07 abr

Ovos de Páscoa estão 20% mais caros em 2022

Os ovos de Páscoa estão até 20% mais caros este ano. Segundo o presidente da Associação Goiana dos Supermercados (Agos), Gilberto Soares, os ovos de chocolate de marcas regionais, em 2022, tiveram os preços elevados em 15%. Os de marcas nacionais tiveram aumento de 20%. Os ovos de 560 gramas estão custando quase R$ 90. Os de 196 gramas estão custando pouco menos de R$ 40. O que chama atenção, segundo o representante dos donos de supermercados, é a forma de oferta das próprias indústrias este ano. Ouça mais na matéria de Larissa Lopes: CBN Goiania [+]
07 abr

Conheça dados do consumo de café no país

Levantamento da Abic aponta que em um ano, o pó de café subiu mais de 50% Apesar da elevação dos preços do café, o consumo aumentou 1,7% no ano passado, para 21,5 milhões de sacas no país, segundo levantamento divulgado hoje (6/4) pela Abic, associação que representa as torrefadoras no Brasil. A receita do segmento, por sua vez, subiu 26% em relação a 2020, para R$ 15,2 bilhões. Para os dirigentes da associação, mesmo que o café torrado e moído tenha ficado mais caro, o consumidor ajustou o orçamento e não abandonou a bebida. “O consumidor não deixa mais uma garrafa cheia pronta. Ele evita o desperdício, mas sem deixar de consumir”, diz Ricardo Silveira, presidente da Abic, que também é produtor do grão. No varejo, o reajuste médio do café torrado e moído no ano passado foi de 52%, informou a Abic. O preço nas varejistas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que era de R$ 17,54 em dezembro de 2020, passou a R$ 26,66, em média, um ano…[+]
06 abr

Alto potencial de consumo atrai varejo de alimentos

Grandes redes têm aberto lojas de todos os formatos em jovem cidade que vive um crescimento constante de renda e população O número de grandes redes de supermercados e atacadistas cresceu 800% em Hortolândia, nos últimos 15 anos. Até 2007, a cidade contava somente com um supermercado de grande porte, o GoodBom, que chegou ao município no ano 2000. Agora, são nove estabelecimentos. Juntas, as grandes redes de supermercados e atacados empregam 2,7 mil pessoas, segundo estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Inovação. Esse número deve aumentar com novos empreendimentos já anunciados pelo setor na cidade. A elevação do potencial de consumo da população, cuja renda média per capita saltou de R$ 870, em 2005, para os atuais R$ 4,8 mil – segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) -, é um dos motivos que explicam a expansão de grandes redes supermercadistas em Hortolândia que tem 30 anos e fica na Região Metropolitana de Campinas, São Paulo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Inovação, João Pereira da Silva,…[+]
06 abr

Heineken é a cerveja mais vendida nos supermercados brasileiros

Ranking da Abras traz a preferências dos consumidores brasileiros em 150 categorias de produtos Registrando crescimento em duplo dígito nos últimos meses, a Heineken segue na preferência dos consumidores entre as cervejas mais vendidas. E, de acordo com o último ranking Abras 2022 (Associação Brasileira de Supermercados), os supermercados têm grande influência nesse resultado. A marca aparece como líder de vendas nos supermercados brasileiros, em pesquisa nacional realizada com base Nielsen divulgada pela associação em fevereiro de 2022, que mostra ainda que os principais estados que têm contribuído para esse resultado são São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e estados da região Nordeste. Os números que colocam a Heineken na liderança excedem os resultados de faturamento das cervejas que alcançaram a segunda e terceira colocação no ranking juntas. As cinco principais marcas mais vendidas nos supermercados correspondem, atualmente, a 57,4% de todas as vendas nesses canais. Ranking das marcas vendidas A premiação Líderes de Vendas da Abras destacou as marcas que lideraram as vendas em 150…[+]
06 abr

