19 set

Agos participa do maior evento de varejo alimentar do Brasil

Abras’23 reúne os mais relevantes nomes do setor para apresentar a produção brasileira e debater temas importantes para o futuro setor  O Abras’23 – Food Retail Future, evento que se iniciou segunda-feira, 18, e vai até esta terça-feira, 19, reúne os maiores expoentes do cenário nacional do varejo alimentar para debater as principais tendências e desafios do setor em Campinas, São Paulo. O encontro ocorre há 57 anos e se coloca cada vez mais como uma plataforma de conhecimento e argumentação entre especialistas e autoridades.  A feira é realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e conta com mais de 80 patrocinadores e expositores que apresentam os seus produtos para o público e para empresários a fim de garantir uma expansão dos negócios e demonstrar a qualidade da produção brasileira.      Com o tema Singularidade, a edição deste ano espera colocar em argumentação tópicos que atingem diretamente o varejo alimentar brasileiro. Reforma tributária e administrativa estão entre as principais discussões que serão abordadas em diversos painéis políticos e econômicos.  A Associação…[+]
19 set

Empresas investem na produção de estandes instagramáveis para conquistar o público na SuperAgos 2023

20° edição da feira conta com ambientes bem produzidos e próprios para fotografias direcionadas para as redes sociais Nos últimos anos, uma tendência fascinante tomou conta das redes sociais, especialmente no Instagram de diversas marcas: os ambientes instagramáveis. Esses são cenários que foram projetados e decorados para serem visualmente atraentes, a fim de cativar a atenção dos usuários e incentivá-los a consumir produtos. Este ano, a SuperAgos contou com diversos estandes com espaços pensados para as fotos do Instagram. Para Celmi Moura, coordenadora de marketing da Zuppani, o ambiente precisa ser confortável, atraente e conectado com a marca. “Aqui nós pensamos em trabalhar o floral e explorar o perfume, por isso trouxemos também a aromaterapia”, relata. A experiência tem gerado resultados positivos, além do engajamento nas redes sociais, as empresas geram mais afinidade com o público e alcançam novos clientes. A Rancheiro também se atentou ao sucesso das redes sociais…[+]
19 set

SuperAgos 2023: Agos se reúne com produtores de leite e com Câmara Técnica de Conciliação da Cadeia Láctea

Encontro ocorreu na 20° edição da feira e colocou em debate os interesses do mercado de leite de Goiás No último do evento, 15, o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, esteve com representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).  Na reunião, Sirlei iniciou destacando a disponibilidade da Agos em aproximar os interesses comuns dos supermercadistas e do setor produtivo de leite. “Construir estas parcerias é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Por isso, o setor de supermercados está aberto ao diálogo”. André Lousa, gerente de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuárias da Seapa marcou presença e, além de agradecer ao presidente da Agos, a prontidão em realizar o encontro, salientou a relevância das articulações da Câmara Técnica de Conciliação da Cadeia Láctea no que diz respeito ao apoio à cadeia produtiva em…[+]
19 set

Como a indústria de alimentos e bebidas pode se tornar mais sustentável em relação às embalagens

Eco-Package, criada pela Samsung, oferece alternativa ao descarte e especialista mostra o caminho para as marcas O consumidor está cada vez mais abraçando a sustentabilidade até mesmo quando isso impacta no seu bolso. De acordo com a pesquisa Buying Green Report, feita em 2023, apesar do aumento dos preços, 82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis. Considerando os mais jovens, entre 18 e 24 anos de idade, o relatório mostra que o meio ambiente é ainda mais priorizado, com 90% dispostos a desembolsar mais nas compras de itens cujas embalagens ajudem a preservar o planeta. Nesse cenário, a Samsung vem chamando a atenção do mercado varejista pela iniciativa de tornar suas embalagens mais úteis e, consequentemente, menos descartáveis. A Eco-Package é um modelo de embalagem de TVs, monitores e outros equipamentos, que podem ser transformadas em diferentes objetos decorativos para casas e escritórios. O projeto conta com um site onde os consumidores podem reaproveitar as embalagens e montar uma casinha para pet, um porta-revistas, entre outros objetos úteis para o…[+]
15 set

