou seja, embalagens com volumes para consumo individual. Nela são fabricadas e envasadas Coca-Cola Regular, Coca-Cola Sem Açúcar, Fanta Guaraná, Fanta Uva e Fanta Laranja nas embalagens PET de 200 e 600ml. Também saem da nova linha os produtos Crystal Sparkling (nos sabores Frutas Vermelhas, Limão,e Tangerina e Capim Limão) e Sprite Fresh Lemon em embalagens de 510ml. A…[+]
18 mar

Conheça as estratégias das redes para manter as vendas

No “novo normal”, é fundamental preservar o capital de giro com a fidelização dos clientes Com a inflação, a alta nos preços dos alimentos mudou o comportamento de compras de muitos brasileiros. Assim, vendo a recusa a marcas muito caras, diversos supermercados decidiram alterar seu portfólio, com novas estratégias para este momento. Com isso, as gôndolas passaram a dar destaque para rótulos mais baratos, e muitas vezes desconhecidos. Itens de marca própria também se tornaram comuns. Então, para saber mais, confira a seguir. Além disso, grandes marcas também estão se adaptando. Para caber no bolso dos clientes, a marca Nestlé, por exemplo, adaptou o tamanho de suas porções. Já a marca P&G criou embalagens maiores para atender seu público, e o Carrefour investe cada vez mais em produtos de marca própria, congelando seus preços. De acordo com um estudo feito pela consultoria Kantar, e divulgado pelo portal Extra, as principais mudanças nos carrinhos dos brasileiros ocorram em produtos de higiene, beleza e limpeza. Nesses produtos, a troca das marcas foi…[+]
18 mar

Uso de máscara é desobrigado em Aparecida de Goiânia, mas permanece obrigatório em estabelecimentos fechados na Capital

A prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou decreto (nº 1842), no dia 16 de março, que desobriga a população a usar máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados, mas com exceções para alguns locais e recomendações para pessoas do grupo de risco. Segundo a prefeitura, a obrigatoriedade será mantida em locais fechados que tenham pontos de aglomeração. Em estabelecimentos comerciais, como shoppings, lojas e comércios, o uso será facultativo, ou seja, cabe ao estabelecimento decidir se o cliente deverá usar a máscara ou não, segundo a prefeitura. No dia seguinte, 17 de março, por meio de decreto (nº 3987) a prefeitura de Goiânia regulamentou a flexibilização do uso de máscaras na capital. De acordo com o texto, os equipamentos de proteção facial são obrigatórios apenas em ambientes fechados e para pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, que não se vacinaram ou que apresentem sintomas de síndrome gripal. Sendo assim, equipamento de proteção permanece obrigatório em supermercados. São considerados ambientes abertos espaços ao ar livre públicos ou particulares, como ruas, estádios,…[+]