15 jun Atacarejos crescem e se confundem com supermercados Modelo de loja com preço mais baixo, que nasceu para atender pequenos comerciantes, está cada vez mais parecido com o de um supermercado, com risco de custo maior e perda de essência Um modelo de loja que surgiu há décadas e caiu no gosto do brasileiro é o chamado atacarejo que, como o próprio nome diz, mistura a venda no atacado e no varejo. Em um país no qual boa parte da população luta para que o salário dure até o final do mês, nada mais natural do que procurar estabelecimentos que ofereçam preços mais baixos. Com áreas entre 4 mil e 6 mil metros quadrados e custos 15% menores, em média, os atacarejos se multiplicaram no país, com desempenho de causar inveja de outros setores. No Estado de São Paulo, os também chamados cash and carry representam cerca de 30% de toda a venda do varejo alimentar, que foi da ordem de R$ 307 bilhões no ano passado. Este levantamento é da Varejo 360, empresa que utiliza inteligência…[+]
15 jun Agos participa de 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS, em Brasília Aconteceu em Brasília, no último dia 13 de junho, o 3º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG. O encontro é um programa anual criado para reunir, num ambiente de alto nível, as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento para promover o debate de ideias e propostas concretas de soluções para os principais desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios. Na ocasião, a Agos esteve representada pelo diretor executivo, Augusto de Araújo Almeida. A coalizão multissetorial integrante do Fórum é formada pelos 15 principais setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento, desde os setores dedicados aos insumos agropecuários até o varejo supermercadista, comprometidos com o desenvolvimento econômico do País.Entre os assuntos em debate, Augusto destacou o Painel Redução de Custos – Reforma Tributária no Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento da Abras, com Bernard Appy, Secretário Extraordinário…[+]
14 jun IPCA: Inflação desacelera para 0,23% em maio e atinge 3,94% em 12 meses O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, desacelerou para 0,23% em maio, abaixo das expectativas. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em abril, o índice foi de 0,61%. Em 2023, a alta acumulada do IPCA é de 2,95%. Já nos últimos 12 meses, o índice é de 3,94%. O que indica o IPCA atual? A inflação para o mês é a menor desde setembro de 2022, quando foi registrada uma deflação de 0,29%, impulsionada, na época, pela queda no preço dos combustíveis. A taxa no acumulado em 12 meses é a mais baixa desde outubro de 2020, quando ficou em 3,92%. Veja a inflação em maio para cada um dos grupos pesquisados Saúde e cuidados pessoais: 0,93% Vestuário: 0,47% Alimentação e bebidas: 0,16% Transportes: -0,57% Habitação: 0,67% Despesas…[+]
13 jun Consumidor compra menos itens no supermercado no primeiro trimestre de 2023 De acordo com a Neogrid o brasileiro mudou alguns hábitos de consumo para driblar a alta dos preços De acordo com um levantamento sobre o comportamento do consumidor no primeiro trimestre de 2023 da Neogrid, os brasileiros compraram cerca de 3,7 itens a menos nos três primeiros meses do ano, principalmente, no atacarejo (redução média de 6,5 unidades), o que representa uma queda de 13,8% no ticket médio gasto em relação ao mesmo período de 2022. “Assim como o atacarejo, os supermercados também tiveram redução de 3,2 unidades colocadas nos carrinhos, enquanto o pequeno autosserviço se manteve no patamar entre os dois trimestres. O ticket médio nos supermercados despencou no período analisado, com redução de 19,5%”, comenta Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da Horus. Uma das razões para isso foi a falta de produtos nas gôndolas dos estabelecimentos, que chegou a 11,2% no intervalo analisado. Dentre os alimentos que mais estiveram ausentes das prateleiras dos supermercados, ovos e leite apresentaram maior índice de ruptura, com 15,5% cada. Outros itens da cesta básica…[+]
