15 jul

Como faturar com a gestão de resíduos no seu supermercado?

Empresas de Varejo de Alimentos combatem o desperdício e ainda buscam inserir a eficiência energética em seus processos A cada ano, o Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de lixo. Um terço desse volume vai parar nos lixões a céu aberto ou nos aterros sanitários espalhados pelo país. Cerca de 90% dos resíduos descartados inadequadamente poderiam ser reaproveitados. Porém, por falta de políticas públicas e coleta seletiva, o país reutiliza menos de 4% desse total, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Na outra ponta, dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) revelam que 127 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora por ano na América Latina. No Brasil, de acordo com a Embrapa, 41 mil toneladas de alimentos vão parar no lixo todos os dias. O desperdício começa na colheita, quando 10% da produção se perde; passa pelo manuseio e transporte, com perdas de 50%; centrais de abastecimento (30%); e chega aos supermercados e à casa das pessoas (10%), segundo…[+]
15 jul

Selo Eletrônico Fiscal garante procedência da água a supermercadistas e consumidores

Selo de Integridade Mineral – SIM em embalagens de água permite que o consumidor final tenha informações sobre águas comercializadas A Associação Goiana de Indústrias de Água Mineral está realizando uma campanha de conscientização sobre o consumo de água mineral utilizando o Selo Eletrônico Fiscal, também chamado de Selo de Integridade Mineral – SIM.  A partir do selo, embalagens descartáveis com capacidade igual ou inferior a quatro litros poderão ser identificadas pela população por meio da marcação de um número fiscal, que ficará visível.  O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil já deliberaram a favor dos estados a instituir o SIM, que garante a procedência da água, evita a comercialização de produtos adulterados e diminui casos de doenças como Hepatite A, Disenteria, Cólera, Febre Tifóide entre outras, transmitidas por meio da água não tratada. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, destaca a importância do selo para a sociedade e também para a categoria dos supermercadistas. “Se é bom para…[+]
14 jul

Deputados rejeitam venda de remédios em supermercados

Comisão de Constituição e Justiça arquivou projeto de lei polêmico por unanimidade Por unanimidade, os integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCRJ) da Assembleia Legislativa arquivaram o projeto de Lei 175/2022, de autoria do deputado João Henrique Catan (PL). A matéria foi considerada inconstitucional. O projeto de lei liberava a venda de remédios (que não necessitam de prescrição médica) nos supermercados de Mato Grosso do Sul e causou polêmica desde sua apresentação. Em Junho, o Conselho Regional de Farmácia convocou a imprensa para marcar posição contra a proposta. Para conselheiros, liberar comercialização é o mesmo que fornecer “uma arma a quem não sabe usar”. Na avaliação da matéria, os deputados da CCJR acompanharam o posicionamento do conselho em zelar pela saúde da população. Conforme os parlamentares, o projeto de lei foi arquivado por vício de iniciativa e por contrariar a legislação federal. O Diário Digital entrou em contato com a assessoria do deputado João Henrique por meio da qual o parlamentar enviou o seguinte…[+]
14 jul

Inflação de dois dígitos há dez meses muda rotina do brasileiro

Consumidores, varejistas e fabricantes mudaram o jeito de comprar alimentos Com o litro do leite e o pacote pequeno de café na casa dos R$ 10, a cartela de ovo a R$ 17 e o quilo do queijo a preço do que era o filé mignon, o brasileiro está se virando como pode para esticar o salário ao longo do mês, o que afeta toda a cadeia de suprimentos. Para lidar com inflação que está há dez meses acima de 10%, consumidores, varejistas e fabricantes mudaram o jeito de comprar alimentos. O consumidor voltou a adotar uma estratégia comum nos anos 1980, período da hiperinflação: ir ao mercado logo que recebe o salário. Mas, em vez de fazer a compra inteira do mês logo de largada, essa ida inicial ao mercado se concentra nos itens básicos. Os produtos não essenciais ficam para depois, numa caça a promoções que usa estratégias típicas da nova geração: tecnologia para consultar ofertas, redes sociais em busca de dicas. Do lado das empresas, a receita é armazenar mais…[+]
13 jul

