


E-commerce de supermercados deverá faturar US$ 2,8 tri em 10 anos
Expansão de 23% ao ano na próxima década será impulsionada pelos avanços na automação, ampliação da oferta de plataformas e recuperação econômica *Por Renato Muller Um setor que crescerá 23% ao ano e, em 2023, movimentará quase US$ 2,8 trilhões. Essa é a expectativa da Future Market Insights para o e-commerce global de supermercados. A consultoria espera que o setor encerre este ano com US$ 350,5 bilhões em vendas, o que aponta para uma expansão de quase 8 vezes em 10 anos. Esse crescimento vai acontecer com uma profunda mudança na experiência dos clientes, uma vez que a empresa projeta que, daqui a 10 anos, 90% das vendas online de supermercados acontecerão nos aplicativos nos smartphones. O varejo precisará repensar a experiência de navegação, busca, seleção e compra para torná-la mais amigável em dispositivos móveis. Para a Future Insights, o aumento da renda da população depois do fim do atual período de incertezas dará um grande impulso às vendas digitais do setor de grocery, especialmente para as empresas que souberem aproveitar…[+]
Mercado é principal ponto de abastecimento das famílias
Marketplaces, e-commerce e outras opções digitais ainda não conquistaram o consumidor para a compra de artigos indispensáveis Mesmo com avanço do comércio eletrônico para vários tipos de produtos, os hiper, super e mini-mercados são ainda hoje os principais pontos de abastecimentos de itens básicos para as famílias brasileiras. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 54 mil lojas, chegando a um total de 145 mil estabelecimentos desse tipo em operação. Um dos fatores que asseguram aos supermercados essa supremacia é a industrialização de alimentos. Artigos essenciais como o leite, por exemplo, chegam às gôndolas dos supermercados espalhados por todo o extenso território brasileiro em pouco tempo. Para Matheus de Paula Junqueira, supervisor de vendas da Marajoara Laticínios, o setor supermercadista tem uma importância única para a indústria alimentícia, porque é o principal canal de distribuição de seus produtos. Eficiência Logística Mas para chegar a esses milhares de pontos de vendas espalhados por um país de dimensões…[+]
Mesmo com avanço do comércio eletrônico, supermercados ainda são os principais pontos de abastecimentos para as famílias
Setor supermercadista fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 54 mil lojas, chegando a um total de 145 mil estabelecimentos em todo país Ao longo de dois anos de pandemia, mesmo nos seus momentos mais agudos, os supermercados estiveram entre os 53 serviços considerados como essenciais no País. Mas a importância do setor supermercadista para o Brasil já era enorme antes mesmo do surgimento da Covid-19. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 54 mil lojas, chegando a um total de 145 mil estabelecimentos desse tipo em operação. O segmento, que no próximo dia 12 de novembro celebra seu dia nacional, guarda uma grande importância com várias outras cadeias produtivas, entre elas a da indústria de alimentos. Mesmo com avanço do comércio eletrônico para vários tipos de produtos, os hiper, super e mini mercados são ainda hoje os principais pontos de abastecimentos de itens básicos para as famílias brasileiras. Hoje, graças aos modernos processos de…[+]
Pix é o sistema de pagamento preferido dos brasileiros
Mais de 70% dos consumidores já pagam suas compras utilizando o Pix, que deve ser o protagonista nas compras na Black Friday e Natal Prestes a completar dois anos, o Pix caiu no gosto dos brasileiros. De acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 70% dos brasileiros pagam suas compras utilizando o Pix, que substituiu quase totalmente as transações de transferência bancária. Além da possibilidade de reduzir a desistência de compras, o Pix apresenta menores taxas aos varejistas em comparação a outros meios de pagamento, o que possibilita a construção de ofertas customizadas para os clientes e novas oportunidades aos pequenos e microempreendedores. Os consumidores observam grandes vantagens nessa forma de pagamento, entre elas a agilidade, melhor experiência de compra, redução de custos e tarifas bancárias e segurança. Para os comerciantes, acrescenta-se á lista a integração do pagamento com os sistemas de PDV, frente de caixa e ERP´s. “Os varejistas podem tanto no online quanto no…[+]
Valor médio da Cesta Básica registra queda em outubro
Percentual foi negativo em 5 das 8 capitais analisadas; leite UHT impulsionou a queda A cesta de consumo de alimentos básicos registrou queda nos preços em 5 das 8 capitais analisadas no mês de outubro, em comparação com setembro. A redução no valor da Cesta Básica variou -4,3% a 0,1% em Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Fortaleza e Brasília. Curitiba e Manaus apresentaram as maiores altas de preço, com 2,9% e 1,1% respectivamente. O Rio de Janeiro continua a apresentar a cesta mais cara do país, a R$ 882,48. A capital carosa é seguida por São Paulo (R$ 867,55) e Fortaleza(R$ 782,16). Belo Horizonte é a capital que registra a cesta mais acessível, a R$ 641,77. Esse números foram alavancados pela variação de preços de legumes – como batata e cebola, que seguem em tendência de alta. Por outro lado, o Leite UHT registou baixa de preço nas 8 capitais pequisadas. Outros produtos que apresentaram altas expressivas em diversas capitais foram ovos, fubá e farinha de milho e manteiga. [+]
Como preparar seu e-commerce para a Black Friday
A gestão é trabalhosa, cheia de minúcias, mas os resultados compensam Que a Black Friday já faz parte do calendário de muitos brasileiros não é novidade. Por isso, a data se tornou muito esperada pelos donos de e-commerce, tanto quanto o Dia das Mães e o Natal. A tendência observada no mercado é que o fim de novembro se torne cada vez mais uma época importante para o faturamento dos lojistas. Confira 8 dicas para todo varejista online preparar seu negócio para a época. Faça um planejamento com antecedência A principal dor dos lojistas que não alcançam sucesso na Black Friday é a falta de planejamento. Estruturação, previsibilidade, conhecimento do seu produto e do seu público são as características obrigatórias para qualquer estratégia. Avalie sempre o estoque Como o volume de vendas na Black Friday é muito grande, é comum que produtos acabem antes do planejado. O resultado disso acaba sendo uma frustração para o cliente e a perda de oportunidades de venda e…[+]