10 abr

Reforma com imposto único aumentará preço dos alimentos

Imposto sobre Valor Agregado (IVA) com alíquota de 25% pode fazer preços dos alimentos dispararem, afirma João Galassi, presidente da Abras Prioridade do Ministério da Fazenda no primeiro semestre, a reforma tributária que está em discussão no governo, que prevê um imposto único, penalizará setores cruciais da economia brasileira e pode fazer os preços dos alimentos dispararem, prejudicando os consumidores em todo o país. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, que alerta para o aumento da carga tributária e afirma que o Executivo deveria fazer a sua parte, cortando despesas, em vez de onerar segmentos como o comércio, os serviços e o agronegócio, que hoje pagam alíquotas mais baixas. Em entrevista ao Metrópoles, Galassi critica a ideia de se criar um único tributo, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), com uma alíquota de 25%, em substituição a diversos tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre bens e serviços, como ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins. Este é o princípio do projeto de reforma tributária em…[+]
06 abr

Ovos de Páscoa devem seguir regras de rotulagem

Anvisa credita que as informações do rótulo ajudam consumidores a fazerem escolhas mais conscientes Considerada a maior inovação das novas regras de rotulagem, a tabela nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar na frente da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar. A ideia é informar ao consumidor, de forma nítida e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. “As empresas devem se adequar às normas da Anvisa. Nessa rotulagem é preciso ter, de forma simples e clara, a denominação do produto, a lista de ingredientes, a identificação da origem e as instruções de conservação e uso, além do prazo de validade. Também é preciso declarar a presença de substâncias alergênicas, a advertência de lactose e a utilização de nova fórmula, entre outros”, explica Jhonathan Andrade, professor de Nutrição no UniCuritiba, instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores instituições de ensino superior privado do país. Além das normas de rotulagem nutricional, os fabricantes de alimentos, incluindo ovos…[+]
05 abr

Estratégia de exposição de produtos ajuda a melhorar as vendas

Evitar o excesso de informação é uma das dicas profissionais para melhorar a disposição de itens nas gôndolas Nos últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor, principalmente no setor varejista. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 54% dos entrevistados pesquisam e comparam preços antes de comprar. Assim, a organização das gôndolas e a exposição dos produtos podem contribuir na tomada de decisão dos clientes, agregam valor à experiência de compra e incentivando a compra por impulso. A exposição de mercadorias deve ser feita estrategicamente para facilitar o acesso dos produtos desejados pelo cliente, e pode ser obtida com algumas dicas de organização ou com a atuação de um profissional especializado no assunto. Essa foi a opção da Embalixo, que oferece apoio aos supermercados na exposição dos produtos da sua marca. “Temos especialistas para analisar e sugerir o melhor planograma de gôndola para o varejo aumentar a receita com ganhos de margem”, destaca Rafael…[+]
04 abr

Varejo hiperfísico: saiba o que é esta tendência que vai nortear o setor

Após o fim da pandemia chegou a vez das lojas físicas se tornarem verdadeiros hubs de conexão entre marcas e pessoas O termo varejo hiperfísico está ganhando espaço nas discussões mais importantes quando o assunto é a evolução do varejo. Agora, as lojas físicas estão com os holofotes para si mesmas, depois de todo destaque para os canais digitais durante a pandemia. A tendência do hiperfísico vai nortear grandes transformações nas lojas físicas: chega de regra, neutralidade, monotonia e excesso de padronização. A inovação está de mãos dadas com o visual merchandising, saindo de um visual cansativo, e ultrapassado desses espaços e tornando-as importantes interlocutoras de assuntos importantes para a nossa sociedade, trazendo a sensação de pertencimento aos consumidores. Para além da venda de produtos, está na hora de trabalhar com a parte sensorial e todos os sentidos do consumidor. Sensações, pessoas e fluidez O varejo hiperfísico, ao longo de 2023, estará pautado em três pilares importantes: o impacto sensorial, o foco nas pessoas e na transitoriedade. [+]
03 abr

