17 abr

Vendas nos supermercados cresceram 21,7% na Páscoa

No varejo geral, alta foi de 4,6%; lojas especializadas apresentaram resultados mais modestos As vendas no Varejo durante a Páscoa cresceram 4,6% este ano em comparação com o feriado em 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O segmento de Supermercados impulsionou a alta, com crescimento de 21,7%. O varejo alimentício especializado – que inclui chocolaterias, docerias e confeitarias, entre outros estabelecimentos – cresceu 4,9%. O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelos varejistas. A análise compara as vendas realizadas entre os dias 3 e 9 de abril de 2023 com os dias 11 a 17 do mesmo mês do ano passado. De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, o faturamento da Páscoa deste ano foi o maior em cinco anos. “As vendas cresceram 30,5% em relação a 2019, ano da pré-pandemia”, afirma. Vendas regionalizadas Na comparação com 2022, a região Sul teve o maior crescimento entre as cinco regiões do país,…[+]
17 abr

64% dos varejistas querem investir mais em transformação digital

Principais áreas de foco dos investimentos são vendas online (88%), omnicanalidade (80%) e experiência do consumidor (80%) A 5ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela OasisLab Innovation Space mostra que 64% das empresas pretendem investir mais em transformação digital neste ano, sendo que em 52% delas o investimento supera 0,61% do faturamento bruto. As principais áreas de investimento em transformação digital deverão ser as vendas online (foco de 88% dos varejistas entrevistados), omnicanalidade (80%) e experiência do consumidor (80%). Para o varejo, os maiores benefícios trazidos pelos investimentos em transformação digital são o aumento da receita da empresa (74%) e o aumento do valor do negócio (64%). A análise mostra que a transformação digital não é só uma forma de tentar aumentar a produtividade ou as vendas: 4% dos varejistas entrevistados afirmam que a transformação digital permitirá reinventar seus modelos de negócios. “Em um mundo volátil que se depara com crises dos mais variados tipos, os negócios precisam ser flexíveis. E essa flexibilidade só vem com o investimento na transformação digital”, explica…[+]
14 abr

Vendas nos hipermercados crescem 8,6% no primeiro trimestre

De janeiro a março, atacarejos perderam espaço; aumento de 6,9% nas vendas está pautado em novas lojas Depois de uma fase de grande fechamento de lojas e depuração do mercado, os hipermercados brasileiros parecem estar de volta ao jogo. Os resultados de vendas dos primeiros meses deste ano contrariam previsões de que esse modelo de loja estaria com os dias contados, diante do avanço dos atacarejos. Pesquisa da NielsenIQ aponta que as vendas nos hipermercados cresceream 8,6% de janeiro até 19 de março, enquanto os atacarejos avançaram 6,9%. Já os supermercados registraram alta de 9,6% no período, comparando as mesmas lojas em funcionamento há mais de um ano. “O resultado surpreende e mostra que os hipermercados estão virando o jogo”, afirma Igor Vilas Boas, gerente de atendimento ao varejo da consultoria e responsável pelo estudo. Desde que o atacarejo começou a crescer com força a partir de 2014, essa é a primeira vez que os hipermercados superam os atacarejos nas vendas pelo critério mesmas lojas, observa. O estudo considera como hipermercados as lojas com mais de…[+]
13 abr

