


Oito dicas para ajudar o varejo a driblar a inflação
Varejistas devem ter coragem de mudar práticas comerciais para se adequar ao novo momento Tempos adversos exigem dos varejistas uma ampla compreensão das necessidades e hábitos dos clientes, assim como a coragem de mudar as práticas comerciais para que o ônus de fatores externos como a inflação não seja apenas repassado aos consumidores. Esses momentos históricos também estabelecem a urgência de um novo pensamento, novas lideranças e novas aplicações de insights por meio de uma legítima abordagem Customer First. No entanto, cada uma destas etapas deve ser embasada na ciência de dados e implementada com prioridade máxima, afirma o presidente da Dunnhumby para a América Latina, Adriano Araújo. Pensando nisso, recomendo 8 estratégias e táticas-chave que os varejistas devem seguir neste momento de pressão sob as taxas inflacionárias: 1. Atualize seu entendimento sobre cliente Repense as segmentações dos clientes e como se comunicar com eles. Nem todos sentirão a inflação da mesma forma e muitos só irão perceber o impacto no valor total da compra quando chegarem…[+]
Foco total no setor de bebidas na Semana do Dia dos Namorados
Vendas de vinhos e cervejas vivem um bom momento com o arrefecimento da pandemia Após meses em queda, a venda de bebidas alcoólicas voltou a crescer no Brasil, impulsionada pela Páscoa e pelo Carnaval fora de época em abril. A retomada foi possível graças ao arrefecimento da pandemia e, para a economia do país, representou uma alta de 5,2% no setor de bebidas, contribuindo também para que a produção industrial crescesse em abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a proximidade do Dia dos Namorados, as expectativas são positivas para o setor e toda a cadeia, como bares, restaurantes e supermercados. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na Páscoa, os volumes de vendas de vinhos importados cresceram 15,6% e de cervejas, 14,3%. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, afirma que os donos dos estabelecimentos estão notando uma melhora gradual e contínua ao longo dos últimos três meses. “Em janeiro e fevereiro, tivemos a Ômicron e as pessoas continuavam…[+]
Cuidado para não se enrolar com os “vencidinhos”
Procura disparou nos últimos meses pelos produtos mais em conta, mas não descuide da legislação O aumento generalizado dos preços dos itens básicos de alimentação, somado a inflação econômica histórica vivenciada por praticamente todas as classes sociais brasileiras, alavancaram os conhecidos “vencidinhos” ou “FIFOs”, mercados que comercializam produtos – perecíveis ou não – próximos ao vencimento e, em contrapartida, concedem descontos atrativos que viabilizam a economia dos consumidores em adequação aos novos orçamentos enxutos. A despeito das justificativas políticas e econômicas para este cenário, para suprimir as necessidades básicas, os estabelecimentos especializados neste tipo de “venda para consumo rápido” hoje são facilmente encontrados, principalmente em bairros periféricos. E não é só, grandes redes de supermercados já dedicam partes físicas ou gondolas de seus estabelecimentos para a comercialização de produtos próximos ao vencimento: de acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados, 88,6% dos supermercados rebaixam os preços dos produtos próximos ao vencimento para evitar eventual desperdício. Com este contexto posto, não há como evitar o alvoroço e crescimento…[+]
Ceasa-GO recebe Agos e apresenta projetos em andamento
O presidente da Ceasa-GO, Jadir Lopes de Oliveira, juntamente com o diretor financeiro do entreposto, Cel. Esmeraldino recebeu na manhã do dia 08 de junho membros da Agos, entre eles o presidente, Gilberto Soares, o assessor de assuntos institucionais, Francisco de Araújo Lopes e a responsável pelo comercial, Clésida Espírito Santo. Além de estreitar o relacionamento entre as entidades, vários assuntos estiveram na pauta de reunião. Jadir apresentou o projeto de um sistema de biodigestor, uma das alternativas para dar destinação útil às mais de 25 toneladas de lixo produzidos diariamente na Ceasa-GO. Entre as vantagens estão: reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás. Também mencionou a instalação de uma usina fotovoltaica, já em fase de homologação de licitação após concorrência na ordem de R$ 30 milhões. Com a instalação do sistema, estima-se que a Ceasa-GO economize cerca de R$ 150 mil em energia elétrica. Gilberto destacou a importância do entreposto para abastecimento dos pequenos, médios e grandes supermercadistas e informou que as ações para a realização da SuperAgos 2022 estão em ritmo…[+]
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,5% no primeiro quadrimestre, aponta ABRAS
Queda na taxa de desemprego e recursos injetados na economia sustentaram o consumo diante de um cenário de inflação elevada O Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) acumula alta de 2,50% de janeiro a abril e permanece alinhado às estimativas do setor supermercadista de um crescimento de 2,80% no ano. Em abril, o indicador registrou alta de 4,20% ante março. Na comparação com o mesmo mês de 2021, o índice teve alta de 7,37%, de acordo com o monitoramento do departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS. Todos os indicadores já foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O aumento do emprego com carteira assinada no quadrimestre, bem como, os recursos injetados na economia, como o saque extraordinário do Fundo de Garantia, a manutenção do Auxílio Brasil e a antecipação do 13ºsalário estão sustentando o consumo nos lares diante de um cenário de elevada e persistente inflação que impacta diretamente a cesta de…[+]
Venda de bebidas alcoólicas volta a crescer e impulsiona mercado
Levantamento da Associação Brasileira de Supermercados mostra que em abril, com os feriados e o arrefecimento da pandemia, as vendas de vinhos importados cresceram 15,6% e de cervejas, 14,3% Após meses em queda, a venda de bebidas alcoólicas voltou a crescer no Brasil, impulsionada pela Páscoa e pelo Carnaval fora de época em abril. A retomada foi possível graças ao arrefecimento da pandemia e, para a economia do país, representou uma alta de 5,2% no setor de bebidas, contribuindo também para que a produção industrial crescesse em abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a proximidade do Dia dos Namorados, as expectativas são positivas para o setor e toda a cadeia, como bares, restaurantes e supermercados. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na Páscoa, os volumes de vendas de vinhos importados cresceram 15,6% e de cervejas, 14,3%. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, afirma que os donos dos estabelecimentos estão notando uma melhora gradual e contínua ao longo dos últimos três…[+]