Ovos de Páscoa Gourmet ganham espaço em Goiânia

A Linha Excelência apresenta uma maior variação de preço e opções para o cliente Com o aumento dos valores dos ovos de chocolate tradicionais, muitos consumidores estão buscando opções mais baratas e recorrendo aos comércios locais de Goiânia. Uma pesquisa comparativa de preços de ovos de Páscoa, chocolates em barra e caixas, realizada pela Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-Goiás), constatou que os ovos da marca Kit Kat 332 gramas tiveram uma diferença de preço de 59,1% entre os estabelecimentos, variando entre R$ 43,99 e R$ 69,99. A Linha Excelência apresentou uma ampla variação de preços, enquanto a Linha Gourmet, comercializada por confeitarias da capital, tem ovos variando de R$ 48 a R$ 279. A pesquisa também identificou que o aumento da venda de ovos artesanais se deve à alta variedade de preços e à utilização de ingredientes de maior qualidade. As proprietárias de negócios da Linha Excelência acreditam que a contribuição para esse movimento está no sabor dos produtos, que são agregados aos materiais utilizados na produção e quantidades. A confeiteira Silvia Ribeiro…[+]
31 mar

Fugini tem fabricação e comercialização de produtos interrompidas pela Anvisa

Medida preventiva foi tomada após inspeção identificar falhas de boas práticas relacionadas à higiene A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interrompeu, nesta quarta-feira (29/3), a fabricação, comercialização e a distribuição de todos os produtos da marca Fugini — conhecida pela produção de conservas vegetais, molhos de tomate, maioneses e mostardas. A medida preventiva da Anvisa vale somente aos alimentos em estoque na fábrica, localizada em Monte Alto (SP). A suspensão da produção e comercialização dos produtos da marca foi adotada após uma inspeção sanitária conjunta, realizada junto ao Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e à Vigilância Sanitária do município de Monte Alto. Na análise, a Anvisa identificou o que considera ”falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras”. Segundo a Agência, essas falhas impactam a qualidade e a segurança do produto final. Em medida adicional, anunciada pela Anvisa nesta quinta-feira (30/3), há a determinação do recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca,…[+]
31 mar

Confiança da indústria sobe 2,4 pontos em março

Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV atingiu 94,4 pontos, maior nível desde outubro de 2022 O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 2,4 pontos em março, para 94,4 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (95,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, após cinco meses de queda consecutiva e um de estabilidade, esse é o primeiro resultado positivo variando 0,4 ponto para 93,2 pontos. “Após dois meses em queda, a confiança da indústria voltou a subir em março influenciada pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses. Há uma perspectiva mais favorável para a produção e novas contratações que parece mirar um horizonte melhor da tendência dos negócios nos próximos seis meses. Contudo, os empresários ainda percebem dificuldades, enfrentando os problemas no escoamento dos estoques, fruto do nível baixo de atividade no momento. Apesar da sinalização positiva, é necessário cautela considerando o cenário ainda de alta incerteza econômica.” comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE. Em março, houve alta da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais…[+]
30 mar

Setor de atacarejo sai à frente do ramo de supermercados

Segundo especialistas, a queda no preço de alguns alimentos deve seguir pelos próximos três meses O último levantamento mensal realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de fevereiro deste ano revelou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,84%. Contudo, em se tratando do grupo de alimentação e bebidas, verificou-se queda nos preços de alguns itens da cesta básica, como carnes e batata-inglesa. Face a esse cenário, autoridades da economia e dirigentes de associações avaliam os impactos da queda de alguns alimentos para o setor de atacado e varejo. Na visão do presidente da Associação Goiana de Supermercados (AGOS), Sirlei Couto, o quadro é “ótimista”. Além disso, os economistas Danilo Orsida e Tereza Fernandez apostam no comportamento do consumidor para ponderar os impactos da inflação e na “melhora” para o ramo de atacarejos no próximo trimestre, respectivamente. Os especialistas também explicam o motivo da queda nos preços de alguns alimentos. Constatações O IPCA é o índice oficial do Governo para…[+]