23 jan

Brasileiros adotam novos hábitos e venda de alimentos saudáveis na pandemia chega R$ 100 bilhões

Setor vive alta e cresce 11%, ante 2,5% das comidas tradicionais A pandemia trouxe mudanças à vida dos brasileiros, uma delas relacionada à alimentação nacional. De acordo com dados do Euromonitor International, a venda de alimentos saudáveis ganhou força no Brasil em 2020 e atingiu a marca de R$ 100 bilhões. É a maior cifra desde 2006, ano em que o segmento começou a ser observado pela consultoria. A comercialização de alimentos saudáveis no país cresceu 11% ante 2,5% das comidas tradicionais, segundo números da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O crescimento nas vendas desse segmento é consequência da adoção de novos hábitos alimentares pelos brasileiros, que buscam produtos sem glúten, lactose e adição de açúcares, e priorizam itens com mais proteínas e fibras. “No período de pandemia, a consciência de ‘quanto mais saudável, melhor meu corpo reage contra a doença’ fez com que as pessoas dessem mais valor a uma vida com foco no bem-estar físico e mental. Além disso, os brasileiros passaram a dar mais atenção a uma dieta balanceada, com…[+]
20 jan

4 tendências sustentáveis para embalagens de alimentos

Tecnologia tem sido fundamental para possibilitar mais automação, redução na quantidade de materiais e desenvolvimento de soluções com propriedades cada vez mais avançadas Embalagens cada vez mais sustentáveis estão entre os desafios da indústria alimentícia, com objetivo de colocar em prática sua agenda ESG. Nesta jornada, a tecnologia tem desempenhado papel fundamental, pois possibilita mais automação, redução na quantidade de material aplicada e o desenvolvimento de materiais com propriedades cada vez mais avançadas. Não se trata, apenas, de buscar soluções mais amigáveis para o meio ambiente, mas sim de prolongar a vida dos alimentos, diminuir desperdício e fazer uso otimizado de todos os recursos investidos na produção dessas embalagens. Uma das tendências é a criação de alternativas personalizadas, permitindo que as linhas de produção sejam mais eficientes. “Hoje, é possível contar com o apoio de equipamentos de última geração capazes de atender necessidades específicas. Inclusive, levando em conta a otimização do uso de materiais durante o processo e garantindo que apenas a quantidade necessária seja aplicada”, esclarece Caio Prado, líder de sustentabilidade e…[+]
19 jan

Vendas no varejo crescem 1,3% em dezembro

É o 14º mês seguido de alta; no acumulado do ano de 2022, o crescimento foi de 4,9% As vendas no Varejo em dezembro de 2022 cresceram 1,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 10,2%. De forma geral, o mês foi favorecido pelos efeitos de calendário. Em 2022, o dia de Natal caiu em um domingo. Dessa forma, os consumidores tiveram uma semana completa, incluindo o sábado, para realizar as compras; enquanto em 2021 havia caído em um sábado. No Ano Novo houve o mesmo efeito. O dia 31 caiu em um sábado ante uma sexta-feira em 2021. Isso gerou um período maior para compras e preparativos para o Réveillon. Na opinião do superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, o Varejo continua em recuperação, ainda que em um ritmo mais suave. “O mês de dezembro marca o 14º seguido de crescimento das vendas. A cada mês…[+]
19 jan

Calendário de e-commerce ajuda a planejar vendas online

Promoções segmentadas são apostas para superar resultados do e-commerce em um ano de retração A previsão para 2023 é de um ano de retração no comércio online. Para superar a expectativa de baixa nas vendas, especialistas em e-commerce indicam que as lojas planejem ações seguindo a sazonalidade e apostando em datas de nicho e essenciais. A oportunidade de ter um calendário planejado é trabalhar para reter clientes e melhorar o relacionamento com consumidores. Em um ano em que os brasileiros devem economizar, a tendência é que o preço permaneça sendo o principal motivador para clientes comprarem online. “Com essa perspectiva, a primeira dica é investir em uma política de preços competitiva e em promoções especiais. Um calendário de ações em datas de nicho ajuda a atrair diferentes perfis de clientes e a diversificar as oportunidades durante o ano”, explica Pedro Paranhos, gerente de marketing LATAM da edrone, startup que oferece uma plataforma de Automação de Marketing e CRM dedicada exclusivamente ao e-commerce. “Cada mês tem uma particularidade, por isso é tão importante se…[+]
18 jan

