25 mar

CNC acredita em Páscoa mais rentável que 2021

A pandemia controlada com a população vacinada servirá de estímulo aos encontros familiares em 17 de abril Especialistas apontam que a Páscoa de 2022 deve ser a maior desde o início da pandemia do covid-19. Com o avanço da vacinação e a queda do número de casos, a expectativa é de retomada nas vendas de ovos, tabletes e bombons. A Lacta, marca líder no país, espera um aumento de 10% nas vendas, e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um faturamento superior ao dos últimos anos. Neste cenário, o e-commerce se destaca por seu crescimento expressivo. Em 2021, o faturamento cresceu cerca de 15 vezes em comparação a 2019 e o número de pedidos cresceu quase 20 vezes, segundo dados da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e que faz parte do T.group. Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), afirma que a Páscoa deste ano deve ter crescimento no faturamento, mas mostra um…[+]
25 mar

Instagram e Facebook ganham força na venda online de alimentos

Redes sociais já são responsáveis por 25% do tráfego em sites e aplicativos de supermercados Os consumidores mais jovens e sem filhos estão impulsionando as vendas online de supermercados. E, de acordo com o estudo Grocery eCommerce Benchmarks and Insights 2022, da plataforma de e-commerce MikMak, as redes sociais estão gerando uma parcela substancial do tráfego de clientes no setor. Segundo o estudo, que acompanhou o comportamento dos clientes no varejo americano, Facebook e Instagram geram 25% do fluxo de consumidores no e-commerce de alimentos, seguidos de perto pelos anúncios no Google, com 21,3%. O YouTube (11,8%) e o Pinterest (9,7%) também são plataformas digitais populares entre os clientes online de supermercados. O Walmart é a plataforma líder no e-commerce de supermercados, com 15,8% de market share. Amazon e Target vêm logo em seguida, com 12,7% e 12,2%, respectivamente. O Instacart, que em 2021 era o e-commerce preferido dos americanos, caiu para o quarto posto, com 9,3% de share. Supermercadistas tradicionais com operações online, como Kroger, Fred Meyers e Ralph’s,…[+]
24 mar

Valorização do real gera aumento de importações de chocolate para a Páscoa

No entanto, importadores encomendaram menos bacalhau para a data: procura caiu 17% A valorização do real em relação ao dólar vai proporcionar uma Páscoa com maior diversidade de chocolates. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a partir de dados da Secretaria de Comércio Exterior, aponta que a importação de chocolates cresceu 8% esse ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Na Páscoa do ano passado, o dólar custava R$ 5,70. Na terça-feira (22), a moeda americana fechou o dia cotada a R$ 4,91. Alimento símbolo da data, o chocolate vai contribuir para o aumento do volume de vendas do varejo na data, que deve ser de 1,9% em relação a 2021, já descontada a inflação. O setor espera movimentar R$ 2,16 bilhões na data. Mesmo que a projeção de alta se confirme, a movimentação ainda será 5,7% inferior à registrada em 2019, último ano com números sem impacto da pandemia de…[+]
24 mar

Páscoa: prevenir perdas é essencial para varejo ampliar o lucro

Ovos, barras de chocolate e bacalhau são itens importantes a serem monitorados no período Faltam ainda três semanas para a Páscoa, no dia 17 de abril, uma das principais datas de vendas do primeiro semestre do varejo supermercadista. O comércio, aliado à confiança da indústria pela volta dos encontros das famílias no feriado, espera por um aumento de 18,08% nas vendas no período em relação ao ano passado e 42,91% dos lojistas acreditam que a data será melhor em 2022, como aponta a pesquisa do Instituto Fecomércio. Por isso, nas próximas semanas é importante que as companhias do setor possam estar preparadas com suas equipes para prevenir perdas nas lojas, especialmente com ovos de chocolate, bacalhau, azeite, carnes nobres e cerveja. O maior fluxo de pessoas nas lojas torna o cenário mais propício às perdas oriundas por danos e excessos de produtos, e principalmente de furtos, internos e externos. Ovos e barras de chocolate são itens importantes a serem monitorados porque são ocultados em sacolas, bolsas e até carrinhos de bebê. “As lojas…[+]
24 mar

Varejistas não querem andamento da reforma tributária neste ano

Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo diz que é preciso fazer uma reforma ampla e não só parcial O presidente do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo), Marcelo Silva, disse ao Poder360 nesta 4ª feira (23.mar.2022) que o setor não quer que a reforma tributária em discussão no Senado avance em 2022. Segundo ele, a mudança é só parcial e prejudicaria os varejistas ao mudar o momento de cobrança do imposto da origem para o destino dos produtos. “Eu acho que não é oportuno dar andamento à PEC 110. Existem 4 grandes movimentos de reforma tributária no congresso nacional. Nós achamos que, cada vez que se faz um movimento nesse sentido sem fazer uma reforma ampla, uma reforma tributária completa, a emenda sai pior que o soneto”, declarou. O instituto, que tem 75 empresas associadas, defende que se faça uma reforma geral nos impostos brasileiros. Defende a criação de impostos simplificados para a renda, o consumo e o patrimônio. A proposta do Senado mudaria só uma parte disso, gerando, segundo Silva, mais…[+]
23 mar

Intenção de consumo das famílias sobe 1,8% em março ante fevereiro

Segundo a CNC, aumento no número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho influenciou o resultado positivo Os brasileiros ficaram mais propensos às compras em março, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,8% em relação a fevereiro, o terceiro avanço consecutivo na série com ajuste sazonal, para o patamar de 78,1 pontos. Na comparação com março de 2021, houve um aumento de 5,9%. Segundo a CNC, o aumento no número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho influenciou o resultado positivo. Apesar da melhora, o índice permanece abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos, desde abril de 2015, quando estava em 102,9 pontos. Entre os componentes do ICF, o destaque positivo no mês de março foi o que mede a avaliação sobre o Emprego Atual, com alta de 2,6% em relação a fevereiro, para 102,0 pontos, o primeiro item a voltar à zona considerada satisfatória pelos consumidores. O componente de Perspectiva Profissional teve uma expansão…[+]
23 mar

Clientes já dão o tom da Páscoa este ano: colorido e miúdo

Monitoramento de compras revela o valor do ticket médio gasto até o momento, faltando menos de um mês para o domingo festivo A presença de ovos de chocolate nos carrinhos de supermercado acelerou nas últimas semanas. Isso significa que o consumidor está começando a fazer as compras para a Páscoa deste ano. Porém, o comportamento dessas compras aponta tendência de uma Páscoa da lembrancinha para 2022, segundo análise da empresa de inteligência de mercado Horus com base no monitoramento das notas fiscais. A incidência do produto, ou seja, a proporção das notas fiscais que contêm a categoria de ovos de Páscoa, subiu seis vezes entre o período de 15 a 19 de fevereiro e o intervalo de 6 a 13 de março, segundo Luiza Zacharias, diretora da Horus. O tíquete médio, que mostra o valor gasto por compra em média, fica pouco acima dos R$ 40. O que chama a atenção, segundo Zacharias, é que o preço médio por quilo do produto, em torno de R$ 250,…[+]