Negócios, lançamentos e tecnologia marcam feira de supermercados em Goiânia

SuperAgos ultrapassa expectativa em dois dias de evento e tem pública de aproximadamente 14 mil pessoas A SuperAgos 2023, maior feira para supermercadistas e panificadores do Centro-Oeste, que segue até esta sexta-feira, 15 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, superou as expectativas de público e negociações nos dois primeiros dias de evento. Realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos), a vigésima edição da exposição de produtos e serviços traz como tema central “Conecte-se: O Varejo do Futuro que Impacta o Presente” nestes três dias de evento. De acordo com presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, a feira rompe barreiras e quebra recordes este ano. Durante o horário de funcionamento da SuperAgos, das 16h às 22h, foi comum encontrar os corredores entre os estandes lotados, superando a movimentação do ano passado.Na quarta e quinta-feira, aproximadamente 14 mil pessoas visitaram a SuperAgos, representando cerca de 4 mil empresas, além de expositores, executivos, palestrantes e os melhores representantes do setor não apenas de Goiás, mas todos os estados da federação, ultrapassando as fronteiras…[+]
13 set

20° edição da SuperAgos tem início com o tema da tecnologia em destaque

Abertura da feira aconteceu nesta quarta-feira (13) e contou com a presença de autoridades e representantes do comércio  Ocorreu nesta quarta-feira (13/09), no centro de convenções de Goiânia, a abertura da SuperAgos 2023. A vigésima edição do maior evento para supermercadistas e panificadores do Centro-Oeste, realizado pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), teve como tema central “Conecte-se: O Varejo do Futuro que Impacta o Presente” e foi apresentada pelo presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto. Durante a cerimônia, Sirlei ressaltou a relevância da tecnologia para o setor supermercadista e como a SuperAgos fornece uma plataforma de intercâmbio entre os empresários, não só de Goiás, mas de todo o Brasil e de outros países. O presidente, além de revisitar a história da feira, fez questão de enfatizar o apoio do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A relação humana é essencial para os negócios, por isso, um…[+]
13 set

Como a IA pode ajudar a melhorar a cultura das empresas e o relacionamento com os colaboradores

Tecnologia ajuda os supermercados a identificar as temáticas críticas e a saber quais são os pontos a melhorar nos aspectos como a liderança e o ambiente de trabalho A tecnologia de inteligência artificial (IA) aplicada ao varejo está indo além das ferramentas de atendimento virtual e, agora, já conseguem ajudar a otimizar e até remodelar a cultura organizacional de um negócio. Áreas como recrutamento e seleção de talentos também se beneficiam da inteligência artificial aplicada a pesquisas de linguagem natural de candidatos e, assim, empresas do setor de supermercados conseguem automatizar processos de triagem e entrevistas preliminares, além de monitorar o desempenho dos colaboradores em tempo real. De acordo com Gilberto Paiva, proprietário da rede Paiva Supermercados, a IA impactou a cultura da empresa supermercadista em diferentes aspectos. “A IA, hoje, mede o tempo que cada colaborador leva em cada tarefa, sugere compras de produtos em ruptura, mostra vendas feitas com margem abaixo da estabelecida. As milhares de operações necessárias para um bom funcionamento da loja agora são monitoradas e auxiliadas por uma inteligência que nunca…[+]
12 set

Valor médio da cesta básica subiu em agosto

Frango, arroz, açúcar, manteiga e margarina apresentaram alta em todas as capitais O valor médio da cesta de consumo básica de alimentos de agosto/23 subiu em relação ao mês anterior em quatro das oito capitais analisadas mensalmente pela plataforma Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE. O aumento no valor foi de 1,2% a 9,4% e nas capitais onde houve queda, as variações foram de -1,1% a -1,9%. O resultado interrompe uma série de tendência de queda nos últimos três meses, quando mais cidades apresentaram redução, ao invés de aumento, no valor da cesta. As cidades que registraram as maiores altas foram Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com 9,4% e 3,0%, respectivamente, Curitiba e São Paulo apresentaram as maiores quedas, com -1,9% e -1,4%, respectivamente. Dos 18 produtos da cesta básica, cinco produtos apresentaram aumento no preço em todas as cidades pesquisadas, manteiga, açúcar, margarina, arroz e frango, enquanto o preço dos legumes registrou queda em todas as capitais. A alta registrada na margarina deriva do aumento no preço…[+]