NRF: supermercados precisam se transformar em 2023

Primeiro dia do maior evento de varejo do mundo destaca transformações do comportamento do consumidor e necessidade de mudanças estratégicas nos supermercados Por Renato Müller, de Nova York O setor de supermercados costuma ser o primeiro a reagir às mudanças de comportamento dos consumidores, justamente por estar muito próximo no dia a dia. Com as incertezas trazidas por sucessivas ondas de Covid, mudanças climáticas e conflitos que trazem disrupções nas cadeias de suprimento, os supermercados vêm sendo desafiados a rever seus negócios. Essa foi uma das tônicas do primeiro dia da NRF Big Show 2023, neste domingo (15/01). Em uma das palestras do maior evento de varejo do mundo, Kate Ancketill, cofundadora e CEO da GDR Creative Intelligence, destacou o papel da sustentabilidade como um vetor estratégico de todo o varejo. “As empresas precisam repensar seus modelos de negócios para descentralizar sua cadeia de suprimentos, reduzir o desperdício e a quantidade de lixo e desenvolver autossuficiência energética”, afirma. Todo esse conjunto de ações significa uma nova postura dos supermercados, em que a sustentabilidade…[+]
18 jan

4 tendências de pagamentos para o varejo digital em 2023

Expansão do PIX e o “compre agora, pague depois” são as tendências mais fortes para o varejo brasileiro O mercado de pagamentos segue em constante evolução e está sempre em processo de inovação. Nos últimos anos, surgiram o Pix, as carteiras digitais, o crescimento do QR Code e a consolidação da jornada phygital no varejo, ou seja, uma experiência híbrida entre online e offline. Em 2023, essas tendências devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades, além de novidades que prometem revolucionar e dar ainda mais força ao setor. Por isso, listamos as principais tendências da área para o próximo ano. Confira: 1 – Fusão das experiências de compra online e offline Segundo o Relatório Varejo 2022, realizado pela Adyen em parceria com a KPMG, o comércio híbrido é a principal tendência do varejo. Aproximadamente 85% dos participantes disseram que buscam estabelecimentos que ofereçam uma jornada de compra multicanal. O phygital deve crescer ainda mais ao longo deste ano.Com o Comércio Unificado é possível que varejistas deem um passo além…[+]
17 jan

4 estratégias para reter o cliente no e-commerce e varejo

Exercite algumas dicas básicas para o sucesso, como manter bom relacionamento nas redes sociais, benefícios para compras e outras ações importantes que conquistam o comprador Atrair o cliente é muito importante, mas conquistar e reter é ainda mais essencial para qualquer negócio, seja no e-commerce ou no varejo. Chamar a atenção do consumidor não é uma tarefa fácil, já que necessita de investimento de tempo e dinheiro Porém, mantê-los ativos e comprando na sua loja, seja online ou física, também é crucial para qualquer negócio. Pensando em auxiliar os empreendedores neste sentido, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics – startup que empodera os sellers com dados inteligentes –, explica alguns tópicos importantes para continuar conquistando clientes ao longo do tempo, e as estratégias que podem ser adotadas. 1 – Preparar um anúncio claro e completo Antes de tudo, pense que o seu anúncio é o primeiro ponto de contato com o cliente. É essencial que nele estejam todas as informações relevantes sobre o produto descritas de forma clara…[+]
17 jan

81% das empresas fazem vendas por WhatsApp

Aproveitando a oportunidade, startup comercializam recursos exclusivos em plataformas para ajudar empreendedores a vender nos canais digitais Interessada em estreitar o relacionamento com os pequenos empresários, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, firmou parcerias com startups de tecnologia que ajudam empresas a anunciarem, atenderem e venderem por meio dos canais digitais de comunicação. Com a parceria, as startup tornam-se provedora oficial do WhatsApp (em inglês, Business Solution Provider – BSP), podendo acessar diretamente as configurações da API do WhatsApp Business, versão recomendada às empresas que querem profissionalizar o atendimento on-line, adicionar um chatbot, integrar com outras ferramentas ou ter relatórios, o que oferece mais agilidade e praticidade aos seus clientes. A aproximação da Meta com os pequenos negócios vem à tona em um momento oportuno. Desde o início da pandemia de Covid-19, pequenos e médios empresários brasileiros precisaram passar por um processo de adaptação à nova realidade de transformações digitais. Em países como o Brasil, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada para conversas entre amigos e família, mas, com o passar do…[+]