Agos recebe a visita do governador Ronaldo Caiado

Com intuito de buscar uma maior aproximação com o governo do Estado, a diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) recebeu em sua sede no dia 5 de abril a visita do governador Ronaldo Caiado, acompanhado do titular da SIC, Joel Sant’Anna, e do deputado federal Glaustin da Fokus. Na ocasião, os supermercadistas puderam apresentar suas reinvindicações e necessidades do setor. Durante a abertura do encontro, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, fez um panorama do segmento e destacou a importância do setor para a economia do Estado. “Durante a pandemia, vivenciamos situações amargas com os reflexos dos lockdowns, com sérios prejuízos durante rodízio de aberturas de lojas tanto na Capital quanto no interior do Estado; fizemos grandes investimentos em sanitização e higienização das lojas e carrinhos, aferição de temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel, obedecendo todos os protocolos de segurança. Aliás, segmento foi um dos primeiros a atender todas as normas”, destacou durante seu discurso. “Mas nem por isso deixamos de exercer nosso importante papel, garantindo a distribuição de alimentos, mantendo o…[+]
05 abr

Ancorado em descontos progressivos, formato de atacarejo cresce acima da média no país

Em um cenário de inflação de dois dígitos, queda da renda e desemprego elevado, o atacarejo ganhou espaço entre os brasileiros e cresceu como nenhum outro formato do setor supermercadista no país, ao ponto de fechar o período de janeiro a março deste ano com alta de 21,1% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O dado é de levantamento da NielsenIQ, consultora em inteligência de varejo. Segundo a pesquisa, a região Sudeste do país, que inclui Minas Gerais, apresentou o segundo melhor desempenho do atacarejo, com crescimento de 25,9%. Para efeito de comparação, grandes supermercados venderam 7,8% a mais no mesmo intervalo, enquanto supermercados pequenos subiram 4,4% e hipermercados tiveram queda 6,8% em vendas. A categoria, também batizada de carry & cash, é caracterizada pelo desconto progressivo: quanto maior a quantidade do mesmo produto, maior a redução no preço final. Mudança de perfil Vanderlei Junior, fundador das plataformas CotaBest – marketplaces que reúnem atacadistas e distribuidores que atendem empresas e pessoas físicas para cotação de preços…[+]
05 abr

Indústria e varejo focam na diversidade para ampliar os negócios e liderar inovações no mercado

Em um cenário como o atual, com concorrência acirrada, disputa de talentos e economia instável, quanto mais diverso for o time, mais fácil será para chegar aos resultados esperados Falar de diversidade, é falar de negócios, de resultados, de perenidade. Um estudo feito pela McKinsey mostra que quanto mais diverso for o time, mais fácil chegar aos resultados esperados. Realizado com quase quatro mil empresas, a pesquisa destaca a conexão da diversidade com práticas de negócios positivas, comportamentos eficazes de liderança, saúde organizacional e performance do negócio. De acordo com a pesquisa, funcionários de empresas que apostam na diversidade relatam níveis mais altos de colaboração e inovação e têm probabilidade 152% maior de propor ideias e tentar formas diferentes de realizar as atividades. As companhias com maior diversidade de gênero, por exemplo, têm 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado. No caso da diversidade cultural e étnica, esse número sobe para 33%. Não à toa, um levantamento da PwC mostra que 76% das companhias estão investindo em programas de diversidade. Porém, para…[+]
04 abr

Ovos de Páscoa ficam 15% mais caros nos supermercados e alta atinge artesanais

Da guerra na Ucrânia ao petróleo, soma de fatores fará brasileiro pagar mais pelo chocolate em 2022 Em meio a aumentos generalizados, reflexo da guerra no Leste Europeu, da alta do petróleo e de uma inflação acumulada de 10,79% nos últimos 12 meses, o consumidor também vai pagar mais caro pelos ovos de Páscoa nos supermercados. Eles encareceram, em média, de 12% a 15% em 2022, em relação ao mesmo período do último ano, estima a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). E, ainda que haja opções mais baratas, quem recorrer aos ovos artesanais não vai escapar dos reajustes. Os confeiteiros vão compensar a inflação dos insumos repassando os custos para o consumidor. O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, argumenta que uma série de aumentos na cadeia produtiva da Páscoa justificaria o preço mais elevado dos ovos de chocolate neste ano. “A produção envolve uma cadeia extensa. O cacau subiu, o leite subiu, o açúcar subiu, as embalagens subiram. Também há os outros fatores de produção, como a energia elétrica, os combustíveis e a…[+]