Mesmo contestadas, máquinas de autoatendimento se tornaram comuns; entenda

Custos altos e diversas falhas fizeram com que o self-checkout recebesse críticas de clientes e lojistas De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 com 1.000 compradores, 67% disseram ter sofrido com falhas em guichês de autoatendimento em estabelecimentos comerciais. Erros nos quiosques são tão comuns que até geraram dezenas de memes e vídeos do TikTok, por exemplo. “Estamos em 2022. Seria de esperar que a experiência de self-checkout fosse perfeita. Não estamos lá”, disse Sylvain Charlebois, diretor do Laboratório de Análise Agroalimentar da Dalhousie University, na Nova Escócia, que pesquisou esse serviço.PUBLICIDADE Os clientes não são os únicos frustrados com a experiência do self-checkout. As lojas também têm desafios com isso. As máquinas são caras para instalar, muitas vezes quebram e podem levar os clientes a comprar menos itens. As lojas também estão sujeitas a maiores perdas e mais furtos em caixas automáticos do que em caixas tradicionais, com funcionários. Apesar das dores de cabeça, o autoatendimento está crescendo. Em 2020, 29% das transações…[+]
13 jul

Atacarejo prioriza a sustentabilidade na comunicação com os clientes

Rede com 9 unidades adota uma interface moderna na emissão de ofertas e comunicados Sustentabilidade é uma tendência de mercado e um recurso para impulsionar boas ideias que, além de ecológicas, são funcionais. Esse é o caso da rede Desco Super & Atacado que está trocando os, até então, tradicionais panfletos com anúncio de ofertas por uma ferramenta online: o uso do WhatsApp para divulgar promoções, novidades e informações diversas sobre a rede. Além de facilitar a divulgação de conteúdos interessantes aos clientes, a iniciativa estreita a relação com os consumidores, pois cria um canal direto de relacionamento. – Assumimos o compromisso de reduzir a impressão de folhetos em 2023. Essa nova ferramenta permite que os clientes do Desco fiquem por dentro de tudo que acontece em nossas lojas, sejam ofertas, novidades ou horários de funcionamento – afirma a gerente de marketing, Jaqueline Gabiatti. Para criar um cadastro, os interessados podem escanear o QR Code disponível no material de divulgação e seguir os passos indicados. Outras opções para se conectar com o Desco são enviar a…[+]
13 jul

Inflação para famílias com renda mais baixa é de 0,62% em junho

INPC acumula 5,61% no ano e 11,92% em 12 meses O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, ficou em 0,62% em junho deste ano, percentual acima dos observados em maio (0,45%) e em junho do ano passado (0,60%). Segundo dados divulgados hoje (8), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o INPC acumula 5,61% no ano e 11,92% em 12 meses. Inflação Em junho, o INPC ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país: 0,67%. Apesar disso, nos acumulados do ano, o IPCA apresentou valores mais baixos: 5,49% no ano e 11,89% em 12 meses, respectivamente. Em junho último, os produtos alimentícios medidos pelo INPC tiveram inflação de 0,78% ante 0,63% de maio. Os não alimentícios registraram 0,57% em junho ante 0,39% em maio. Fonte: Agência Brasil [+]
12 jul

Cenário econômico acelera a importância do comércio online

Empresas que focam na digitalização e logística vendem mais, inclusive os atacarejos Uma das tendências aceleradas pela pandemia, a compra online de produtos de supermercado se tornou parte indispensável da estratégia e do faturamento dos principais varejistas do país. Segundo números da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), 44% dos supermercadistas vendem pelo WhatsApp, e 36% operam por ecommerce. Não apenas os novos hábitos introduzidos com a crise sanitária, mas também os preços dos alimentos têm colaborado para que o consumidor, pressionado pela crise na hora da compra, procure tanto novos canais como novos centros de compra. A inflação de alimentos e bebidas medida pelo IBGE nos últimos 12 meses registrou alta de 13,47% até abril, mas para alguns produtos da cesta básica a variação no preço ao consumidor pode chegar a quase 200%. O DataFolha fez uma pesquisa onde avaliou as respostas dos consumidores em relação aos fornecedores de artigos de supermercado pela internet. Pelo estudo, os vencedores no segmento atacadista são Assaí e…[+]