21 jun Inflação nos supermercados em 2023 fica em 1,84% é a menor dos últimos 5 anos Em maio, índice variou 0,15%; com destaque para o recuo dos preços de carne bovina, aves e produtos in natura O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com a Fipe, registrou variação de 0,15% em maio de 2023. Com esse resultado, a inflação acumulada no ano ficou em 1,84%, o menor patamar dos últimos cinco anos. No acumulado em 12 meses, a inflação dos supermercados desacelerou de 9,1%, em abril, para 7,25%, em maio. A inflação registrada em maio foi resultado da alta dos preços do leite e seus derivados, das bebidas alcoólicas e dos artigos de limpeza. Em contrapartida, os preços da carne bovina, das aves e dos produtos in natura tiveram redução. Todos os grupos que integram o índice seguem a mesma tendência de rápida desaceleração. Os produtos de limpeza e de higiene e beleza, que desde 2020 apresentaram alta, inverteram a tendência e estão desacelerando nos últimos meses. A expectativa da Apas é de que o índice de preços…[+]
20 jun Escola Agos realiza mais um curso de Formação de Preço de Carcaça A Associação Goiana de Supermercados, por meio da Escola Agos, trouxe aos supermercadistas goianos, no dia 14 de junho, mais um curso sobre “Formação de Preço de Carcaça – Técnicas para um bom rendimento”, ministrado pelo especialista em açougue Devanildo Ribeiro, diretor da Xayra Consultoria. Sucesso de público, o curso contou com aproximadamente 40 participantes, que além de Goiânia, vieram também de Aparecida de Goiânia, Guapó, Goianésia, Pirenópolis, Anicuns, Mineiros, Iporá e Indiara. “Foi uma excelente oportunidade para capacitar as equipes que atuam nos açougues dos supermercados, além de otimizar os processos e o faturamento do setor”, afirma Devanildo. O consultor trouxe temas ligados a conceituação, rendimento, aproveitamento de cortes, formação de custo da carcaça, tipificação de carcaça, participação das peças, índice de participação de perdas peça a peça, formação de custo de carne embalada. As carnes usadas no curso foi um oferecimento…[+]
20 jun Festa Junina aquece as vendas do varejo Segundo estudo da Neogrid, é esperada uma maior ruptura de alimentos da época, como paçoca, maçã e milho devido a alta demanda A Festa Junina, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, deve movimentar cerca de R$ 6 bilhões durante este mês de junho, principalmente, durante os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, segundo dados do Ministério do Turismo. A ocasião, famosa por suas brincadeiras e pratos típicos, é uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos consumidores, aquecer as vendas em diversos segmentos e, ainda, girar os estoques. De acordo com um estudo desenvolvido pela Neogrid — empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo — em parceria com a Horus — empresa de inteligência de mercado do ecossistema de negócios da companhia —, entre maio e julho de 2022, alguns dos itens mais consumidos nesta época do ano tiveram bastante oscilação no índice de ruptura. Como a falta de produtos é um fator determinante para a satisfação do consumidor…[+]
19 jun Faturamento do atacado distribuidor cresce 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 Resultado robusto reflete a comparação com o fim do isolamento social, que ainda afetava o país no mesmo período do ano passado O Termômetro ABAD NielsenIQ, que retrata o desempenho do setor atacadista distribuidor, por meio de metodologia amostral, apresenta crescimento médio de 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de maio de 2022, o faturamento do setor teve alta média de 17,3%. Na análise mês a mês, nota-se um incremento de 20,2% em maio, na comparação com abril. O desempenho positivo coincide com a retomada pós pandemia, que é a principal base de comparação. “Nos primeiros três meses de 2022, o mercado ainda era afetado pela Covid-19. Por esse motivo podemos notar um crescimento bastante significativo neste comparativo, já que as pessoas voltaram ao convívio social e, naturalmente, ao trabalho e às compras, ampliando o consumo fora do lar”, comenta Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD. No varejo físico, inclusive, essa realidade, de acordo com levantamento da NielsenIQ para os três primeiros meses do ano, pode ser comprovada pelo aumento do consumo de…[+]
