28 set

SuperAgos: Marcas usam mascotes para conquistar o público e alavancar as vendas

Personagens são os destaques das empresas na 20° edição da feira com foco em tecnologia no setor supermercadista Os mascotes são elementos poderosos na estratégia de branding de muitas entidades dos mais diferentes segmentos. Na SuperAgos 2023, maior evento para supermercadistas e panificadores do Centro-Oeste, diversas empresas usam desses personagens com objetivo de apresentar ao público uma imagem que personificam a identidade, os valores e a identidade de cada negócio.  Além da Real Distribuição, que trouxe a presença ilustre da Galinha Pintadinha em seu espaço na feira, Seu Lar, distribuidora de produtos para supermercados, Mococa, empresa de laticínios e Ovos Josidith, companhia de produção de ovos, são algumas outras marcas que apresentaram essas figuras animadas durante a feira. No ramo da saúde, a Uniodonto, maior sistema de cooperativas odontológicas do mundo, levou ao evento o Dontinho, personagem símbolo da instituição.  Diego Jacob, gerente de marketing da operadora em Goiânia, além…[+]
28 set

Preços da cesta de alimentos básicos cai 1,53% em agosto

No recorte da cesta de alimentos básicos com 12 produtos houve variação de -1,53% em agosto ante julho e o preço, na média nacional, caiu de R$ 309,75 para R$ 305,00. As principais quedas vieram de feijão (-8,27%), leite longa vida (-3,35%), farinha de trigo (-1,79%), café torrado e moído (-1,50%), massa sêmola de espaguete (-1,28%), margarina cremosa (-1,18%), carne bovina – corte dianteiro (-1,10%), óleo de soja (-1,03%), farinha de mandioca (-0,61%). As altas foram registradas no arroz (+1,14%), no açúcar refinado (+0,35%), no queijo muçarela (+0,28%). Fonte: Abras [+]
28 set

Abrasmercado registra 4ª queda consecutiva e fecha agosto em -1,7%

No acumulado do ano, a cesta registra variação de -4,89% Em agosto, a cesta Abrasmercado registrou queda de -1,71% na comparação com julho. No ano, a queda acumulada é de -4,89%. Os preços, em média, recuaram de R$ 730,06 para R$ 717,55. O indicador mede a variação da cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. O consumo de proteínas foi favorecido pela maior oferta no mercado interno e pela melhora da renda os consumidores. Em agosto, os recuos foram: cortes dianteiros (-1,10%), cortes traseiros (-1,78%). No ano, as quedas acumuladas são de -9,21% e -12,03%, respectivamente. Outras proteínas seguiram a tendência de queda registrada nos meses anteriores: frango congelado (-2,04%) e pernil (-0,85%). Pela primeira vez no ano, os ovos registram queda -3,15%. Dentre os itens básicos, a queda mais expressiva foi registrada no preço do feijão (-8,27%). No acumulado do ano, a queda é de -12,77%. Na comparação com meses anteriores, o…[+]
28 set

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,58% até agosto

Recuos consecutivos nos preços elevaram o volume de itens na cesta de abastecimento O Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,58% de janeiro a agosto de 2023 na comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Após registrar alta expressiva em julho (4,24%), o consumo se manteve estável em agosto, encerrando o mês em 0,80%. Na comparação com agosto de 2022, o crescimento é de 4,12%. O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quedas consecutivas nos preços dos alimentos contribuíram para o aumento no volume de itens adicionados à cesta de consumo. “A estabilidade de renda combinada com a queda nos preços dos alimentos permitiu ao consumidor acrescentar mais itens na cesta de abastecimento dos lares e buscar itens de valor agregado, a exemplo da carne bovina”, analisa…[+]
27 set

