17 jan

4 estratégias para reter o cliente no e-commerce e varejo

Exercite algumas dicas básicas para o sucesso, como manter bom relacionamento nas redes sociais, benefícios para compras e outras ações importantes que conquistam o comprador Atrair o cliente é muito importante, mas conquistar e reter é ainda mais essencial para qualquer negócio, seja no e-commerce ou no varejo. Chamar a atenção do consumidor não é uma tarefa fácil, já que necessita de investimento de tempo e dinheiro Porém, mantê-los ativos e comprando na sua loja, seja online ou física, também é crucial para qualquer negócio. Pensando em auxiliar os empreendedores neste sentido, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics – startup que empodera os sellers com dados inteligentes –, explica alguns tópicos importantes para continuar conquistando clientes ao longo do tempo, e as estratégias que podem ser adotadas. 1 – Preparar um anúncio claro e completo Antes de tudo, pense que o seu anúncio é o primeiro ponto de contato com o cliente. É essencial que nele estejam todas as informações relevantes sobre o produto descritas de forma clara…[+]
17 jan

81% das empresas fazem vendas por WhatsApp

Aproveitando a oportunidade, startup comercializam recursos exclusivos em plataformas para ajudar empreendedores a vender nos canais digitais Interessada em estreitar o relacionamento com os pequenos empresários, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, firmou parcerias com startups de tecnologia que ajudam empresas a anunciarem, atenderem e venderem por meio dos canais digitais de comunicação. Com a parceria, as startup tornam-se provedora oficial do WhatsApp (em inglês, Business Solution Provider – BSP), podendo acessar diretamente as configurações da API do WhatsApp Business, versão recomendada às empresas que querem profissionalizar o atendimento on-line, adicionar um chatbot, integrar com outras ferramentas ou ter relatórios, o que oferece mais agilidade e praticidade aos seus clientes. A aproximação da Meta com os pequenos negócios vem à tona em um momento oportuno. Desde o início da pandemia de Covid-19, pequenos e médios empresários brasileiros precisaram passar por um processo de adaptação à nova realidade de transformações digitais. Em países como o Brasil, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada para conversas entre amigos e família, mas, com o passar do…[+]
16 jan

Projeto obriga supermercados a oferecerem carrinho adaptado para pessoas com autismo

Ideia é que pais ou responsáveis possam acomodar de modo confortável seus dependentes com TEA nos carrinhos de compra O Projeto de Lei 2982/22 torna obrigatória a oferta de carrinhos de compra adaptados em supermercados para uso por consumidores acompanhados de pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). A medida é válida para supermercados com área superior a 1.000 m², os quais deverão disponibilizar no mínimo 5% dos carrinhos de compras com adaptação. O projeto em análise na Câmara dos Deputados é de autoria da deputada Renata Abreu (PODE-SP). Segundo ela, o objetivo é que “pais ou responsáveis possam acomodar de modo confortável seus dependentes com TEA nos carrinhos de compra e, assim, realizar suas compras com tranquilidade e segurança”. A proposta altera a Lei Berenice Piana, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Tramitação A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com…[+]
16 jan

Supermercados online vão movimentar US$ 250 bilhões em 2025

Setor foi o que mais cresceu durante a pandemia; comportamento do consumidor manterá crescimento das vendas nos próximos anos Por Renato Müller Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, as vendas online de supermercados tiveram um forte crescimento nos últimos anos. Mesmo sendo considerados como varejo essencial, os supermercados precisaram desenvolver capacidades digitais para lidar com o receio dos consumidores em sair de casa. O costume de comprar online se consolidou e, mesmo com a reabertura total do varejo, a trajetória continuou sendo de alta. Um estudo realizado pela consultoria Mercatus estima que, em 2025, as vendas online de supermercados alcançarão US$ 250 bilhões somente nos Estados Unidos. Caso esse número se concretize, o varejo digital de alimentos terá tido um crescimento de 60% em relação aos níveis pré-pandêmicos e representará pouco mais de 20% das vendas de todo o varejo supermercadista americano. Ainda assim, as empresas do setor precisam ultrapassar uma série de obstáculos para manter a relevância do digital na jornada dos clientes. Entre esses obstáculos…[+]
12 jan

