Supermercados têm contribuído com estabilidade no setor de varejo
Comércio de produtos essenciais se destaca e ajuda em recuperação gradativa Os supermercados têm se destacado como elementos-chave para a estabilidade do setor de varejo. Com base em estudos recentes, é possível observar que esses estabelecimentos têm impulsionado o crescimento e garantido resultados positivos em meio aos desafios enfrentados pelo mercado. A variedade de formas de pagamento é destaque no setor. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo brasileiro ampliado apresentaram crescimento em junho, com um avanço de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor registrou um crescimento de 4,0%. Conforme apontou o IBGE, as vendas nos supermercados têm sido um dos principais responsáveis pelo avanço do comércio varejista, que completou os quatro primeiros meses deste ano sem registrar perdas, teve queda em maio, mas mostrou recuperação no mês seguinte. Previsão de crescimento no varejo para 2023 De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo…[+]
Varejista precisa propor valor para atrair o shopper
Três princípios de valores irão moldar o futuro do varejo, e as empresas precisam rever suas estratégias hoje, moldando-se a estes indicadores para poder colher amanhã O varejo é transformador e consegue enfrentar mudanças como nenhum outro setor. Desde a mudança online, em que conseguiu fornecer ao consumidor o que necessitava, principalmente durante a pandemia, e hoje vê este mesmo consumidor mudar seu comportamento, onde ele quer algo que torne sua vida mais fácil, melhor e mais gratificante. Em uma pesquisa realizada este ano pela EY mostrou que os shoppers estão impulsionados por três princípios orientadores capazes de propor valor ao varejo, que são: invisibilidade, indispensabilidade e intimidade. Esta combinação feita corretamente fará com que o varejista se torne relevante aos olhos do consumidor. Estes três princípios irão moldar o futuro do varejo, como proposto no estudo realizado pela EY. O varejo precisará olhar para o passado e se espelhar nos antigos mercados que atendiam seus clientes de forma personalizada, a interação como faziam com ele, e como se relacionavam. Os varejistas terão que desfrutar de um nível de intimidade maior do…[+]
Estudo aponta que brasileiros podem mudar hábitos alimentares de acordo com a estação
Pesquisa realizada pela Nestlé mostra algumas mudanças de hábitos das pessoas durante o inverno Um estudo realizado pela área de CMI (Consumer & Market Insights) da Nestlé traz uma série de insights que ajudam a entender como os brasileiros adaptam suas rotinas durante a estação mais fria do ano. A maioria dos entrevistados diz que aumenta a frequência de atividades que possam ser realizadas no conforto do lar, como assistir a mais streaming (36%), acompanhar mais as programações da televisão aberta (23%) e prolongar as horas de sono, buscando o aconchego das cobertas (32%). O estudo também apontou que, à medida que as temperaturas caem e o inverno se instala no Brasil, 32% dos entrevistados afirmam que saem menos para bares ou restaurantes, e 26% deles diminuem a visita a cinemas, teatros e shows. Uma maior procura por eventos sazonais passa a ser observada, com 24% dos participantes preferindo viajar mais para cidades com festivais de inverno e festas juninas, optando por ambientes aconchegantes e acolhedores. Além disso, segundo a pesquisa, 34% dos…[+]
Além de negócios, 20ª SuperAgos visa conectar pessoas
Evento será realizado de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções de Goiânia A 20ª edição da SuperAgos, o maior evento para supermercadistas e panificadoras do Centro-Oeste será realizado entre os dias 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções de Goiânia. A feira, que tem como tema central “Conecte-se: O Varejo do Futuro que Impacta o Presente”, visa superar o volume de negócios registrado na feira anterior, em 2022, que esteve na casa dos R$100 milhões. A feira visa oferecer o que há de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais. “Um evento completo, que reúne as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional voltado para quem quer fazer negócios, networking, acompanhar novidades, lançamentos e compartilhar conhecimento”, resume o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, entidade responsável pela realização da feira, que tem apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e do Sebrae Goiás. [+]
3° Expo Nerópolis é realizada com o apoio da Agos
O vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, esteve presente na 3ª edição da Expo Nerópolis, feira realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Nerópolis (Acianer) destinada aos pequenos, médios e grandes empreendedores. Com o tema “Doce Tempero para os Negócios”, o evento, que ocorreu dos dias 30 de agosto a 03 de setembro, contou com 63 estandes, com expositores de vários segmentos do comércio local, além das atividades de prestação de serviço e da indústria que atuam dentro e fora do Brasil. Além de destacar a importância das oportunidades para os empreendedores locais que a feira traz, o presidente da Acianer, Jones Rodrigues, ressaltou a parceria e o apoio que a Agos, por meio de seu vice-presidente, fornece para a concretização de um evento dessa magnitude. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,24% em julho
AbrasMercado: cesta registra menor preço desde fevereiro de 2022 O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 4,24% em julho na comparação com o mês anterior, de acordo com indicador da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Essa é a alta mais significativa do consumo no ano quando se retira o crescimento sazonal da Páscoa (7,29%). Na comparação com julho de 2023, o crescimento é de 3,37%. No acumulado do ano a alta é de 2,52% – patamar dentro das projeções do setor para 2023. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados. “A queda expressiva nos preços dos alimentos para consumo no domicílio em julho sinalizou mais uma vez que as medidas de combate à inflação precisam ser mantidas, pois a busca por produtos de preços mais baixos reflete o comportamento de 54% dos brasileiros no momento de compor a cesta de abastecimento dos lares”,…[+]