16 jun SA+ Varejo e Agos realizam I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria em Goiânia Os segmentos varejo e indústria estiveram reunidos na manhã da última quinta-feira, 15 de junho, para discutirem as principais estratégias de negócios ligadas ao setor de alimentos no I Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústria.O evento foi fruto de uma parceria da SA+ Varejo, referência nacional em inovação no varejo, e a Associação Goiana de Supermercados (Agos), realizado no Hotel Clarion Goiânia Órion, totalmente gratuito e contou mais de 100 participantes“Foi uma manhã de muito aprendizado, reunindo grandes nomes da indústria e do varejo no Centro-Oeste”, afirmou o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, que aproveitou seu momento de fala para destacara importância dos dois setores estarem alinhados para levar o que há de melhor ao consumidor. Ele ainda antecipou ao público a confirmação da 20ª edição da SuperAgos 2023, maior feira do segmento do Centro-Oeste, agendada para os dias 13, 14 e 15 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. [+]
16 jun Brasileiros voltam a fazer compras de abastecimento e priorizam embalagens menores Pesquisa aponta que e-commerce mostra estagnação nos gastos Para enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos, 73% dos brasileiros adaptaram os padrões de compra. De acordo com o Consumer Insights 2023 – estudo produzido pela Kantar – apesar da retomada das compras de abastecimento no primeiro trimestre deste ano, os consumidores estão visitando mais canais e priorizando embalagens menores para equilibrar os gastos. As embalagens pequenas marcaram presença em 51% das compras no período citado. Dimensões média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem de longe. De forma geral, atacarejo, supermercado independente e farmácia são os destaques entre os canais de compra de bens de consumo massivo. Na comparação do último trimestre de 2022 com o primeiro deste ano, atacarejos atraíram 3 milhões de novos lares, enquanto supermercados independentes e farmácias conquistaram 1,8 milhões de novos lares, e, simultaneamente, maior desembolso. A alta foi de 22%, 12% e 4%, respectivamente, no tíquete médio. A omnicanalidade também se intensifica no…[+]
15 jun Atacarejos crescem e se confundem com supermercados Modelo de loja com preço mais baixo, que nasceu para atender pequenos comerciantes, está cada vez mais parecido com o de um supermercado, com risco de custo maior e perda de essência Um modelo de loja que surgiu há décadas e caiu no gosto do brasileiro é o chamado atacarejo que, como o próprio nome diz, mistura a venda no atacado e no varejo. Em um país no qual boa parte da população luta para que o salário dure até o final do mês, nada mais natural do que procurar estabelecimentos que ofereçam preços mais baixos. Com áreas entre 4 mil e 6 mil metros quadrados e custos 15% menores, em média, os atacarejos se multiplicaram no país, com desempenho de causar inveja de outros setores. No Estado de São Paulo, os também chamados cash and carry representam cerca de 30% de toda a venda do varejo alimentar, que foi da ordem de R$ 307 bilhões no ano passado. Este levantamento é da Varejo 360, empresa que utiliza inteligência…[+]
15 jun Agos participa de 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS, em Brasília Aconteceu em Brasília, no último dia 13 de junho, o 3º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG. O encontro é um programa anual criado para reunir, num ambiente de alto nível, as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento para promover o debate de ideias e propostas concretas de soluções para os principais desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios. Na ocasião, a Agos esteve representada pelo diretor executivo, Augusto de Araújo Almeida. A coalizão multissetorial integrante do Fórum é formada pelos 15 principais setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento, desde os setores dedicados aos insumos agropecuários até o varejo supermercadista, comprometidos com o desenvolvimento econômico do País.Entre os assuntos em debate, Augusto destacou o Painel Redução de Custos – Reforma Tributária no Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento da Abras, com Bernard Appy, Secretário Extraordinário…[+]