Rotulagem de alimentos: conheça as novas regras

Alterações entraram em vigor recentemente, oferecendo mais clareza e informação ao consumidor Desde outubro, entrou em vigor a nova rotulagem na parte frontal das embalagens de alimentos – a RDC 429/2020 e a IN 75/2020, ambas publicadas em 2020, mas que somente neste ano começaram a valer em todo o país. O principal objetivo da mudança é garantir mais transparência e informação para o consumidor sobre os alimentos consumidos. Uma pesquisa realizada pelo IBGE revelou que 48%, ou seja, quase metade, população de 15 a 40 anos com, no mínimo, 4 anos de estudos (antigo primário completo) se consideram incapazes de interpretar dados científicos incluídos nos rótulos de produtos alimentares, incluindo a composição deles e a tabela nutricional, ou o fariam com dificuldade. Mesmo dentre os participantes que possuíam o maior nível de letramento científico, 35% se encontram nessa situação. Isso é um grande problema em um país em que 29% da população foi identificada como analfabeta funcional. Ou seja, apesar de alfabetizada, quase 1/3 da população brasileira não tem habilidades básicas de…[+]
12 jan

Alerta! Prazo para empresas aderirem ao Simples Nacional acaba dia 31

Empresas que buscam se enquadrar no regime do Simples Nacional precisam se atentar a data limite para adesão As empresas que querem aderir ao regime do Simples Nacional em 2023 e ainda não fizeram a adesão precisam se atentar ao prazo. Isso porque o prazo máximo para que as empresas possam entrar no regime simplificado termina no próximo dia 31 de janeiro. A partir do momento em que a empresa opta pelo Simples Nacional, o efeito contábil passa a vigor a partir do primeiro dia do ano-calendário. A manutenção do enquadramento das empresas no regime do Simples Nacional ou ainda a opção de entrar no regime tributário é uma estratégia bastante eficiente que poderá garantir a redução nos impostos pagos todos os meses. Quais empresas podem optar pelo Simples Nacional? Podem optar pelo Simples Nacional as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que não incorram em nenhuma das vedações previstas no art. 3º, §4º, e art. 17 e parágrafos da Lei Complementar 123, de 2006,…[+]
11 jan

Desafios operacionais no supermercado online: busca de produtos

Por: Leandro Alves Dando continuidade a esta série de artigos sobre os desafios operacionais no supermercado online, vamos falar sobre a seleção de produtos no site (o primeiro artigo pode ser conferido aqui). Talvez diferentemente de (quase) todos os outros segmentos, em grocery é comum pedidos com várias dezenas de itens diferentes, não raros, com centenas de produtos. Com essa volumetria, trabalhar a experiência e a usabilidade das interfaces se torna essencial. Com a experimentação gerada pela pandemia e o grande crescimento das categorias de FMCG no primeiro semestre de 2022 (128%), representando 12% de todo o e-commerce(1), os consumidores ganham confiança e aumentam ainda mais a cesta e a frequência, o que reforça o cuidado que o varejo deve ter com a “exposição de seus produtos” online. Quando digo exposição de produtos, eu não vou tratar aqui do cadastro (ficha) do produto em si. Isso não quer dizer que não seja importante. Ao contrário, ter uma (na realidade, várias) foto(s) bem trabalhada(s), descrição (nome) adequada, informações (argumento de venda), aplicações – bem como…[+]
10 jan

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente nos supermercados em 2023

Especialista mostra os melhores caminhos para que empresas do varejo possam se destacar este ano O consumidor, de forma geral, está disposto a pagar mais para ter uma experiência de compra satisfatória, encantadora e, segundo uma pesquisa da PwC, 86% das pessoas que participaram desse estudo estão dispostas a pagar mais para receber uma ótima experiência. Nesse cenário, as pessoas que buscam o encantamento na hora de fazer uma compra estão dispostas a pagar até 18% a mais por algo que ofereça uma experiência diferenciada. Além disso, a pesquisa feita pela multinacional de consultoria e auditoria mostra que o CX, sigla para experiência do cliente, tem influência nas compras por impulso já que 49% dos entrevistados disseram ter comprado algum item por conta de uma experiência personalizada. Para Leonardo Coelho, head de customer success e product manager do voicebot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel, para atrair e reter a atenção dos clientes é preciso ir muito além de boas ofertas. Segundo Leonardo, toda a experiência deve ser marcante, precisa valorizar o…[+]