Doações também fazem parte das ações da Agos

Nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de setembro, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) realizou a doação de diversos alimentos para instituições não governamentais que realizam trabalhos filantrópicos. Na ocasião, as entidades beneficiadas foram o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e o Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo de Goiânia. A ação da Agos foi realizada graças a uma parceria firmada com a Sinhá Alimentos, a N&L Indústria e o Frigorífico Frigo Mais durante a SuperAgos 2023. As empresas foram as responsáveis por fornecer grande parte dos mantimentos e produtos de limpeza, entre eles óleos, farinhas, canjica, detergentes, amaciantes e carne. A iniciativa contou com a presença do presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto. A ação destaca mais uma vez o compromisso da Agos em contribuir para o desenvolvimento de parcerias com as empresas que buscam beneficiar não só os supermercadistas e a economia goiana, mas a população do Estado como um todo. As doações…[+]
27 set

Agos participa de projeto que prevê Requalificação do Centro de Goiânia

Na última segunda-feira, 25 de setembro, o conselheiro da Associação Goiana de Supermercados (Agos), José Elias de Paula, participou da reunião para discussão do projeto de Requalificação do Centro de Goiânia. O encontro, que ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), contou com a presença do secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves e de diversos empresários. Durante a reunião, foi explicado e debatido, o plano apresentado pela prefeitura de Goiânia, que tem como objetivo pensar e colocar em prática diversas alterações no centro da Capital. Entre essas mudanças estão a redução de carga tributária de ISS, ITBI e IPTU para empresas, incentivo para construção de estacionamentos verticais e estabelecer circulação somente de pedestres em trechos da Avenida Anhanguera. Essa movimentação causa uma grande expectativa, sobretudo para manter essa região de Goiânia com comércios ativos, movimentação e utilização dos espaços pela população e cultura, principalmente para girar a economia da cidade. [+]
25 set

Novo código de barras permite interação com o produto

Código linear é coisa do passado, agora a tendência é o código 2D nos produtos dos supermercados O varejo alimentar está se atualizando e as tecnologias presentes nos produtos também.  Mais do que nunca, o consumidor brasileiro está preocupado com as origens daquilo que ele está comprando, como aponta um levantamento de 2022 da FATitudes, realizado pela empresa americana Cargill. O estudo mostra que 55% dos consumidores preferem saber a origem dos seus alimentos. Agora, com o mais recente modelo de código de barras, o 2D, isso é facilitado e se torna uma realidade. Pensado pela GS1 Brasil, que esteve presente na ABRAS’23 food retail future, a tecnologia se assemelha a um QR Code e traz mais modernidade para o varejo, indústria e consumidor. Com ela, é possível realizar leituras de forma mais dinâmica e precisa, assim como inserir um maior número de informações diretamente na embalagem, como: dados sobre a produção, procedência de ingredientes, valor nutricional, transporte, detalhamento dos produtos, armazenamento e até promoções. Além disso, enquanto o código de barras tradicional carrega 13 dígitos, o bidimensional…[+]
22 set

Categoria de bebidas impulsiona e-commerce

Segmento online mostra forte recuperação na cesta de consumo massivo no 2º trimestre deste ano Após queda e estabilidade em 2022, o comércio eletrônico da cesta de bens de consumo massivo (alimentos, bebidas e itens de higiene e beleza e limpeza do lar) registrou um salto em unidades vendidas no 2º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022: +54%. Os dados são do novo relatório Consumer Insights da Kantar, que acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua. O estudo mostra que no segundo trimestre deste ano houve uma diferença de + 2 pontos de penetração da modalidade nos lares na comparação com o segundo trimestre do ano anterior. No 1º semestre deste ano foram 523 mil domicílios a mais comprando pelo comércio eletrônico versus 2022. Classes altas e faixa etária mais madura intensificam suas compras em 20% e 10%, respectivamente. Essa retomada é impulsionada pelas categorias de bebidas, perecíveis, higiene e beleza. Destaque para o comércio online de bebidas, com um salto de 72,4% em unidades vendidas na comparação…[+]