13 jun Intenção da indústria em lançar produtos cresce 67,9% Aumento da confiança do empresariado refere-se a maio de 2023 em relação a maio de 2022 O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de maio revela aumento da confiança da indústria em lançar novos itens no mercado. Em maio de 2023 comparado a maio de 2022, o índice mostra crescimento de 67,9%. Comparado a abril deste ano, maio passado tem aumento de 31,6%. Já na comparação entre janeiro e maio de 2023 com o mesmo período de 2022, o aumento é de 43,7%. Publicado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o índice vem demonstrando boas expectativas do empresariado. “Nos cinco primeiros meses do ano, o índice está acima do realizado nos três anos anteriores, o que evidencia o aumento na confiança das empresas brasileiras em investir na inovação de seus produtos e renovação de portfólio. A expectativa é de que esse cenário se mantenha nos próximos meses. A GS1 Brasil continuará presente e apoiando seus associados neste momento importante de retomada”, declara Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A…[+]
13 jun Agos e SA+ Varejo promovem I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria Evento será gratuito e vai aproximar esses dois importantes elos da cadeia com foco no consumidor A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com a SA+ Varejo, referência nacional em inovação no varejo, realiza no próximo dia 15 de junho, das 8h às 12h35, no Hotel Clarion Goiânia Órion, o I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria. Conforme explica o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, a programação abrange a apresentação de casos de sucesso de empresas e marcas líderes no setor varejista, bem como a discussão de temas relevantes no dia a dia do varejo alimentar. “Será uma manhã de muito aprendizado, reunindo grandes nomes da indústria e do varejo no Centro-Oeste”, afirma Sirlei do Couto, que estará presente no evento para debater os rumos do setor. Entre esses temas, o CEO da SA+ Varejo, Sergio Alvim, aponta os novos formatos de lojas, estratégias de relacionamento e práticas operacionais que contribuem para o sucesso dos negócios que serão apresentados nas palestras da consultora de varejo e fundadora da Shopper…[+]
13 jun Festas juninas aquecem as vendas nos supermercados goianos Setor espera um aumento de até 15% em itens juninos. Preços devem ficar pouco acima dos praticados no ano anterior Entra ano, sai ano, e as pessoas estão sempre animadas com a chegada das músicas, festividades e gastronomia típica das festas juninas. Mas não são apenas os consumidores que ficam entusiasmados, os comerciantes também se movimentam bastante, principalmente o setor supermercadista, já que nesta época a perspectiva de vendas do segmento cresce. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) prevê boas vendas e projeta que o mercado goiano aumente em 15% a comercialização de produtos ligados às festividades. De acordo com o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, grande parte dos estabelecimentos organizaram as mercadorias nas prateleiras para melhor recepcionar e atender os clientes. Itens como milho de pipoca, canjica, amendoim e até a cachaça do quentão seguem com uma grande procura, o que faz com que os supermercados se adequem ao comportamento de consumo do momento. “O mês…[+]
12 jun “São João” aquece o setor de comércio e serviços Sabendo do potencial da data, confira dicas de especialista para alavancar as vendas no período As festas juninas, uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos brasileiros, já estão pipocando por todo o país. Comuns durante os meses de junho e julho, elas alavancam o consumo de comidas e bebidas típicas, além de incentivar a reunião de grupos. Isso resulta em vendas aquecidas tanto no atacado, que serve às quermesses e arraiás escolares, quanto no varejo alimentício, que atende às famílias e grupos menores. Uma celebração marcada por quitutes tradicionais – como pipoca, amendoim, paçocas, variedades de pratos com milhos, entre outros, e bebidas típicas, como quentão e vinho quente – é ainda mais importante quando se trata do varejo alimentício. Assim, é momento de se preparar para atender aos consumidores. Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo explica que por se tratar de um longo período festivo, é importante que seja uma data fixa do calendário de datas comemorativas do varejo. “Isso porque a época comemorativa movimenta diversas categorias do setor, desde o ramo alimentício, até o…[+]