Agos reconhece supermercados e fornecedores com Prêmio Carrinho de Ouro

Agos reconhece supermercados e fornecedores com Prêmio Carrinho de Ouro Aconteceu na noite desta quarta-feira, 12 de abril a 27ª edição do Prêmio Carrinho de Ouro, realizado pela Associação Goiana de Supermercados (Agos). O evento retorna depois de quase quatro anos, devido a pandemia, sua última realização foi em 2019. Paralelo ao evento ocorreu também a posse de nova diretoria da Agos para o triênio 2023/2026. O Carrinho de Ouro é o mais valioso e esperado prêmio destinado aos destaques do setor supermercadista do Estado. Conforme explica o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, são empresas e pessoas que ao longo do ano de 2022 despontaram em suas áreas de atuação, revelando significativa capacidade de superar dificuldades, aglutinar forças, enfrentar desafios, motivar equipes de vendas, apostar no novo, com profissionalismo e determinação. “A tradicional premiação obedece a critérios rigorosos de escolha, realizado através de um instituto de pesquisa”, afirma Sirlei. Este ano a pesquisa foi realizada pela Epom (Empresa Pesquisa de Opinião e Mercado) que chegou a um ranking de 25 vencedores,…[+]
13 abr

Alta Demanda: a tecnologia como aliada dos supermercados

O investimento em uma boa infraestrutura de TI no mercado varejista evita a necessidade de correr atrás do prejuízo em datas de alta demanda A época de páscoa é sempre movimentada para o varejo, pois observa-se um aumento expressivo no consumo, especialmente de chocolates. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) indicam que o período da páscoa de 2022 registrou um crescimento de 13% nas vendas de ovos de chocolate, em comparação com 2021. E para este ano, a expectativa do setor é que este percentual continue crescendo. No entanto, tamanha demanda também pode causar impactos negativos aos negócios, como é o caso da ruptura de estoque. Esse é um problema recorrente e que afeta a lucratividade de muitas redes, podendo ocorrer de diversas formas, seja pela falta de controle de estoque, por um produto danificado, por roubo/furto e também por produtos vencidos. A consequência de uma lucratividade afetada leva ao dilema de quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Ou seja, é preciso investir em melhorias…[+]
12 abr

Anvisa libera fabricação dos produtos da marca Fugini

Empresa passou por reinspeção e foram verificadas adequações, mas algumas restrições permanecem. Entenda. A Anvisa revogou, nessa segunda-feira (10/04), a Resolução RE 1028, de 24/03/23 que suspendia a fabricação, a comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos em estoque fabricados pela Fugini Alimentos Ltda (CNPJ 00.588.458/0001-03), localizada em Monte Alto, São Paulo. No entanto, foi mantida a suspensão de fabricação dos produtos que contenham os principais alimentos que causam alergias alimentares ou aqueles que sejam derivados desses. Assim como a suspensão de distribuição, comercialização e uso dos produtos acabados em estoque da empresa fabricados até o dia 27/03/2023, e das polpas de tomate utilizadas como matéria-prima, fabricadas ou adquiridas até essa data. A revogação foi publicada através da Resolução RE nº 1.225 de 10 de abril de 2023, após a empresa passar por nova inspeção sanitária conduzida pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) e Vigilância Sanitária Municipal, entre os dias 03 e 05 de abril de 2023. A equipe avaliou as reformas no estabelecimento e as adequações em seus…[+]
11 abr

Em março, cesta básica ficou mais barata em 13 capitais brasileiras

Maiores quedas de preços foram registrada em Recife e BH Em março, o custo da cesta básica caiu em 13 das 17 capitais brasileiras que são analisadas pela Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, elaborada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo dados da pesquisa divulgada hoje (10), as maiores quedas no custo da cesta básica ocorreram em Recife (-4,65%), Belo Horizonte (-3,72%), Brasília (-3,67%), Fortaleza (-3,49%) e João Pessoa (-3,42%). Por outro lado, houve aumento no preço das cestas de Porto Alegre (0,65%), São Paulo (0,37%), Belém (0,24%) e Curitiba (0,13%). No mês de março, a cesta mais cara do país era a de São Paulo, onde o preço médio dos produtos chegou a R$ 782,23. Em seguida estavam as cestas de Porto Alegre (R$ 746,12), Florianópolis (R$ 742,23), Rio de Janeiro (R$ 735,62) e Campo Grande (R$ 719,15). No Norte e Nordeste do país, onde a composição da cesta é um pouco diferente, ela custava mais barato. Em Aracaju foi encontrada a cesta mais barata do país,…[+]